origem

quinta-feira, julho 14, 2005

3 (+ 4) a zero

Com um pouco de sorte, em vez dos 3-0, teríamos ganho por 7-0 ao Étoile Carouge. Bastava que as quatro (!) bolas ao poste tivessem entrado. A equipa adversária era muito fraca, mas confirmou-se a impressão do 1º jogo: temos uma dinâmica mais atacante do que no ano passado. Todavia, ao invés do jogo contra o Sion, as nossas “duas” equipas equivaleram-se. Estivemos bem em ambas as partes, criando várias situações de golo que resultaram nas tais bolas ao poste.

Em relação a jogadores, o Karyaka confirma-se como um bom reforço, mas convém não esquecer que está a meio da época dele (no início da época passada, o Karadas também deu nas vistas e depois não confirmou na totalidade as boas impressões iniciais). Sendo o único jogador a actuar os 90 min., na 2ª parte, ainda por cima estando a jogar a trinco, baixou um pouco de nível. O Simão e o Nuno Assis estiveram mais mexidos (mas o Nuno Assis não pode falhar um golo daqueles isolado frente ao guarda-redes). O Mantorras marcou um bom golo e fez duas assistências que o Geovanni desperdiçou. A defesa não foi posta muito à prova, mas temos que ter atenção ao espaço que deixamos livre atrás. Houve uns quantos lances em os avançados do Carouge estiveram em igualdade numérica frente aos nossos defesas. Contra uma equipa mais credenciada teríamos problemas.

Na 2ª parte, o Hélio Roque voltou a destacar-se, nomeadamente com um remate ao poste e uma abertura fantástica para o Nuno Gomes. Este esteve melhor do que contra o Sion, mas continua sem confiança na finalização, falhando dois lances de baliza aberta (no primeiro deixou-se desarmar e no segundo, em vez de rematar logo com o pé esquerdo, fez duas fintas e rematou fraco com o direito). Se vier o Tomasson ou outro ponta-de-lança que garanta golos, o Nuno Gomes arrisca-se mesmo a não ser titular. Quanto ao Karadas marcou um golão, muito parecido ao que marcou contra o Nacional (aliás, foi o único golo daquele género que o Benfica marcou no ano passado). Continuo a pensar que não deve ser emprestado, porque a sua estatura e bom jogo de cabeça ainda nos poderão fazer falta durante a época. O Alex tem que aprender a centrar melhor, porém defendeu bem. Pela negativa, tenho que destacar o Carlitos, que definitivamente não me convence. Tem muita vontade, mas perde-se em preciosismos e não cria um único lance aproveitável.

10 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro ponto. Jogo fácil contra equipa fácil. Neste contexto, exibição agradável mas difícil de valorizar. Resultado: DEVIA e (não poderia) ser 7 ou 8 a zero. Estou totalmente de acordo com o Koeman. Não se podem falhar golos assim!
Quanto aos jogadores, o russo de novo bem, embora como dizes esteja a meio da época e com outra pedalada. O Carlitos, a mesma barraca, não acerta uma, embora pareça ter jeito. Incompreensível, a não ser por nervosismo.
O Geovanni, o soneca do costume, desta vez pior que no 1º jogo.
Gostei mais do Hélio Roque ainda que continue a achar que não tem "corpo" para a SuperLiga.
O Alex continua um "patudo" a centrar e o Pereira está melhor, pelo menos, agora. O nosso amigo Nuno Gomes fez-me "passar". Aquelas 2 bolas são imperdoáveis num miúdo. Nele são inenarráveis, um verdadeiro asco. E garanto que não estou a embirrar. E como eu gostaria de voltar a ver o verdadeiro Nuno, mais dedicado ao clube e menos à boa-vida. Veremos!
De novo, o Karadas mostrou que merece ficar. E também acho que é um podão, mas faz mais do que o Nuno a brincar. É tosco, mas esqueceram-se do Maniche (o verdadeiro). Alto e louro, mas golos à farta. Dêem bolas ao homem e vão ver que há golos. O ano passado não teve nada e claro se quiserem que ele jogue à Nuno Gomes, com toques de calcanhar e tabelas é óbvio que só faz asneiras. Bolinhas para a cabeça e para a molhada é o que ele precisa. Mesmo só para os jogos de desespero gostava que ficasse...
Por fim, os 2 reforços, a confirmarem-se, parecem-me grandes notícias. o Leo não pode ser mau e o Tomasson. Bem há muito tempo que não se conseguir ter um jogador com tanto prestígio. Vamos ver se vêm e se não se estragam.
Afinal não devo ir ao Algarve.
Um abraço para ti e para o pai e~boa sorte (é mesmo preciso) para o Chelsea

Anónimo disse...

