origem

domingo, janeiro 28, 2007

Essencial

Depois da surpresa da derrota do clube regional na sua filial de Leiria (só faltou o Domingos pedir desculpa na conferência de imprensa), era imprescindível que aproveitássemos para reduzir a vantagem para cinco pontos, ganhando no Restelo. Assim fizemos por 2-1, com golos do Simão e Luisão na sequência de duas assistências do maestro. Não foi um jogo brilhante da nossa parte, mas o mérito da vitória é indiscutível.

Tal como no ano passado, fui ver o jogo ao vivo, desta vez não só com o D’Arcy, como também com o Pedro F. Ferreira e o TMA. Bastaria a companhia para ter valido a pena ter ido, mas claro que com a vitória tudo ficou ainda mais agradável. Na equipa inicial, para além da óbvia inclusão do Anderson no lugar do Ricardo Rocha, entrou o Karagounis em vez do Manú e voltámos ao famigerado losango, desta vez com o Rui Costa no vértice superior. Não começámos bem o jogo, mas tivemos o mérito de marcar na primeira oportunidade que tivemos aos 13’, já depois de uma excelente defesa do Quim. Uma abertura magistral do maestro desmarcou o Simão, que aproveitou a confusão entre o defesa e o Costinha, para rematar por baixo das pernas deste. O Belenenses reagiu bem e nós, à semelhança do jogo de Coimbra, não conseguíamos manter a posse de bola no meio-campo, tentando até à exaustão os lançamentos para a frente na direcção do Simão. O que vale é que defendemos bem e o Belenenses poucos lances de perigo criou. Até que aos 37’ num livre lateral, o Rui Costa centra para a área e o Luisão faz de cabeça o segundo golo. Ainda antes do intervalo, num contra-ataque pela esquerda, o Nélson faz um centro largo para o Nuno Gomes do lado oposto e este, sem deixar cair a bola no chão, remata de primeira, mas infelizmente por cima da barra. Seria o golo do ano.

Logo no início da segunda parte, o Costinha esteve quase a imitar o Jorge Baptista do Gil Vicente no ano passado ao falhar um pontapé na sequência de um atraso, mas teve a sorte de a bola não ir na direcção da baliza. Durante este período, o Belenenses ainda foi mais inoperante, apesar de continuar a trocar bem a bola e ter tentado lutar sempre. Só que nós defendíamos com muita segurança e eles não conseguiam entrar na nossa área. O Petit esteve particularmente brilhante no seu trabalho de sapa, a correr atrás dos adversários, e neste segundo tempo sobressaiu (e de que maneira) o Karagounis, que mantinha a posse de bola, desmarcava os companheiros e dava cabo da defesa do Belenenses. Como eles continuavam com a defesa em linha muito perto do meio-campo, nós acabámos por ter as melhores oportunidades, quando a conseguíamos rasgar, como no excelente passe do Karagounis que isola o Nuno Gomes, mas este depois de fintar o guarda-redes, remata com pouca força e o defesa que estava sobre a linha consegue cortar a bola. Pouco depois foi o Simão num remate em arco com o pé esquerdo, em que a bola passou rente ao poste. A três minutos do fim, o Belenenses reduz depois de uma boa jogada, com um remate rasteiro do Silas já na grande área. Foi na altura em que o Manú (que tinha entrado para o lugar do maestro aos 85’) estava a compensar o Nélson na direita da nossa defesa. Foi o único remate deles que chegou à baliza neste segundo tempo e confesso que ainda fiquei apreensivo até final (os 3-3 do Estádio Nacional ir-me-ão sempre atormentar). Todavia, a partir daí o jogo morreu, porque conseguimos manter a bola longe da nossa área e o Fernando Santos fez mais duas substituições que ajudaram a quebrar o ritmo deles.

Individualmente, o Karagounis foi o melhor do Benfica, seguido muito de perto pelo Petit. O Simão marcou mais um golo e continua em grande forma. A defesa também esteve bem, com destaque para o Luisão, absolutamente imperial a cortar várias bolas. O Rui Costa não esteve feliz em algumas acções a meio-campo, mas o que é que isso interessa quando se faz duas assistências para golo e nos dá o privilégio de o ver a jogar com a camisola 10 do Glorioso? O Nuno Gomes esteve lutador como sempre, ia marcando um golão, mas não pode falhar golos como aquele de baliza aberta.

