origem

quarta-feira, novembro 09, 2005

Projecto Resumos – update I

Tal como prometi na semana passada, cá está o update sobre este projecto. Depois de 34 DVDs gravados em HQ (cerca 1h de imagem) e um backup de 17 em SQ (2h), está na altura de fazer um balanço. Neste momento, cheguei ao fim da época 89/90 (a da final da Taça dos Campeões contra o Milan), ou seja tenho oito (das 23) épocas transcritas. A qualidade da imagem do velho Betamax ainda é bastante aceitável (como se pode ver neste post do D’Arcy ou nas memórias do TMA) considerando o facto de que as cassetes não são vistas praticamente desde a altura da sua gravação e de que as condições de armazenamento não são as ideais (gostaria muito de ser o ANIM, mas infelizmente não há verba para isso… :-). Ao fazer o índice dos conteúdos de cada um dos DVDs tenho aproveitado para rever algumas imagens que fazem parte do meu imaginário benfiquista (e não só) desde 1982. Com efeito, para além dos resumos do Glorioso (que incluem todas as finais da Taça dos Campeões em que participámos e alguns jogos importantes desde os anos 60), as cassetes têm igualmente resumos da maioria (para não dizer totalidade) dos jogos oficiais da Selecção Nacional, das finais das competições europeias, dos Europeus e Mundiais de futebol e outros marcos importantes do desporto português, como por exemplo as conquistas olímpicas, mundiais e europeias do Carlos Lopes e Rosa Mota.

Por outro lado, esta visualização ajudou-me a dissipar uma dúvida que este post me tinha lançado. Qual seria o melhor guarda-redes do Benfica que eu tenha visto ao vivo: Bento ou Preud’Homme? O Preud’Homme foi considerado o melhor guarda-redes do Mundial 94, mas o Bento era o Bento, um dos melhores de sempre do Benfica e capitão durante alguns anos. E nisto de escolher o melhor, a mística e a influência sobre a equipa é definitivamente um ponto a considerar. Só que não me lembrava de um pequeno pormenor: o Bento dava o seu franguito de vez em quando, ao contrário do Preud’Homme. Para além disso, por vezes perdia a cabeça e isso geralmente custava-nos caro (o soco ao Manuel Fernandes em 81/82, ou no estádio do clube regional em 82/83 quando já com a bola nas mãos passou uma rasteira ao Walsh, mas redimiu-se ao defender o penalty). Portanto, fiquei sem dúvidas: o Preud’Homme foi o melhor de todos.

Voltando às gravações, da época de 81/82 tenho muito poucos resumos: oito em 30 para o campeonato (mas está lá o tal jogo do soco e também a vitória frente ao clube regional em casa), três em sete para a Taça de Portugal (incluindo a nossa vitória em casa do clube regional já no prolongamento com um grande golo do Néné) e os dois jogos frente ao Bayern Munique para a Taça dos Campeões. Como os resumos não foram gravados de forma sistemática, esta época não entra para a estatística geral que a seguir apresento dos jogos do Benfica (resumos gravados/jogos efectuados).

82/83.................83/84................84/85
Camp: 26/30........Camp: 27/30........Camp: 26/30
T. Port: 5/7.........T.Port: 3/4..........T. Port: 6/7
T. Uefa: 11/12......T. Camp: 6/6.......T. Camp: 4/4
........................Supert: 2/2..........Supert:3/4
Total: 86%...........Total: 90%...........Total: 87%

85/86.................86/87................87/88
Camp: 27/30........Camp: 29/30........Camp: 33/38
T. Port: 6/8.........T.Port: 7/8..........T. Port: 3/7
T. Taças: 4/4.......T. Taças: 3/4.......T. Camp: 8/8
Supert: 2/2..........Supert: 2/2.........Supert: 2/2
Total: 87%...........Total: 93%...........Total: 84%

88/89...................89/90
Camp: 37/38..........Camp: 34/34
T. Port: 4/6...........T.Port: 2/2
T. Uefa: 4/4...........T. Camp: 9/9
...........................Supert: 2/2
Total: 94%.............Total: 100%

P.S. - Quem quiser o índice detalhado dos conteúdos de cada um dos DVDs é favor enviar-me um email ou requisitá-lo nos comentários.

16 comentários:

D'Arcy disse...

Bem, eu posso dizer que estou interessado em todos os DVDs, caso estejas disposto a disponibilizá-los. Sábado durante o jantar podemos falar sobre isso :)

S.L.B. disse...

D'Arcy: como já te tinha dito, é claro que vou disponibilizar as gravações a quem estiver interesssado, só não sei ainda em que moldes.

Superman Torras: estás mais que dispensado da cena do beijo na testa e ninguém te vai cobrar a promessa, está descansado! :-) Penso que foi em 1984/85 que passou a ser obrigatório os jogos disputarem-se em campos relvados (pelo menos na 1ª Divisão).

Anónimo disse...