Concordo, guitar. De facto sou umd efensor acerrimo do gomes, mas ultimamente não tenho tido hipoteses... como é que o hei-de defender... falta confiança... mas como é que a ha-de ganhar com noticias sobre noticias relativas à contratação de outro pta de lança?? Não sei o que se passa, mas continuo a vê-lo como o melhor portugues na posição! força benfica. Abraços
Ps. so acredito nas contratações depois de cá estarem, mas a verdade é que tenho andado nas nuvens a pensar na possibilidade de um dos meus avançados preferidos (desde os tempos do newcastle) jogar no meu glorios... :)

S.L.B. disse...

Guitar: também acho que neste momento o João Pereira está em melhor forma do que o Alex. O Veiga diz que ainda virá um outro ponta-de-lança, vamos ver quem é. Mas se não vier, o Karadas é definitivamente de ficar. A confirmar-se, o Tomasson é de facto uma óptima contratação. Não conheço o Leo, mas sendo internacional brasileiro estará certamente furos acima de Pesaresis, Escalonas, Harkness, Cristianos e outras "figuras" que passaram por aquela posição nos últimos anos.

BP: o Nuno Gomes voltou há três anos, nunca se falou na vinda de outro ponta-de-lança e não foi por isso que fez as épocas que fez. Pode ser que se sinta espicaçado com estas contratações e volte a ser o jogador que marca 15/20 golos por campeonato. É o Tomasson que admiras "desde os tempos do Newcastle"? Segundo creio, ele não jogou lá, pois não?

tma disse...

O Tomasson conheço-o desde os tempos do Feyenoord, onde jogou ao lado do Júlio Cruz (um dos nomes que os jornais desportivos também mencionaram como possível reforço do Benfica).
Qto ao jogo de 4ª, o Nuno Gomes conseguiu proporcionar-me 2 momentos de irritação por ter tudo para marcar e ter complicado inexplicavelmente. Se não anda a fazer de propósito, parece...
E já que ainda não se falou de GRs, gostei do Moreira na 1ª parte, com 2 defesas que revelaram a sua boa capacidade de concentração. Mas houve um lance em que ou não gritou o suficiente, ou o Ricardo Rocha não o levou a sério ao cortar para canto uma bola que era do Moreira.

Anónimo disse...

O tomasson passou pelo newcastle... pensou eu... ou então estoua fazer confusão, mas creio que sim!

tma disse...

Faltou-me dizer, em relação ao Tomasson, que se vier, será sem dúvida um grande reforço (ainda que seja por empréstimo).
Qto ao Karadas, o problema dele tb tem um pouco a ver com o estilo de jogo que o Benfica pratica, que raramente recorre ao "ir à linha centrar". Nesse estilo de jogo, o Karadas poderia ser muito útil. Da maneira como o Benfica joga (poucos centros, e os que há, são por vezes "bombeados", o que obriga a outra capacidade de controlo de bola que o Karadas não tem), o Karadas não se adapta mto.
Mas a questão é também: se o Karadas sair, quem é que o vem substituir?...

S.L.B. disse...

BP: tens razão, mea culpa! O Tomasson jogou mesmo no Newcastle, na época 97-98 (http://www.lequipe.fr/Football/FootballFicheJoueur3710.html).

TMA: parece que o Tomasson vem a título definitivo. Fala-se de 4 milhões de euros e a ver vamos se será uma boa contratação. Já tem 28 anos (no fim do contrato terá 32), mas se render o que se espera será uma boa aposta. Acho que é melhor comprar um jogador caro, mas bom, do que muitos baratos, mas maus. Também estou curioso para ver quem vai substituir o Karadas, mas a vir alguém de "créditos firmados" antevê-se uma luta titânica para a frente de ataque (Mantorras, Nuno Gomes, Tomasson e...). Espero é que esse possível novo jogador seja bom cabeceador, já que é uma característica importante nos avançados.

Anónimo disse...

"campeõs" :)

Anónimo disse...

"Com um pouco de sorte, em vez dos 3-0, teríamos ganho por 7-0 ao Étoile Carouge." Leia-se "se fosse em portugal (sim Portugal com minuscula porque um pais que aclama um campeão de plastico tem de ser muito pequeno), teriamos ganho por 7-0.............senão recordemoso geto do ´Simão depois do penalty inventado contra o Boavista. E mais não digo.

S.L.B. disse...

Estes anónimos, que vem para aqui cheios de azia com a nossa vitória no campeonato, ainda por cima são burros! Só isso explica que digam que os postes das balizas portuguesas sejam diferentes dos das balizas estrangeiras! É claro como a água: se fosse em Portugal as bolas bateriam no poste e entrariam (empurradas logicamente pelo árbitro), como foi na Suiça isso já não aconteceu...

Tivemos nós um clube que ganhou a maioria dos campeonatos nos últimos 20 anos com "fruta" e "café com leite", tivemos outro que ganhou o último campeonato com 19 penalties assinalados a seu favor e alguns ainda têm o descaradamento de colocar em causa a vitória do Benfica neste campeonato, onde houve quando muito 2 penalties mal assinalados a nosso favor (largamente compensados por uma série deles que deveriam ter sido e não o foram). Há pessoas que não têm a noção do ridículo...