origem

sexta-feira, maio 07, 2021

Fechado

Empatámos ontem com o CRAC na Luz (1-1) e resolvemos o campeonato. Iremos ficar num inesperado e muito desapontante terceiro lugar, com a lagartada (que já tinha ganho no dia anterior em Vila do Conde por 2-0) a igualar, mas não bater, o recorde do CRAC de 19 anos sem ganhar o campeonato. Conseguir apenas dois pontos nos três últimos jogos, com dois em casa, acho que nem eles conseguem dar cabo disso...!
 
Perante a nossa besta negra de jogos na Luz, tínhamos uma boa oportunidade de amenizar a diferença entre vitórias e derrotas no novo Estádio, mas mais uma vez não conseguimos. O CRAC foi sempre muito mais agressivo na disputa dos lances (com tudo de bom e de mal que isso tem) e, com excepção dos minutos finais, fechou sempre melhor os caminhos para a sua área do que nós. Entrámos em campo com os três centrais e o Pizzi novamente ao lado do Weigl, e o jogo começou dividido, como seria de esperar. As oportunidades rareavam até que com um lance de génio do Everton aos 23’, passando por três adversários e fazendo uma tabelinha com o Rafa, inaugurámos o marcador, num remate rasteiro de fora da área sem hipóteses para o Marchesín. A reacção do CRAC foi forte e até ao intervalo o jogo foi todo deles, apesar de não terem tido nenhuma oportunidade flagrante de golo, já que ou a última bola não chegava ao destino ou a pontaria estava desafinada. Quanto a nós, só em cima do intervalo criámos perigo, com o Sr. Artur Soares Dias a assinalar um penalty a nosso favor por falta sobre o Rafa, mas o VAR viria a invalidar o lance por fora-de-jogo do nosso extremo.
 
Na 2ª parte, conseguimos dividir mais a posse de bola, mas a primeira defesa foi do Helton Leite a um remate cruzado do Marega. Saíamos principalmente em contra-ataque, mas, lá está, sem criar perigo iminente, dado que o (mau) timing dos passes continuava a ser um grande problema. À passagem da hora de jogo, novo penalty revertido pelo VAR, que considerou (e bem) que o Diogo Gonçalves é que pisou o Zaidu antes de ser tocado por este. Entretanto, o Sr. Artur Soares Dias ia recheando de amarelos os nossos jogadores e o Jesus achou por bem tirar dois deles, o Weigl e Rafa, lançando o Gabriel e Taarabt. A substituição do alemão veio revelar-se um erro, com o Gabriel na sua lentidão a perder uma bola em zona muito perigosa, pouco depois de ter entrado, e ao deixar todo o espaço do mundo já na área para o Uribe rematar com êxito aos 75’, fazendo o golo do empate. Claro que o Taarabt é muito mal batido perto da linha, permitindo o centro atrasado à vontade, mas é inconcebível como é que se pode deixar um adversário solto na área, numa jogada que decorre de um pontapé de canto. E preencher esse espaço é da responsabilidade do trinco. O Sr. Artur Soares Dias entrou em acção a dez minutos do fim e influenciou o resultado com duas decisões erradas consecutivas: é ÓBVIO que o Pepe deveria ter visto o segundo amarelo por pisão ao Seferovic (que inacreditavelmente pouco depois vê o amarelo por um lance igualzinho), num lance a meio do meio-campo, e depois o árbitro não deixou que o livre fosse marcado rapidamente num lance que culminou num chapéu vitorioso do Everton. Ora, como o livre foi a meio do meio-campo, não se costuma formar barreira nestes casos. Portanto, o lance é interrompido por... nada! Nem para amarelo! Estávamos naturalmente a reagir depois de sofrer o golo, mas o Jesus demorou muito tempo a lançar o Darwin que, quando entrou, se tornou (como seria de prever) uma dor de cabeça para o adversário. Ainda fomos a tempo de ter mais duas oportunidades flagrantes já nos descontos, com um remate de fora da área do Taarabt que o Marchesín defendeu para... a barra(!), tendo depois a bola ressaltado para as suas mãos (a sorte que acompanha esta equipa hedionda é algo que me revolve as entranhas...!) e, mesmo em cima do apito, chegámos a festejar o segundo golo pelo Pizzi, mas o Darwin estava 30 cm em fora-de-jogo no início da jogada...! Foi um enorme balde de água fria!
 
