origem

segunda-feira, janeiro 06, 2020

Lisonjeiro

Vencemos em Guimarães no sábado por 1-0, mas como o CRAC ganhou no WC ontem (2-1) ao fim de 10 anos, tudo se mantém igual na frente connosco quatro pontos à frente deles e com a lagartada agora a 16 pontos de distância.

O primeiro jogo depois da pausa de Natal é sempre complicado e, por isso, em muitos anos anteriores tem sido da Taça da Liga. Este ano o calendário determinou não só que fosse do campeonato, como ainda por cima uma ida a Guimarães. Os vitorianos fizeram boa figura na Liga Europa, têm um óptimo treinador (Ivo Vieira) e, portanto, esperava-se uma partida difícil. E confirmou-se: tirando a do CRAC, foi a mais complicada desta época. Marcámos aos 23’ na praticamente única oportunidade flagrante de golo que tivemos: jogada iniciada e concluída pelo Cervi, bola para o Chiquinho, este a abrir na direita no Pizzi, que centrou recuado para o argentino dominar e rematar rasteiro de pé direito, com o Douglas a dar a sensação de que podia ter feito mais, mas possivelmente a ter a visão tapada por um defesa. Até ao intervalo, limitámo-nos a ver o V. Guimarães jogar, que teve um trio de oportunidades, tendo-nos valido o Vlachodimos.

Quando se esperava que assentássemos o nosso jogo na 2ª parte e que o V. Guimarães abrandasse um pouco a pressão, só este segundo factor se verificou e mesmo assim só por volta dos 70’. Raramente conseguimos sair transição ofensiva, porque nos faltou alguma velocidade na frente e alguma exactidão no passe. Numa dessas poucas vezes, o Carlos Vinícius arrancou pela esquerda e rematou rasteiro para defesa com o pé do Douglas. Na nossa baliza, o V. Guimarães não teve tantas oportunidades como na 1ª parte, mas mesmo assim o Vlachodimos continuou a safar-nos, inclusive num lance em que foi ele próprio a largar uma bola fácil para depois fazer uma defesa por instinto que impossibilitou o empate. Com a aproximação do final da partida, o V. Guimarães abrandou o ritmo (também seria impossível aguentá-lo durante os 90’) e nós conseguimos controlar melhor, especialmente depois da entrada do Samaris a cerca de dez minutos do fim. Já em tempo de compensação, o Gabriel teve um livre de longe muito perigoso, com o Douglas a defender por cima da barra.

Em termos individuais, destaque para o Cervi pelo golo e pela ajuda defensiva que deu, para o Taarabt por ter enchido o campo todo e pelo Chiquinho, que não parou quieto um segundo. Ao invés, o Pizzi terá feito dos jogos menos conseguidos desta temporada, mas fica com mais uma assistência no currículo. Uma palavra final para o Vlachodimos, que nos garantiu os três pontos.

Conseguimos passar num sítio onde nem todos vão ganhar, sem fazermos uma grande exibição e até com alguma sorte. Se formos ao Marquês em Maio, este vai ser dos jogos que mais contribui para isso. Confesso que ontem estava com alguma esperança que a lagartada mostrasse que servia para alguma coisa, mas viu-se que não (aquele idiota do Vietto ainda vai ter que explicar como é que se falha dois golos daqueles de baliza aberta...). Paciência, mantemo-nos com os quatro pontos e seria importante que, quando fôssemos a Mordor daqui a cinco jornadas, ainda os conservássemos.

P.S. – Não percebo, sinceramente, como é que se acha que se favorece a equipa a deitar tochas para o relvado a meio de um jogo. Queria ver quem é que se responsabilizava se tivéssemos sofrido um golo nos minutos adicionais de compensação que houve por causa disso...

Sem comentários: