origem

domingo, janeiro 07, 2007

A música voltou

Finalmente regressou o futebol doméstico após uma paragem demasiado longa e logo com um jogo às 16h e sem transmissão televisiva! Há quase três anos (desde o Benfica – Nacional para a Taça com a reviravolta nos últimos minutos) que não tínhamos o privilégio de assistir a um jogo com a luz solar e a resposta do público foi esclarecedora: 34.043 espectadores para assistir a uma partida frente a um adversário da II Divisão. Ganhámos com naturalidade ao Oliveira do Bairro por 5-0 e apurámo-nos para a eliminatória seguinte. Mas o facto mais saliente do jogo foi o regresso do Rui Costa, após mais de três meses de ausência. O perfume sentiu-se logo, mesmo que o maestro ainda esteja a meio-gás em termos físicos. O futebol fica tão mais simples e bonito quando passa pelos seus pés que eu não compreendo como é que o estádio não enche só para o ver. Num país que tem o nível cultural que nós temos e em que a excelência demora sempre mais a ser reconhecida, isto acaba por ser normal. Ver o Rui Costa jogar ao vivo é um privilégio que infelizmente, dado a idade dele, não vai durar muito mais tempo, mas mesmo assim ainda há gente que passa ao lado disto. Sem comentários…

Como o jogo foi feito depois das longas férias de Natal, o nosso treinador optou por só fazer descansar o Luisão, já que o Miccoli está com os problemas físicos habituais. Nem na baliza houve mudança, o que sinceramente não compreendo. Se não é nestes jogos que alinha o Moreira, quando é que será? De resto, não há muito para contar sobre o jogo. A nossa supremacia nunca esteve em causa e, com o golo que marcámos cedo pelo Katsouranis, o vencedor ficou logo decidido. Todavia, na primeira parte o Oliveira do Bairro ainda deu uma boa resposta e esteve longe de colocar o autocarro em frente à baliza. Até teve uma boa oportunidade, mas o remate saiu ao lado. Nós acelerámos um pouco mais na parte final e aumentámos o score para 3-0 com um bis do Nuno Gomes. Na segunda parte aconteceu o momento alto da tarde, com a entrada do Rui Costa logo de início. Entrámos fortes outra vez e marcámos mais dois golos em 15 minutos, desta feita com um bis do Kikin Fonseca. Com as saídas do Simão e Nuno Gomes (foi o dia dos aplausos para os preferidos do público), o ritmo baixou bastante e fechámos a loja. Mesmo assim criámos oportunidades mais que suficientes na segunda parte para marcar pelo menos mais dois golos.

Um jogo como este não dá bem para ver como é que a equipa está depois da paragem, mas pelo menos tivemos a virtude de não facilitar perante um adversário de um escalão inferior (lembram-se da Oliveirense...?). O Simão parece que mantém a forma, com o Rui Costa em campo tudo fica mais fácil, a defesa não teve trabalho nenhum e cada ponta-de-lança bisou. Apenas o Karagounis nunca pareceu entrar no ritmo do jogo, com algumas intervenções menos felizes. Muito se fala dos reforços de Inverno, mas sinceramente não vejo necessidade para tal, talvez com a excepção de um substituto para o Nélson, agora que parece que o Alcides se vai mesmo embora. Convém não esquecer a experiência do ano passado e não desatar a contratar por contratar. Se não sair ninguém, o plantel bem pode ficar como está. O Kikin pode não ser um génio, mas parece que finalmente se está a ambientar e é certamente melhor que o Marcel, pelo que acho um disparate dispensá-lo. Até porque os lugares são do Nuno Gomes e Miccoli e para estar no banco mais vale estar ele do que outro, que ainda por cima teria que passar por um inevitável processo de adaptação. Vamos agora viajar para o Dubai para participar num torneio que nos vai encher os bolsos. Espero é que o desgaste não nos faça perder pontos em Coimbra na 2ª feira da outra semana...

2 comentários:

Mavs disse...

Alguma notas sobre o post:
1- "após uma paragem demasiado longa"-> Todos falam (digo, criticam) a paragem no campeonato, mas é óbvio: com a redução de clubes (defendia por todos e da qual o seu fim parece que não irá ser atingido, visto o futebol em Portugal estar cada vez pior) não há, pura e simplesmente, jogos suficientes para se realizarem, a menos que o Campeonato termine em Março ou princípios de Abril...
2-Se os jogos fossem sempre a esta hora tínhamos o estádio sempre cheio. Todos falam da comparação com o futebol inglês em que "as bancadas estão sempre cheias". Pois é, mas eles jogam às 13; 15 e 17. Não às 19:45; 20:15 ou 21:30 de Domingos...
3- Tens razão no que concerne ao Rui Costa. A ver vamos a cooperação com o Simão...
4- Espero que a razão de ter jogado o Quim em vez do Moreira seja apenas o facto de, com a tal paragem, ter de se dar ritmo ao Quim (que é o titular). Pode ser que na próxima eliminatória já jogue o Moreira.
5- Em relação ao Kikin, discordo completamente. Ser melhor que o MArcel não pode ser critério. Analisando as prestações do Kikin concretamente, são todas absolutamente insuficientes. Ser jogador do Benfica é para quem pode, não para quem quer-> é este o critério que deve ser utilizado (ainda para mais quando é reconhecida a qualidade do nosso plantel comparativamente - Coanos anteriores).
6- "iccoli está com os problemas físicos habituais" VS "Até porque os lugares são do Nuno Gomes e Miccoli e para estar no banco mais vale estar ele do que outro". Se calhar, um novo avançado que vier jogará quiçá mais do que o próprio Miccoli...

S.L.B. disse...

Mavs: uma semana de paragem no Natal era mais que suficiente. Não percebo porque é que não houve jogos no fim-de-semana de 30 e 31. Isto faria com que o campeonato acabasse uma semana antes do que acontece agora.

Os problemas do Miccoli têm-se resumido a 2/3 jogos sem alinhar a cada três meses e por isso o novo avançado certamente passaria mais tempo no banco do que no relvado. Quantas vezes jogaram o Fonseca e/ou o Mantorras desde o início da época?