origem

domingo, agosto 22, 2010

Insustentável

Perdemos frente ao Nacional (1-2) e, como se fartaram de dizer na TVI, há 58 anos que não tínhamos duas derrotas no início do campeonato. Fizemos uma 1ª parte razoável, com duas boas oportunidades, mas na 2ª foi um descalabro.

Começo logo pela figura do jogo: arrisco-me a dizer que, com qualquer um dos guarda-redes da I Liga, tínhamos ganho este jogo (ou, pelo menos, empatado). Não dá para “dourar mais a pílula”. Com o Roberto na baliza, arriscamo-nos a não ganhar nenhum jogo. Por duas razões: porque estamos sempre na iminência de sofrer um golo numa bola bombeada para a baliza e porque a equipa, não tendo confiança nenhuma no guarda-redes, sente, e de que maneira, cada golo sofrido. A forma como (não) reagimos ao 0-1 foi elucidativa do estado de espírito da equipa. Não me vou repetir ao que já disse aqui, mas só há uma solução para isto: tirar o Roberto da equipa.

Claro está que temos uma boa parte dos jogadores em má forma. Cardozo, Amorim e Aimar, por exemplo, são sombras do que vimos no passado. Esperemos que seja uma fase passageira e que recuperem rapidamente. Também não ajuda falhar golos de baliza aberta como o Gaitán na 1ª parte, mas hoje até entrámos bem na partida. Para além desse lance, uma cabeçada do Saviola proporcionou ao Bracalli uma grande defesa ainda nesse período. Ao invés, o único perigo que o Nacional criou foi uma bola bombeada (claro...) para a área que passou por cima do Roberto, sem que este a defendesse. O que nos valeu foi que foi ao lado.

Na 2ª parte, quando se esperava que intensificássemos a pressão, uma falta desnecessária aos 50’ originou um chamado canto curto. É certo que a defesa estava a dormir, mas um cruzamento para a pequena-área T-E-M que ser do guarda-redes. O Roberto deixou que o adversário se antecipasse e fizesse golo. A partir daqui, a equipa desuniu-se completamente. Aos 66’, dá-se o lance mais ridículo da partida (para não dizer do campeonato...), quando na sequência de um canto e de uma cabeçada em balão para a baliza, o Roberto resolve agarrar-se à barra em vez de atirar a bola para canto. A bola bate na barra e ressalta para um jogador do Nacional cabecear à vontade para a baliza. Um frango descomunal! Até final, melhorámos com a entrada do Carlos Martins e acabou por ser ele a impedir de ficarmos em branco com um bom remate fora da área já em cima dos 90’.

Numa partida destas torna-se difícil eleger o melhor. Talvez o Saviola, que foi sempre bastante batalhador, mas a terrível 2ª parte acabou por apagar o que de bom tínhamos feito na 1ª. Há mais um jogo antes da paragem do campeonato para as selecções. Temos que reflectir e muito. Arriscamo-nos a ficar a seis pontos do 1º logo na 2ª jornada. Por muito que se possa pôr em risco um elevado investimento, parece-me que o Benfica é mais importante do que isso. O Roberto não pode continuar a titular. Pior do que cometer um erro é insistir nele.

P.S. – A má 2ª parte e os frangos do Roberto não invalidam que, mais uma vez, tenhamos sido roubados em dois penalties (derrube ao Coentrão e braço na área) pelo Sr. Pedro Proença. O costume.

10 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é a melhor solução e resolve-se o problema de vez! é que ele é que despoletou isto tudo!


www.forcamagicoslb.blogspot.com

Dias Pereira disse...

O Roberto é apenas uma parte do problema. E, para mim, a mais fácil de resolver: senta-se no banco, e joga outro. Aliás, como deveria acontecer com qualquer jogador que não esteja em forma.
E esse é o segundo problema: há jogadores que deviam estar no banco: R. Amorim, Aimar, Cardozo, Saviola...
(Sim, continua a ser um virtuoso, mas está muito complicativo e pouco eficaz...)
O terceiro problema é a atitude da equipa, no global. Ou, dito de outra forma, a falta de dela, atitude.
Os jogadores estão a chegar à bola sempre mais tarde do que os adversários, jogam desconcentrados, falham passes incríveis, perdem bolas inadmissíveis, fazem faltas estúpidas e desnecessárias.
Aliás, na minha opinião, algumas destas situações são reincidentes e já aconteciam, embora em menor número, no ano passado. O que acontecia era que o virtuosismo de alguns jogadores ia aparecendo, a espaços (Di Maria foi importante, claro...) e as coisas foram-se compondo, aqui e ali.
A idéia com que fico é que o problema só se resolverá se os jogadores forem humildes, completamente concentrados, aguerridos e se se entregarem ao jogo, do primeiro ao último minuto. Enfim, como já escrevi, se jogarem à Fábio Coentrão!!!...

PS - E já agora, também ajuda se Jorge Jesus não se puser a inventar demais...

PS - E também ajudava bastante se alguns, de entre nós, benfiquistas, não estivessem sempre a tentar tapar o sol com a peneira e a chamar todos os nomes e mais alguns aos que se manifestam críticos do actual estado do nosso futebol...

http;//diariodebenfiquista.blogspot.com

Anónimo disse...

Mas ja agora vale a pena lembrar que se ele tem atirado a bola para canto tambem o teriam cricificado porque a bola era defensavel ou valha o raio. Temos no Roberto o Mostovoi parte II.

Anónimo disse...

Se ele tem atirado a bola para canto, não teríamos sofrido o segundo golo daquela forma patética. Era o que um guarda redes normal que se agarra à trave faria!


http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/08/questao-gr.html

DarthVader disse...

jesus tem culpa por ter falado vezes de mais, e por ter falado em ambiçoes na champions antes dela começar...mas é um mal k o benfica sempre teve, nao é so o jesus, o benfica nao pode ganhar nada k vêm logo dirigentes, tecnicos, jogadores a dizer k somos os maiores do mundo e ke vamos varrer tudo o k é taças...e os adeptos, cegos pelo titulo conquistado acreditam e vao na cantiga...depois disso é isto k acontece, kual justiça divina, nao foram humildes, tomem la...

jesus tem culpa por insitir em meter um cepo ha baliza, o maior cepo da historia do benfica valor/custo, tem culpa por insistir em voltar a tactica da época passada sem ter um flanqueador que a faça funcionar, eu aki bradei aos ceus, 4x3x3 por favor...ainda estas a tempo de dar a volta ao texto, pelo menos pela consideração k os adeptos têm por ti, kuanto a epoca, temo mt k ja tenha ficado definitivamente comprometida.

agr o principal responsavel, luis filipe vieira! nao me canso de dizer, para kem prometia uma epoca preparada com antecedencia, pior nao podia ter feito...na epoca anterior fez-se uma boa gestao, com o triunvirato vieira-rui costa-JJ a trabalhar em conjunto, compraram-se kardec, airton k sao bons reforços, e compraram-se pra esta epoca gaitan e jara, igualmente bons reforços. fomos campeoes, ai jesus, k eles perderam a cabeça com o titulo!

a partir dai tem sido um circo k nao ha kem se encontre, vende-se di maria e ramirez, procurar substitutos atempadamente? eskece. contratam-se rodrigos, alipios, k o rea madrid perdeu mt dinheiro connsco com o di, em k posiçoes jogam? k interessa isso?
tentar manter o guarda redes campeao? eskece. eu nao confiava inteiramente nele admito, mas dai ao homem ir embora? depois, descalabro, com o eduardo a fazer grandes exibiçoes tanto no braga como na selecção, nao se compra, diz-se k é mt caro, vai pro genova por 5M, e depois compra-se o roberto, por 8,5M! isto pra o LFV ganhar um lugar no betao pro novo estadio do atleti! ai entao o roberto nao foi caro, foi uma pexinxa! ate ja juntou o salvio, nao va em madrid haver algumas duvidas se se mete o vieira no negocio.