Se o Boavista nos der uma alegria amanhã frente ao lagartos, esta jornada terá sido ideal. Teoricamente, já precisamos de mais um empate do clube regional para ficarmos a depender apenas de nós. Somos o único clube a estar em três competições e tenho medo que nos ressintamos fisicamente deste facto lá mais para o fim da época. O mês de Fevereiro vai ser particularmente exigente em termos de calendário, mas agora que estamos mais perto do clube regional, o campeonato volta a ser mais que uma miragem.

P.S. – O mote do speaker do Belenenses era “e quem bate palmas, é pastel... é pastel... é pasteleeeee”. Sem comentários…

9 comentários:

GR1904 disse...

Esse mote foi de uma infelicidade atroz, tive de perguntar a quem estava ao meu lado se o gajo estava mesmo a dizer "pastel" ou se eu não estava a perceber bem...

De resto, um Benfica que está cada vez mais a jogar menos, mas o que interessa nesta altura são os resultados e, acima de tudo, que as bolas entrem na baliza adversária.

Muito bom o ambiente nas bancadas, especialmente no topo inferior. O grupo do Topo Sul da Luz está-me a surpreender pelo facto de marcarem presença muito forte no apoio ao slb. E isto, tendo em conta que não está a ser uma época das melhores, é ainda mais relevante.

S.L.B. disse...

GR1904: falando em grupos de apoio, foi impressão minha ou estava mais gente no sector dos "Diabos Vermelhos" no Restelo do que costuma estar na Luz?

GR1904 disse...

Não foi impressão tua, mas não era dificil isso verificar-se. O bilhete era mais barato do que jogos em casa, mesmo por uma questão de cêntimos, e uma deslocação em Lisboa, num sábado à noite, num estádio que vale a pena deslocar-se pq relembra bons tempos, justificam esse facto.

tma disse...

De facto, deste jogo há a destacar o mérito indiscutível do Benfica e a eficácia no aproveitamento das oportunidades.
Não deixa, ainda assim, de ser algo preocupante a entrada algo apática no jogo. Não digo que entremos a "abrir", mas acho que o Benfica concedeu demasiado espaço (ainda que esse espaço fosse distante da nossa área) ao Belenenses (mas também não deixa de ser um facto que o Benfica acabou por tirar partido do posicionamento do Belenenses na forma como alcançou o 0-1).

Esta vitória encerra dois factos inéditos neste campeonato: duas vitórias consecutivas fora (4ª consecutiva no camponato) e pela primeira vez temos um saldo positivo nos jogos fora (4V 2E 3D).
Espero que isto seja um bom indicador de que o Benfica tem condições para lutar pelo título, embora esta minha esperança ainda esteja condicionada por algumas reservas.
Vencer o Boavista é obrigatório, porque jogamos em casa. Se depois disso ganharmos também na Choupana, um terreno sempre difícil (qto mais não seja pela claque mais irritante do mundo...), aí ficarei com mais certezas da nossa capacidade de (ainda) lutar pelo título.
Como diria o outro, até ao fim do campeonato, cada jogo é uma final...

S.L.B. disse...

GR1904: por momentos pensei que aquela desavença interna nos Diabos já estivesse sanada. Como não tenho ouvido o grupo no topo norte atrás da baliza nos últimos jogos e apareceram mais Diabos no Restelo, julguei que já estivessem todos juntos outra vez.

Anónimo disse...

Não sei se o Benfica está a jogar cada vez menos, como aqui se disse.

Foi uma exibição um bocado "à italina"; controlar o jogo e o adversário, e aproveitar as oportunidades criadas.

Só falhou mesmo o lado direito no golo, porque me parece que o Manu se esqueceu de fazer aquilo para que o Fernando Santos o lançou, isto é, marcar o lateral-esquerdo (bom jogador, por sinal).

Anónimo disse...

que grande alegria tive hoje, ao descobrir que o meu fcp ainda incomoda muita gente, aprecio especialmente a forma como designas o fc porto de clube regional e como comentas as arbitragens( so faltou um a comentar um lançe no fc porto leiria aos 31 min...). So gostaria de ouvir um comentário as arbitragens dos jogos benfica estoril...
QUEM TEM TELHADOS DE VIDRO...

Sou com orgulho ANTI-SLB

Anónimo disse...

Se a tua mãe tivesse feito um aborto, em vez de te parir, tinha ganho mais com isso...

Anónimo disse...

Boas!!

Bom blog. Já agora, visitem:

http://semprevermelho.blogspot.com

http://abolaeredonda.blogspot.com

http://blogdochelseafc.blogspot.com

Visitem e comentem.

Continua com o bom trabalho!!