origem

sexta-feira, março 12, 2010

Substituições

Empatámos em casa com o Marselha (1-1) e ficámos em desvantagem para a partida da 2ª mão. Ponto prévio: o resultado é justo, já que as oportunidades de golo foram repartidas. Mas como o golo do empate deles foi aos 90’ e nós atirámos uma bola à trave aos 85’, fiquei pior que estragado no fim. Mais ainda, porque acho que o golo poderia bem ter sido evitado.

Finalmente foi preciso chegar a Março para ter um teste a sério! :-) O Marselha é de longe a melhor equipa que defrontámos este ano e não é por acaso que esteve na Champions. Entrámos mal no jogo e durante os primeiros 25’ nem cheirámos a bola. Ou seja, até o Javi García se recompor da má entrada que teve e voltar ao seu nível habitual. Falhámos passes na zona do meio-campo, algo que não é nada habitual, e não conseguíamos ligar os sectores. Mas, a partir dessa altura, as coisas melhoraram e subimos o nível. Sem nunca atingir o que temos conseguido no campeonato, mas há que ver que do outro lado a oposição era muito forte. O Lucho González falhou uma boa oportunidade isolado e o Aimar infelizmente imitou-o. Também houve um remate com pé direito do Cardozo muito por alto, quando deveria ter dado uma cabeçada, e um ou outro lance em que decidimos mal na altura do remate.

Na 2ª parte, o filme repetiu-se. Ou seja, voltámos a entrar bastante mal e o Marselha trocava a bola com bastante à vontade. Estivemos mais concentrados na defesa e eles raramente tiveram oportunidade de entrar na nossa área, mas foi só com a entrada do Carlos Martins que as coisas melhoraram. Nem acho que o Aimar estivesse a jogar mal, mas não estava a conseguir desequilibrar como habitualmente. O C. Martins entrou bem e passámos a utilizar mais velocidade nas transições. Empurrámos o Marselha para o seu meio-campo, mas tivemos um calafrio num contra-ataque em que o Júlio César conseguiu fazer uma boa dupla defesa que impediu a desvantagem no marcador. Ao invés, fomos nós que conseguimos passar para a frente aos 76’ num centro do Di María em que o Cardozo falha inacreditavelmente, mas a bola acabou por sobrar para o Maxi Pereira porque o guarda-redes não a agarrou. Estava feito o mais difícil e, sinceramente, esperava que conseguíssemos segurar o resultado até final. E, se é mais que justo referir que o Jorge Jesus tem sido o grande obreiro da nossa fantástica época e se já ganhámos vários jogos este ano por causa das suas substituições, nesta partida não esteve nada bem. A partir do momento que nos colocámos em vantagem, não se justificava manter a substituição do César Peixoto pelo Fábio Coentrão. Apesar disto, poderíamos em contra-ataque ter aumentado a vantagem, especialmente no tal remate do Ramires à barra. Aos 88’, o Jesus resolveu colocar-nos a jogar com 10 ao tirar o Saviola e colocar essa nulidade ambulante chamada Éder Luís. Um domínio inacreditavelmente falhado por ele deu origem a um ataque francês pela direita (where else?), imenso espaço para o centro e o pequeno Ben Arfa, que entretanto tinha entrado, consegue cabecear à vontade para o empate. O Maxi Pereira também não fica isento de culpas no lance, porque o deixa saltar à vontade. Foi dos maiores baldes de água fria que tive nos últimos tempos…

