origem

quinta-feira, junho 03, 2004

The Nightmare Before Christmas - 26/5

O que todos os desportistas (palavra que, como toda a gente sabe, é antónima de portista) temiam concretizou-se hoje: o FCP ganhou a Liga dos Campeões.

A bem do patriotismo é suposto estarmos todos contentes! Patriotismo? Será isso um valor assim tão supremo? Deverei estar feliz por alguém, que representa todos os valores que eu abomino, se destacar no estrangeiro, só porque ele é português? Porque é que eu deveria ficar contente com a vitória da equipa que:
- Tinha adeptos de uma das suas claques a esperar os adeptos da Lazio no aeroporto para lhes desejar boa sorte?
- Cujo treinador se congratulou publicamente quando o SLB foi eliminado na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, porque assim o dinheiro distribuído pela UEFA iria todo para eles?
- Representa o que de mais vil tem o desporto, nomeadamente a falta de fair-play (no campeonato português, quando estão a perder, nunca devolvem a bola ao adversário quer seja no 1º ou no último minuto, depois deste a ter atirado para fora, para ser prestada assistência a um dos seus jogadores - tomem atenção no próximo jogo...), o não-olhar a meios para atingir os fins (as constantes agressões e intimidações que fazem aos adversários, com a complacência dos árbitros), a humilhação do adversário (colocar o guarda-redes a marcar um penalty, quando o resultado já está em 3-0 – jogo contra o Varzim para a Taça, no ano passado)?
- Tem um treinador que disse que trocava uma (!) vitória pela vida do Fehér (e isto porque na altura tinha 5 pontos de avanço, caso contrário, seria provavelmente só um empate...) e um capitão que, no comunicado que leu à imprensa (portanto, não foi uma declaração a quente) sobre a morte do Fehér, não dá os sentimentos ao Sport Lisboa e Benfica?

A lista de razões é infindável e não as quero gastar todas num só post, mas claro que torci pelo Mónaco! Ainda por cima, estamos na União Europeia, é suposto não haver fronteiras...

Só há três tipos de pessoas que ficaram contentes com esta tragédia:
- Os adeptos do FCP;
- Os que não estão muito por dentro do fenómeno desportivo em Portugal, logo não sabem como as coisas se passam;
- Os que não comungam dos valores nobres do desporto: fair-play, respeito pelo adversário, saber ganhar e saber perder.

Por isso, é que passeando pelas ruas de Lisboa depois do jogo, só se viam meia-dúzia de gatos-pingados no Saldanha...

Claro está que, nestas alturas, ninguém se lembra do golo limpo anulado ao Paul Scholes em Manchester, que daria o 2-0 ao United, as agressões do Nuno Valente e Maniche no jogo da Corunha ou os quatro (!) foras-de-jogo (que isolariam outros tantos jogadores) mal assinalados ao Mónaco na final. Até na Europa são beneficiados! Tudo lhes corre bem. O próprio jogo da final foi de sentido único até à altura do 2º golo. Fazem três remates, metem três golos! O Mónaco domina durante 70 minutos e nada! O nosso melhor jogador, Giuly, magoa-se a meio da 1ª parte! A primeira vez na temporada que o Baía sai da baliza e não defende com as mãos é logo nesta final! (Também não é parvo, se fizesse uma igual à que fez com o Gil Vicente, não havia Pedro Henriques que lhe valesse...)

Enfim, esperemos que o Valência tenha mais sorte na Supertaça Europeia... Cá estarei a torcer!

Sem comentários: