origem

segunda-feira, maio 03, 2021

Mediano

Vencemos em Tondela por 2-0 na passada 6ª feira, mas, como os que estão à nossa frente também ganharam (o CRAC 3-2 em casa contra o Famalicão e a lagartada 2-0 também em casa frente ao Nacional, com o primeiro golo a acontecer já nos 10’ finais, para não-variar...), continuamos à distância de quatro e dez pontos, respectivamente. Ao invés, o Braga perdeu no Marítimo por 0-1 e a diferença para nós aumentou para oito pontos. Foi uma vitória que se construiu na 1ª parte e valeu-nos o Helton Leite na segunda para ser mais ou menos tranquila.
 
Com o Otamendi castigado, voltámos aos quatro defesas, com o Gilberto em vez do Diogo Gonçalves (talvez para o poupar do quinto amarelo, se bem que o brasileiro também esteja com quatro). Na frente, o Waldschmidt voltou a fazer companhia ao Seferovic. O suíço, melhor marcador do campeonato, se perder este título por menos de quatro golos já sabe onde os pode procurar: depois de dois frente ao Santa Clara, houve outros dois falhanços escandalosos neste jogo. O primeiro, ainda antes dos dez minutos, num centro rasteiro do Grimaldo com o Seferovic sozinho perante o guarda-redes a atirar de primeira por cima. O Everton parece estar a subir de forma (finalmente!) e teve de cabeça, depois de um ressalto, outra oportunidade, defendida pelo Trigueira. No entanto, aos 12’, inaugurámos mesmo o marcador através do Pizzi, depois de nova boa jogada do Everton pela esquerda, com um centro que apanhou o nº 21 no extremo oposto para um remate cruzado sem hipóteses para o guarda-redes. O Waldschmidt deveria ter feito melhor num canto, mas o remate de pé direito em boa posição saiu muito por cima. Aos 19’ aumentámos a vantagem através de um golão do Everton: na sequência de um contra-ataque, flectiu da esquerda para o meio e rematou em arco tornando inglório o voo do Trigueira. Ainda antes da meia-hora, o Tondela reagiu e o Helton Leite fez bem a mancha ao Mario González impedindo que fôssemos para o intervalo com a vantagem mínima. Nós fomos baixando o ritmo com o 2-0 e foi o Tondela a criar outra oportunidade mesmo em ciam do descanso, com o Lucas Veríssimo a interceptar bem um remate do mesmo Mario González.
 
Na primeiro quarto-de-hora da 2ª parte, o jogo não se alterou muito e podemos agradecer ao Helton Leite ter tirado dois golos ao Tondela e à falta de pontaria do Mario González outro. Entretanto, o Jesus já tinha feito duas substituições, com as entradas do Chiquinho, especialmente, e Pedrinho (para os lugares do Waldschmidt e Rafa) a começarem a produzir efeito a seguir à segunda enorme defesa do Helton Leite, conseguindo nós finalmente reequilibrar o meio-campo e controlar muito melhor as investidas dos beirões. A cerca de 20’ do fim, o Seferovic falhou novo golo literalmente na cara do Trigueira, depois de bem isolado pelo Pizzi, proporcionando a defesa deste com o pé. Pouco depois, foi mesmo o Pizzi num remate em arco, também em boa posição, a fazer a bola sair por cima. Até final, um livre do Grimaldo a rasar o poste e nova defesa do Trigueira perante o entretanto entrado Cervi, isolado, poderiam ter-nos feito aumentar o marcador.
 
Em termos individuais, destaque óbvio para o Everton com um golo e uma assistência. Já não era sem tempo de um dos reforços mais importantes da época mostrar que o é efectivamente e pode ser que esta sequência de jogos seja o wake up call que todos esperamos desde o início da temporada. Voltei a gostar bastante do Chiquinho, cuja entrada estabilizou o nosso jogo e continuo sem não perceber porque é que ele não está mais tempo em campo... O Rafa esteve discreto, bem como o Waldschmidt e o Seferovic não, mas pelas piores razões: que falhanços inconcebíveis! Palavra final para o Helton Leite, cujas intervenções foram fulcrais para manter as nossas redes em branco.
 
Iremos agora defrontar o CRAC na Luz, num jogo fundamental para as aspirações do 2º lugar. Ou ganhamos e ainda nos mantemos na luta, ou não ganhamos e falhamos também esse objectivo. Por outro lado, e dado que temos um histórico miserável em jogos contra o CRAC na Luz, nunca será tarde começarmos a inverter isso. Pode ser já nesta 5ª feira.

1 comentário:

joão carlos disse...

Na minha opinião a opção para a lateral direita pelo brasileiro não teve nada a ver com os cartões, alias porque ambos tinham, e tem o mesmo número, mas com o facto de mesmo ele sendo pior jogador que o atual titular ele defende melhor do que ele e num esquema de quatro defesas sem a proteção dos três centrais faz muita diferença até porque o esquema de três centrais é o ideal para o nosso formado já que potencia as suas qualidades e esconde as suas limitações.
Mas as substituições só começaram a fazer efeito quando existiu uma alteração táctica de passarmos a jogar com três médios no centro em vez dos dois habituais é que sem essa alteração e já com aqueles jogadores em campo nada se alterou, é que a partir desse momento eles não tiveram mais nenhuma oportunidade e em sentido contrario voltamos nós a ter coisa que já não tínhamos desde os vinte minutos, jogar só com dois médios, mesmo que ambos excelentes defensivamente, por vezes é curto então com médios que não sabem defender com alguns que temos então é loucura mas parece que ainda ninguém viu isso.
Já não existem palavras para tantas e tão clamorosas perdidas do nosso ponta de lança e isto é ano atrás de ano sempre a mesma coisa mas alguém preferiu ficar com este e emprestar um ponta de lança que de longe é muito melhor como se por acaso fossemos um clube que se pudesse dar ao luxo de emprestar os nossos melhores jogadores mas pelos vistos, como sempre, ninguém vai assumir o erro nem dai tirar as devidas e necessárias conclusões alias o que sabemos é que quem decide não comete erros pelos vistos a culpa é dos adeptos.