Individualmente, destaco o Luisão e o David Luiz que estiveram bastante bem, tendo em conta que o ataque do Marselha é muito forte. O Cardozo também fez um bom jogo, apesar de ter falhado na concretização. O Saviola criou alguns desequilíbrios, assim como o Di María, mas tiveram bastantes dificuldades para encontrar espaço. Referência ainda para o Júlio César, que fez algumas boas defesas. O resto da equipa esteve regular. Perdoem-me aqueles que acham que qualquer Paulo Almeida, lá por jogar no Benfica, passa a ser automaticamente um génio, mas não entendi mesmo a opção pelo Éder Luís. Ainda por cima, com o Rúben Amorim no banco e o Jesus acabou por referir isso no final que hesitou entre defender o 1-0 ou não. Poderia à mesma não o ter feito, mas escusava era de nos pôr a jogar em desvantagem numérica. Desculpem lá, mas um tipo que aos 24 anos não consegue dominar uma bola não pode ser jogador do Benfica. Revejam o início da jogada do golo deles e depois tirem as vossas conclusões. Tenham paciência, mas não há “período de adaptação” para uma coisa básica que é dominar uma bola. Podem dizer-me “sim, mas ninguém calcula que um mau domínio no meio-campo possa resultar em golo”. É óbvio, mas se ele fosse defesa e tivesse feito o mesmo, aí toda a gente repararia. Para além de tudo, com 24 anos, a “margem de progressão” parece-me muito curta… Logo por azar, o golo sofrido nasceu nele e passou pela nossa lateral-esquerda… Evitável!

Enfim, este resultado custou-me bastante, especialmente pela forma como aconteceu. Antevê-se uma 2ª mão muito complicada, mas antes disso teremos uma partida importantíssima no Domingo na Choupana. Espero que a equipa não se ressinta do esforço deste jogo e que possamos prosseguir a nossa caminhada vitoriosa.

8 comentários:

Nano_Neutel disse...

Frustração? Sim.
Se acho que o Marselha fez pela vida e na 2ª mão vai fazer melhor que isto? Sim e sim.
Se acho que o Benfica pode fazer ainda melhor na 2ª mão? Também acho que sim. Se não der para ganhar, que seja para dar um bocadinho mais de inferno a essa equipa.

Não sei se aí o Marselha vai fazer retranca, tendo a vantagem do golo fora e eventualmente fazer contra-ataques venenosos para confirmar a sua passagem, ou se vai usar a mesma estratégia deste jogo, o que eu duvido muito.

Resta esperar é que isto não nos abale para o campeonato. Ainda por cima sendo contra o Nacional na Madeira.

FORÇA SLB!

Anónimo disse...

a frustracao nao devia ser resolvida insultando injustificadamente jogadores do slb. qualquer jogador pode falhar um dominio. e nem sequer era uma bola facil. erro maior foi nao haver ninguem a cobrir a esquerda.
aconteceu.

e o saviola estava ja nas lonas.

voces continuam a pedir o mundo.

S.L.B. disse...

Eu não insultei ninguém. É óbvio que qualquer jogador pode falhar um domínio de bola, agora, aqueles que raramente acertam um não têm lugar no Benfica. Pelo menos, é a minha opinião. "Não era uma bola fácil"? Vai rever o lance, por favor...

Sim, o Saviola estava nas lonas, mas no banco estava o Rúben Amorim e acho que ninguém levaria a mal se, a 2' do fim, tirássemos um avançado e colocássemos um médio para fechar os caminhos da nossa baliza.

zé canelas disse...

concordo com o comentário em relação ao éder Vs. rúben.. naquela altura e com o objectivo de segurar o rúben oferece mais. não entendo a entrada do aimar... o martins está mais lutador e mais em forma. o di maria tem alguns traços de éder luis... há inumeros lances na 2ª parte que ele decide muito mal... os 3 golos contra o leixões ainda não chegam para me convencer - um jogador com aquela idade, e talento, já tem obrigação de fazer melhor mais vezes. ainda assim estou convencido que este foi apenas um jogo falhado. podiamos ter ganho por 2-0, o que teria dado um gozo danado, e empatámos... em marselha vamos dar espectáculo!!!

Anónimo disse...

Estimado SLB

Começar o comentario desta forma é sempre revigorante, porque a duvida entre a pessoa fisica e a pessoa juridica é intriseca.

Na analise ao jogo começo por dizer o obvio, o resultado é justo. Na nossa historia recente não me recordo dum jogo ganho com injustiça, aliás neste clube, toda a vitoria tem de ser justificada com ataques, barras, postes, remates e golos. Contra vermes, frutas, andrades, calheiros e afins.

Eu preferia começar a eliminatória em Marselha, para ter a oportunidade de fazer o que eles fizeram. Controle e posse de bola privilegiada, defesa fixa - sem avanço desequilibrado de laterais, contra-ataque com 3 homens rápidos e obvio jogar com o tempo.

Melhor do Benfica Ofensivo foi, sem duvida, Saviola. Melhor do Benfica Defensivo foi o Luisão. Chamada de atenção para o Goleirão Julio Cesar que é um optimo jogador. ( Vi ele jogar com 19 anos no Botafogo, em pleno maracana, e já nessa altura fiquei com a ideia que era muito bom).

O pior do Benfica foi simultaneamente o Pablo Aimar e Javi Garcia Ambos perderam inumeras bolas, ambos recuperaram pouquissimas bolas, e os dois juntos são o centro nevrálgico do colectivo.

Substituições, nao concordo com o teu bode expiatório, o Eder é um jogador de transição, util e rápido. E o efeito borboleta que sugeres é no minimo ridiculo. O Coentrão entrou fora do jogo, realmente concordo com a tua analise.

Fiquei triste, mas confiante. Vamos ao Velodrome jogar o jogo pelo jogo e não agarrados a uma vantagem, e ou ganhamos por 0-2 ou perdemos por 2-0. Não tem outro.

Aquele abraço da torcida do Flamengo e um beijo no petit vermelho e verde.

HD

Anónimo disse...

a forma como alguém que assina slb tratou neste texto um futebolista do Sport Lisboa e Benfica é patética. Não se trata de criticar, trata-se de histerismo.

S.L.B. disse...

Canelas: não cometas a heresia de comparar o Di María ao Éder Luís. Mesmo o Di María de épocas anteriores nunca teve o grave problema de não saber dominar uma bola. Além disso, muito provavelmente estaremos a ver os últimos jogos dele. Quando sair por 40 milhões pode ser que fiques convencido... :-)

HD: meu caro, eu não sugeri efeito borboleta no lance do golo. Acho apenas que foi inacreditável a forma como ele não conseguiu dominar a bola. Tivemos azar que deu em golo, sim, tivemos, mas a incapacidade sistemática dele não saber dominar uma bola já não me parece tanto azar... Só mais uma coisa: o pequeno é só vermelho, não é verde!

Anónimo: tens toda a razão, peço imensa desculpa... Se eu me chamasse "Zé das Couves" já poderia criticar os jogadores do Benfica, tendo as iniciais que tenho, esse direito não me assiste...

Mexaboy disse...

Caro SLB, em primeiro lugar gostaria de dizer que aprecio bastante este blog, para que não seja mal interpretado.

Agora, acho que estás a cair num erro tantas vezes repetido pelos benfiquistas... Deixa o brazuca em paz! Isso do período de adaptação não desculpar o mau domínio de bola, não acho que seja verdade.

Concordo que o EL tem sido, até agora, uma nulidade. Assim como o Kardec. E o Felipe Menezes, embora esteja a dar sinais de progesso.

A verdade é que a falta de adaptação a um tipo de futebol diferente pode tornar um craque num jogador banal. O futebol brasileiro é deprimente, a única explicação possível para saírem de lá tantos jogadores bons é a força dos números (30.000.000 federados!!!). Um jogador que chega à europa é engolido no ritmo comparativamente frenético. Isso cria, entre outras coisas, ansiedade. O EL deve estar neste momento na fase do "meu deus esses caras são supersónicos", a bola deve queimar-lhe os pés.

Eu actualmente dou 1 ano aos brasileiros antes de começar a falar mal deles, e nalguns casos talvez até seja pouco! Quem sabe um dia não vamos chorar a saída do Keirrison (não me lembro de maior nulidade desde o Pringle, mas o futuro dirá).

Saudações Benfiquistas!