Em termos individuais, o Everton finalmente abriu o livro e foi o melhor jogador do Benfica. O golo é bestial e só lhe falta maior constância exibicional ao longo dos 90’. Demorou quase uma época inteira, mas até que enfim que estamos a vê-lo criar desequilíbrios! Também gostei do Diogo Gonçalves, com o senão de ter procurado o penalty em vez de criar perigo no tal lance que foi revertido. O resto da equipa exibiu-se a um nível aceitável, embora lhe faltasse alguma agressividade na disputa da bola, especialmente quando do outro lado estão jogadores inenarráveis como o Otávio... Ao contrário do que o próprio disse na conferência de imprensa, tirando a entrada do Taarabt, não acho nada que o Jesus tenha estado bem nas substituições.
 
Esta é uma época perdida e só a conquista da Taça de Portugal a poderá salvar de ter o advérbio ‘totalmente’ antes do adjectivo. Espero que sirva para que finalmente se tire ilações (coisa que, nunca é demais repetir, não foi feita no ano passado), porque, apenas um campeonato ganho (e de um modo milagroso...) nos últimos quatro, é mau de mais para se poder compactuar com isto durante muito mais tempo...

2 comentários:

Kal EL disse...

O resto da equipa exibiu-se a um nível aceitável, é por isto que o Benfica nao vai ganhar nada!! Aceitavel?
NAO JOGAMOS NADA!! e nivelamos o Benfica por baixo .. o Benfica devia estar a lutar por Champions e arrasar pelo Campeonato , bastava ser competente e ter equipas competitivas, e o porto nem Jmarquesnem otarios falavam mais , mas o LFV é que fez com que o SLB se nivelasse ao nivel de um porco por baixo!! hipotecou o Penta e nem os resultados desastrosos na champions criou condiçoes para ter equipas para ganhar a clubes insolventes e falidos. Nao ver isto e achar que para o ano é que é , é nao amar e nao se revoltar com o que estão a fazer com o meu clube!! Se nao ganhas ao porto nestes anos que mesmo com arbitros perdeu imensos pontos , imagina quando tiverem Hulks e Falcoes novamente .
tirar o LFV ontem já é tarde!! ACORDEM CRL!!

joão carlos disse...

Até acho que as substituições foram bem feitas embora todas elas muito tardiamente é verdade que as primeiras não resultaram mas tinham tudo para resultar até porque como estávamos é que não poderíamos ficar com um jogador que defende mal e a passo e outro que estava já á muito condicionado pelo cartão que tinha e não conseguia parar o adversário e a equipa estava cada vez a recuar mais até porque o espectável é que acontecesse o mesmo sem essas alterações.
O que é impressionante é o tempo que tivemos em vantagem com eles a trem de arriscar e nós não conseguirmos tirar partido disso, mas também jogando com um jogador a menos a coisa fica mais difícil já que termos um ponta de lança que não segura uma bola e que não sabe jogar em contra ataque é o mesmo que jogar sem nenhum.
Mas ainda acreditam que se vão fazer análises se elas não foram feitas nas três últimas épocas em que muito tinha de ser analisado e que não se tirou dai nenhuma ilação não era agora que se ia fazer até porque o treinador já disse que nunca falha e que a culpa dele é que não é, alias a desculpa já todos sabemos qual é que anda a ser repetida até à exaustão, entretanto temos jogadores que só agora é que começam a produzir porque pelos visto só agora é que perceberam que em determinadas tácticas e em determinadas funções simplesmente não funcionam e não produzem mas para chegar só agora a essa conclusão nem sequer é preciso ser treinador nem ganhar o que ele ganha.