origem

sexta-feira, junho 25, 2004

Futebolisticamente falando

Acabámos por fazer uma grande exibição colectiva. Há que, no entanto, destacar alguns jogadores.

Positivamente:

O Ricardo teve finalmente a sua desforra pessoal (o Baía poderia ter defendido tudo o que ele defendeu, mas certamente que não marcaria o pénalti). Como disse o meu pai, é bom ver o Ricardo Carvalho na nossa equipa a defender com uma camisola vermelha. Sempre que o via a disputar um lance com um inglês, os meus batimentos cardíacos baixavam, "já é nossa". O resto da defesa também esteve bastante bem, o Jorge Andrade no seu nível habitual, o Nuno Valente meteu o Bechkam no bolso e ganhou a maioria dos lances aéreos e o nosso Miguel, que vai ser muito difícil segurar depois do Euro que está a fazer. No meio-campo, o Maniche (apesar de eu continuar a achar que, se a situação alguma vez se viesse a colocar, não tem estatura moral para representar o SLB) esteve soberbo e o Deco impressionante, especialmente quando fez 45 minutos a defesa-direito (estão a ver, não sou tão faccioso pelo SLB que não me permita ver o óbvio!). O Cristiano Ronaldo, apesar de não ter jogado mal, confirmou o que já se sabia, ou seja, que desequilibra mais a entrar a meio dos jogos do que a jogar de início. O Nuno Gomes fez igualmente um jogo fantástico, a abrir espaços para os médios (o Rui Costa que diga...) e a tabelar com os companheiros (espero sinceramente que o Scolari não se lembre de dar a titularidade ao Pauleta no próximo jogo).

Quanto aos suplentes, voltámos a acertar na mouche. O Simão mostrou-se finalmente ao nível gloriosamente habitual, dois remates perigosíssimos e um centro fabuloso para o 1º golo. O Postiga foi decisivo, o que foi merecido depois da temporada difícil que teve em Inglaterra. Os ingleses é que não o devem poder ver, depois de os ter eliminado com um golo (com a mão é certo) nos Sub-21, ontem fez o que fez. Last but definitely not least, o soberbo, o fabuloso Rui Costa. Para além de um jogador magnífico, é um GRANDE homem. O golo dele é indescritível, até me vieram as lágrimas aos olhos. Vê-lo marcar um golo daqueles no seu Estádio da Luz e depois de todo o mal que disseram dele, fazendo-o bode expiatório da derrota com os gregos, foi dos momentos mais alegres que tive na minha vida. Reparem nesta cara de felicidade absoluta:




Negativamente:

Da mesma maneira que disse no post de ontem que era inacreditável os adeptos assobiarem o Figo, manda a verdade dizer que a sua atitude, aquando da substituição, foi lamentável e muito feia. Ele é indiscutivelmente o 2º melhor jogador português de todos os tempos, mas como pessoa desiludiu-me muito. Ele que olhe para o Fernando Couto e o Rui Costa e aprenda a ser mais humilde e a dar força aos companheiros, mesmo quando não está em campo. Finalmente, esse grande coveiro da selecção, chamado Costinha. Não bastou no jogo contra a Grécia ter feito um péssimo passe, que deu origem ao contra-ataque de que viria a resultar o pénalti, ontem faz uma abertura genial para o Owen aos três minutos! O que é que este homem continua a fazer em campo? Desde quando é que o Petit não é melhor que ele a recuperar bolas a meio-campo? Ok, ele tem melhor jogo de cabeça, mas para isolar ingleses e falhar golos de baliza aberta com os espanhóis, não é necessário... Porque é que ele não fez uma abertura daquelas para o Morientes na final da Liga dos Campeões?! Enfim, como deve ser titular no próximo jogo, resta-me desejar que leve um cartão amarelo, para o Petit poder jogar a final!

Por último, uma referência para o Scolari. Já se sabia que não poderia ser mau treinador (tantos títulos numa carreira não acontecem por acaso), mas em termos de unir as tropas, tanto em campo, como fora dele, duvido que haja melhor que ele. A empatia que criou com os adeptos, desde as bandeiras nas janelas, como os reptos aos carros que vêem o autocarro da selecção passar, fazem dele um mestre no jogo psicológico. Espero bem que venha para o Glorioso para o ano! (Ainda não perdi a esperança... :-)

Sem comentários: