origem

quinta-feira, setembro 10, 2009

Esperança

Vencemos na Hungria (1-0) com mais um golo brasileiro, desta feita do Pepe, e mantivemos as hipóteses de atingir o 2º lugar para jogarmos o play of de acesso ao Mundial 2010. Ao contrário do jogo na Dinamarca, a nossa exibição de ontem foi paupérrima e só se salvou mesmo a vitória.

Tivemos o mérito de marcar muito cedo (9’), mas quando se esperava que isso permitisse à equipa libertar-se da pressão e jogasse bom futebol, aconteceu precisamente o contrário. Rapidamente o objectivo passou a ser não sofrer golos, o que deu origem a uma partida chatíssima em que uma equipa tentava segurar a vantagem e a outra não tinha capacidade para a pôr em causa, excepto em lances de bola parada. A táctica do autocarro acabou por dar resultado e lá conseguimos o triunfo.

Estivemos quase a chegar ao 2º lugar já que a Suécia só marcou em Malta aos 83’ e através de um autogolo! Mas o empate da Dinamarca na Albânia acabou por nos favorecer, já que assim eles precisam do resultado frente à Suécia para se qualificarem. Ou seja, o arranjinho do Euro 2004 (em que só um 2-2 permitia que ambos passassem aos quartos-de-final em detrimento da Itália e o placard foi... 2-2!) não vão ter sequela. Ainda por cima, a Holanda (já qualificada) fez o favor de ir ganhar à Escócia e fez com que os britânicos fossem o pior 2º classificado, pelo que estou convencido que, se Portugal ganhar os dois jogos em casa que faltam, conseguirá ir ao play of. Espero que isso aconteça, mas nada apagará esta vergonhosa fase de qualificação.

1 comentário:

Luís disse...

há um arranjinho possível...
um empate com muitos golos beneficia a Suécia.
Não estou certo dos critérios de desempate mas suponho que sejam os clássicos
- Confronto directo (estamos iguais)
- Diferença de golos
- Golos Marcados

Temos uma diferença de 5 ao passo que a Suécia tem 6.
Com um empate, a Suécia mantém os 6 golos à maior e nós passamos para 6 ou mais e tudo se decide com "goleadas" na última jornada, sobre Malta e Albânia.

É por isso conveniente à Suécia (que tem 9 golos) empatar a muitos golos com a Dinamarca, para igualar ou ultrapassar os nossos pelos menos 11 golos marcados depois do jogo da Luz e ficar com vantagem no 3º critério de desempate para quando forem tentar golear a Albânia.

O que podemos fazer com isto tudo? tentar marcar alguns golos à Hungria (3 ou 4) nem que isso possa implicar um golito sofrido!