Só para dizer que:

1. Concordo que o Preud'homme foi o melhor guarda-redes a jogar de águia ao peito (o que aliás é normal, porque ele foi apenas o MELHOR GUARDA-REDES DA HISTÓRIA, sem ofensa para Dassaev, Pfaf, etc tinha a melhor técnica e a melhor agilidade), mas devo acrescentar que não só me lembro do Bento a defender pelo menos outro penalty contra o clube regional (na Luz, mal assinalado mas bem batido pelo Gomes...pareceu-me um pouco desanimado pelo voo do Bento...) para além de um digníssimo registo de classe e empenho enquanto esteve ao serviço do SLB, como também me lembro de um frango claro do Preud'homme, no primeiro golo de sofremos contra o Boavista na final da taça que perdemos (o nosso treinador era o Manuel José, e nesse jogo apesar de termos reduzido por um grande golo do Calado, e apesar da grande joga do Amaral haveríamos mesmo de perder essa final que era a única possibilidade de um título nessa merdosa temporada...decadentes equipas as nossas nesses anos, dasse).

2. Tenho orgulho em pertencer a um clube - para quem não sabe, o terceiro maior da Europa a nível de associados ... doa a quem doer - que tem apoiantes como os que vejo escrever nestes blogs encarnados e que até se dão ao trabalho de passar cassetes e cassetes para DVD!!! Aliás só pela cândida imagem que vi há dias do Gabriel Alves, o meu muito obrigado. Vocês, e em particular o "Betamax man", merecem tudo (não é que muitos outros benfiquistas também não mereçam (felizmente somos muitos), mas nos últimos meses tenho sido testemunha do vosso benfiquismo presente quase diariamente nos vossos blogs).

Saudações de glória

S.L.B. disse...

Obrigado pelas tuas palavras, Anónimo (incluindo a alcunha... :-), mas já agora podias assinar os teus comentários, nem que fosse com um nick. Ou posso chamar-te só "Saudações de glória"? :-)

P.S. - Não queres aparecer no jantar?

tma disse...

Eu não quero índices para nada! Eu quero é as cópias dos DVDs!!!

Depois falamos no jantar, pois interessados não serão poucos e certamente que terás outras coisas na vida para fazer para além de copiar DVD's ...

Anónimo disse...

Caro SLB,

1. As palavras são merecidas. Não retiraria uma vírgula;

2. Obrigado pelo convite para o jantar mas infelizmente neste momento a minha vida não o permite. Saúde e glória aos que forem.

3. Chamo-me Luís mas "Saudações de Glória" chega perfeitamente (apesar de já ter visto por aí outros a assinarem da mesma forma o que não censuro, antes pelo contrário...todos os benfiquistas têm o mesmo direito!).

Saudações de Glória

Francis disse...

Acerca do jantar. Estou algo limitado em datas e estou longe. Podias dizer-me o dia e a hora? Dessa forma posso confirmar-te ou não a minha presença.
Grande abraço.

S.L.B. disse...

TMA: é verdade que tenho outras coisas para fazer na vida, mas sou um bocado obstinado e não vou descansar enquanto não acabar as transcrições. ;-)

Superman Torras: arranjar VHS com humidade só em "agentes autorizados" :-), julgo eu.

Luís/Saudações de Glória: tenho pena que não possas comparecer ao jantar.

Francis: como poderás verificar dois posts abaixo :-), o jantar é sábado, dia 12, às 20h na Catedral da Cerveja dentro do Estádio da Luz. Agradecia uma confirmação da tua presença hoje até às 18h.

Francis disse...

Desculpa, não me tinha apercebido. De qualquer forma não posso ir. Agradeço o convite. Quem sabe, no próximo (certamente haverão mais).
Obrigado.
Um abraço e... bom apetite.

Francis disse...

Superman Torras, arranja um leitor e VHS que não te importes e sujar e passsa as cassetes em fast-forward. É a 2ª melhor forma de limpa-las (ou tentar). A 1ª não quererás fazer. É limpar a fita à mão (he, he).
A gravação para DVD é sequencial o que implica ser feita por um Cristo.

À parte. Tenho em DVD um programa que gravei do Canal Odisseia intitulado "Benfica na memória" É um documentário de 50 mts feito "outside" que relata um encontro de velhas glórias dos anos 60 (Eusébio, Coluna, Augusto, Simões) e como recordam as suas finais.
É excelente.

Pedro F. Ferreira disse...

Ó rapaz, o que tu tens não é um DVD, é OURO! :)

Ry disse...

S.L.B.: enviei-te um mail acerca do jantar.

Um abraço

Quetzal Guzman disse...

Venho aqui pedir desculpa pela minha ausência no jantar de sábado mas infelizmente, imprevistos familiares de última hora forçaram-me a alterar os planos para o fim de semana. Bem... outras oportunidades não faltarão. Espero eu... Saudações benfiquistas para todos.

S.L.B. disse...

Ry: espero que já estejas melhor dessa doença lagarta que te impediu de ir ao jantar.

Quetzal: a tua ausência também foi sentida. A sugestão de encontros mais regulares é muito bem vinda.

Anónimo disse...

Caro S.L.B.,
o teu benfiquismo (assim, como o de outros que tenho visto por estes blogs) é espectacular.
Apesar do meu benfiquismo que não será muito menor que o teu, quem me dera ter a vossa memória. Até fico assustado de falar convosco. É absolutamente impressionante a quantidade de factos que vocês conseguem recordar.
Quanto ao índice dos DVD's e para já por curiosidade, gostaria que mos disposnibilizasses.
Um abraço BENFIQUISTA.

S.L.B. disse...

Bem Litrado: envia-me por favor um email, porque não tenho o teu. Abraço.