vieira kiz tomar conta ditatorialmente do futebol do benfica, e aki esta, tal como em variadas outras epocas, vieira sozinho a frente do futebol=descalabro, como têm dito por ai, fikem satisfeitos por ganhar um campeonato de 5 em 5 anos, k isso é k é o benfica! vamos ver onde vai parar o tal benfica k o vieira dizia agr k era so a pensar na vertente desportiva e k ia finalmente começar a ganhar titulos com regularidade, regularidade de merda... 37M gastos ate agr com reforços! e ainda nao sei mais kuanto vamos gastar...e temos a equipa desconjuntada...desastroso em termos desportivos, desastroso em termos financeiros...onde keres meter o benfica vieira? outra vez a fazer operações salvaçoes? para os adeptos salvarem o benfica kual estado a salvar bancos com os executivos a engordarem nos seus dividendos? sem ter culpas nos erros k cometem?

acordem socios do benfica! o tempo de vieira esta a chegar ao fim, tomem o destino do clube nas vossas maos! avancem candidatos crediveis para k possamos votar em conformidade e dar ao benfica outro futuro, se é k é para termos futuro!

nunca defenderei adeptos k forem ao estadio so para assobiar a equipa, k fikem em casa se for o caso! e apesar de tudo, o k mais kero, é k tudo se resolve-se e de-se-mos imediatamente a volta ao texto! mm k ja nao se ganhe nada, mas pelo menos k haja entrega, garra ate ao fim!

Anónimo disse...

Este DartVader é um lacaio do porco da costa que anda nos blogues do lorioso a atacar o JJ eo LFV. Escurracem esta ratazana a pontapé.

DarthVader disse...

e tu como anonimo nao fazer melhor figura de certeza!

onde é k falei mal de JJ? por dizer k ele errou? entao o homem sempre é divino e nao erra? olha k eu sou um defensor de JJ e admiro as qualidades dele! mas ninguem é perfeito!

kuanto ao vieira, ele fez as suas coisas boas no clube, mas tb teve e tem os seus erros, parte desportiva aki sublinhada! ele nao é bom gestor desportivo! por isso devia ter alguem como temos para as modalidades para o futebol, e ai mm k continuassem a haver erros, k ha sempre, nao era estes descalabros de pré-epoca sempre k o vieira lhe da um acesso de egocentrismo e vontade de aparecer! o rui costa esta praticamente posto de lado, so pra enfeitar! este ano ja vao em 37M gastos em transferencias, e os problemas da equipa nao tao resolvidos, mt pelo contrario! axam normal?

o k eu agr começo a axar é k ja com os anos k tem de presidencia, e com o voltar a cometer o mm erro de gestao desportiva, k ele devia sair no final deste mandato, haver candidaturas alternativas, e os socios votarem em conformidade! nao kero nenhuma revolução, com eleiçoes antecipadas, isso so pioraria as coisas!

kuanto a equipa, temos boa equipa, com uma ou outra lacuna, uma aquisição e uma boa dose de motivação e garra e estamos de novo a carburar! se ganhamos o campeonato? nao sei, o k temos agr de pensar, e k devemos sempre, é lutar cada jogada, cada jogo, como se fosse o ultimo.

ja k o anonimo disse isto de mim, so tenho de perguntar a ti, S.L.B., k és proprietario do blog, se posso continuar a commentar no teu blog sempre k for a minha vontade, a decisao é tua, nao levarei a mal se decidires negativamente.

cumps

S.L.B. disse...

Caso não pudesses comentar à vontade, Darth Vader, não te aprovaria os comentários.

DarthVader disse...

pois, tens razao S.L.B. ;)

Martins disse...

Epoca passada Julio cesar, sai moreto
Esta epoca sai Quim (qual jvp) e entra um incognita completa.

Quem anda a dormir?

Errar é humano, persistir no erro é de doidos.

Moreira aos postes para ontem, já Éra tarde.