origem

segunda-feira, novembro 01, 2004

O desperdício do costume

Desde há alguns anos que é (quase) sempre assim. Quando jogamos a seguir ao clube regional, e este perde pontos, nós costumamos retribuir a dádiva. No Sábado, ainda por cima depois de mais um golito do clube regional em claro fora-de-jogo (o Derlei não toca na bola, mas perturba o guarda-redes) e de um penalty por assinalar (os erros do costume desse tal Paulo Costa), o Nacional conseguiu proporcionar uma grande alegria à população portuguesa nos últimos 5 minutos de jogo. O clube que todos nós pagamos e que tem um estádio para 3.000 (!) pessoas justificou finalmente a sua existência.

Estava com um mau pressentimento em relação ao nosso jogo por três motivos: não tínhamos nem o Miguel nem o Petit, o clube regional tinha empatado e o Gil Vicente tinha trocado de treinador (e estaria, como se verificou, muito mais motivado). No entanto, e pela primeira vez nos últimos três jogos, não temos razões de queixa da arbitragem. Se empatámos o jogo foi por culpa nossa. Claro está que acabámos por ter sorte com um golo daqueles (um livre muito mal marcado pelo Simão, com a bola a ir ao ombro do adversário) aos 95 minutos, mas, por outro lado, tivemos pelo menos sete oportunidades de golo (João Pereira 2x, Simão 2x, Manuel Fernandes, Ricardo Rocha, Sokota) contra duas do Gil Vicente, que na 2ª parte nem sequer rematou à nossa baliza. O Trapattoni errou ao colocar o Amoreirinha em vez do Giovanni (caramba, estávamos a jogar contra o último classificado), com o João Pereira (o melhor do Benfica neste jogo) a defesa direito, mas esteve muito bem nas substituições. Todavia, não se percebe como é que o Karadas, o nosso avançado em melhor forma actualmente, não é titular. O Nuno Gomes parece que já se esqueceu do jogo com o Rosenborg e simulou outra vez um penalty em vez de rematar à baliza. Acho que lhe fazia bem um estágio pelo banco e espero que o Trapattoni tenha percebido a utilidade de ter dois pontas-de-lança no banco e não deixe mais um deles na bancada. O Fyssas foi o coveiro pela 2ª vez (já tinha sido contra o clube regional) e duplamente, já que foi inacreditável a forma como se deixou bater pelo Nandinho no golo e como se fez expulsar por uma simulação grosseira.

Lá mantivemos o 1º lugar, mas para além do clube regional já só temos os lagartos a 3 pontos (voltou o Rochemback e começaram a jogar). Claro está que, para a semana e se ganharmos, estarão novamente a 6, seja por erros próprios, seja por uma mãozinha do 12º, 13º e 14º jogador que estão sempre presente no Dragon. Vai uma apostazinha?

Sem comentários: