origem

segunda-feira, abril 19, 2021

Desastre

Perdemos no sábado na Luz frente ao Gil Vicente (1-2) e não só dissemos adeus definitivo às (parcas) hipóteses de ainda tentarmos o 1º lugar (a lagartada ganhou 1-0 em Faro e está agora a 12 pontos), como também colocámos o 2º muito difícil (o CRAC foi ganhar à Choupana também por 1-0). As coisas só não ficaram piores, porque o Braga empatou 0-0 em Vila do Conde e assim ainda ficou a dois pontos de nós.
 
Depois de sete vitórias consecutivas, sem golos sofridos, nada fazia prever o que se passou. Poderia ter sido daqueles jogos em que tivéssemos tido um azar enorme, com uma pressão asfixiante que não resultou em golos e o adversário ia lá uma vez e pronto. Mas não. Perdemos e perdemos bem, porque o Gil Vicente foi sempre melhor equipa do que nós. Dominou em muitos períodos da 1ª parte e jogou para ganhar. Com a boa experiência dos jogos passados, voltámos a apresentar o esquema de três centrais, mas os primeiros 45 minutos foram oferecidos ao adversário. De tal forma, que o Gil Vicente inaugurou o marcador aos 35’, através de um remate bem colocado de fora da área do Leautey. Quanto a nós, só no período de compensação(!) é que rematámos à baliza, ou melhor, ao lado da baliza, num cabeceamento mal dirigido do Waldschmidt.
 
Na 2ª parte, o Jesus desfez os três centrais, tirando o amarelado Lucas Veríssimo, e fez entrar o Everton. Logo na primeira jogada, o Everton, com o caminho livre à sua frente para correr pela esquerda, fez o habitual: travou e flectiu para o meio... Percebeu-se logo ao que vinha...! Melhorámos um pouco depois do intervalo (também melhor fora...), mas foi do Gil Vicente a primeira oportunidade, num remate rasteiro ao segundo poste, depois de um centro largo, que passou perto do alvo. Quanto aos nossos lances de perigo, os poucos que houve foram desperdiçados pelo Seferovic: uma recarga a rasar o poste, depois de um remate seu à meia-volta que tinha sido interceptado, um toque meio de calcanhar por cima, depois de o guarda-redes ter desviado um cruzamento, e, o pior de todos, um remate de pé esquerdo em excelente posição, sozinho na área, ao lado depois de um centro do Rafa na direita. Entretanto, já o Jesus tinha tirado o Taarabt, que está estava a ser dos melhores, para colocar o Pizzi, o que se revelou um grande erro (e eu sou absolutamente insuspeito para dizer isto) e o Waldschmidt para dar lugar ao Darwin, que, este sim, entrou bastante bem. O tempo ia decorrendo, nós não conseguíamos marcar e o Gil Vicente atacava menos, mas quando o fez aumentou a vantagem: aos 81’, numa boa jogada pela esquerda, o Lourency desfeiteou o Helton Leite, que não foi expedito a sair da baliza e acabou por ver a bola entrar pelo ângulo que ele supostamente deveria estar a proteger. Tantas loas pelos minutos sem sofrer golos e depois é isto... Ainda tivemos um assomo de dignidade e reduzimos a vantagem na única acção positiva do Pizzi, que fez um passe de 40 m a desmarcar o Rafa na direita, que rematou para defesa do guarda-redes, tendo a bola ressaltado no Vítor Carvalho e entrado na baliza. Só com um autogolo é que conseguíamos marcar... Até final, o entretanto entrado Pedrinho rematou ao lado de fora da área, quando poderia eventualmente ter continuado a jogada, e, mesmo no final da compensação, o Otamendi à entrada da área, depois de boa jogada de insistência do Darwin, rematou ao lado com o guarda-redes já batido.
 
Em termos individuais, não vou destacar ninguém, porque perder um jogo destes em casa frente ao Gil Vicente é mau demais para se poder ter alguma condescendência.
 
Resta-nos lutar para assegurar o 3º lugar e esperar que não nos saia um PAOK qualquer desta vida nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. E, claro, assegurar a conquista da Taça de Portugal. Independentemente de tudo, espero que no final, ao contrário da temporada passada, se faça um balanço para saber o que, de facto, correu mal. Porque, neste momento, o que está em dúvida é saber se esta temporada vai ser apenas má ou péssima.

3 comentários:

Nau disse...

Quem joga como jogaram na primeira parte não quer (nem merece) ganhar - foi o que me ocorreu enquanto via aquela miséria franciscana de jogo com que a nossa espécie de equipa nos estava a presentear. Nem um momento de pressão do adversário na saída do mesmo, nem um. Um jogo a passo, para o lado e para trás, em que se viciaram como dependentes de droga. Incapazes de penetrar pelo meio (mais que povoado) e de centrar bolas dos extremos. Incapazes de rematar de fora da área. Incapazes para criar perigo numa bola parada. O guarda-redes, quando foi necessário estar lá, não esteve.
Que raio de equipa é esta? Que raio de treinador é este? Sempre o mesmo sistema de jogo, que qualquer treinador adversário conhece de cor e salteado, e anula como quer. O basófias não tem mais para dar. Põe-se com aquela cara de desgraçadinho e não o vemos mudar um chavelho na porra de jogo que nos dá náuseas. Parece que há um complô interno (a juntar forças com o externo) para nos arreliar e fazer sofrer, e para deitar abaixo o nosso clube.
E pensar que estas vedetas de telenovela reles ganham o que ganham e têm as condições que têm. Querem compreensão e carinhos? Peçam-nos às avós.
É preciso mudar muita coisa, a começar pelo presidente, o principal culpado do descalabro a que assistimos, e pelo fanatismo de uns certos 62%.

Nau disse...

Não se fará balanço nenhum, SLB. O comandante da nau, que se assume como seu proprietário, continuará a navegar entre rochedos e visões. Que Deus nos valha ou dê forças e uma oportunidade para o afastarmos do nosso Sport Lisboa e Benfica. Pra bem longe.

joão carlos disse...

Inadmissível que num jogo em casa das poucas oportunidades que tivemos só uma foi na direção da baliza e mesmo assim só entrou porque foram eles que a introduziram lá porque nem isso conseguimos fazer porque de resto nem sequer na baliza acertamos para não falar que mais uma vez voltamos a dar uma parte de vantagem ao adversário que tem sido uma marca deste treinador este ano e que diz muito do trabalho que se tem feito, alias do que não se tem feito, mas depois a culpa agora também deve ter sido do vírus que voltou a atacar.
Mas num jogo em que perdemos e que jogamos francamente mal ter sido o melhor, melhor o menos mal, o capitação de equipa que por acaso é defesa central diz muito do que mal se jogou no lado oposto o guarda redes se eu acho que um guarda redes daquela envergadura deveria ter feito mais no primeiro lance, mas se calhar sou eu que sou muito exigente, no segundo ele é muito mal batido é que a bola poderia naquele lance ter entrado por todos os lados menos entre ele e o poste.
Só que ninguém vai fazer balanço nenhum se não o fizeram no passado se ainda não o fizeram agora com tantas evidencias de coisas erradas não o vão fazer no fim da época, até porque o treinador já disse que a culpa não é dele e ele nunca falha, é sempre de todos menos dele alias a escolha de campo neste jogo é de um amadorismo, que nem no tempo em que éramos amadores cometíamos, é que todos sabemos que jogos à tarde com sol tornam a baliza norte um problema para os guarda redes por acaso não foi por isso que sofremos mas poderia ter sido, mais nem sequer tiramos partido dessa possível vantagem se o guarda redes adversário lá estivesse.