origem

domingo, janeiro 19, 2020

Rafa

Vencemos no WC por 2-0 na passada 6ª feira e, com a magnífica ajuda do Braga que foi ganhar a Mordor por 2-1, temos agora sete pontos de vantagem sobre o CRAC. Foi uma vitória que nos assenta bem, dado que fomos bastante superiores à lagartada na 1ª parte, sendo a 2ª mais equilibrada.

O Bruno Lage apresentou a equipa-tipo dos dias de hoje, mas o colocou o Weigl e Gabriel no meio-campo, com o Taarabt no banco. Com 16 pontos de vantagem sobre a lagartada, entrámos a todo o gás, possivelmente motivados pelo resultado em Mordor que tinha acabado de acontecer. O Cervi logo no segundo minuto teve uma boa oportunidade, mas a bola acertou no peito e na cara de um defensor contrário, depois de uma assistência do Carlos Vinícius, que já tinha passado pelo guarda-redes, Luís Maximiano. Pouco depois, foi o mesmo C. Vinícius a rematar por cima em boa posição e o Pizzi permitiu ao guardião contrário uma boa defesa num remate com o pé esquerdo. Todavia, a melhor ocasião do primeiro tempo foi da lagartada, num falhanço comprometedor do Ferro, que deixou o Rafael Camacho isolar-se e atirar ao poste já de ângulo difícil. Uma cabeçada do Gabriel num canto permitiu nova defesa ao Luís Maximiano, assim como do outro lado foi o Vlachodimos a rechaçar também uma cabeçada do Rafael Camacho. Até ao intervalo, o André Almeida teve duas ocasiões na sequência de bolas paradas, mas em ambas atirou ao lado.

Na 2ª parte, pareceu que acusámos o esforço de termos jogado há apenas três dias e baixámos muito o ritmo. A lagartada tentou vir para cima de nós, mas sem criar grandes oportunidades. Um remate do Doumbia defendido pelo Vlachodimos para canto terá sido a melhor oportunidade. A certa altura, pela forma como estávamos a jogar, parecíamos satisfeitos com o empate, mas a cerca de 15’ do fim entrou o Rafa para o lugar do Chiquinho e tudo mudou. Aos 80’, na sequência de um lançamento lateral, a bola vai para a área, há uma confusão de jogadores a tentar ficar com ela, até que sobra para o C. Vinícius que tenta furar, acabando por dar um toque para o lado para o Rafa que estava liberto e atirou rasteiro sem hipóteses para o guarda-redes. Foi o delírio na nossa bancada, mesmo apesar de o Sr. Hugo Miguel ter demorado três minutos(!) a validar o golo, porque esteve a ouvir o VAR Sr. Jorge Sousa tentar descobrir alguma ilegalidade. Infelizmente para eles não conseguiram. Como é natural, a lagartada acusou muito o golo e só chegou perto da nossa baliza num remate acrobático do Mathieu, que saiu muito por cima. Como as claques deles tinham-se entretido a atirar tochas para o relvado nos primeiros cinco minutos da 2ª parte, mais o VAR no nosso primeiro golo, mais as substituições, houve dez(!) minutos de tempo de compensação. A um minuto do final deste, acabámos definitivamente com as dúvidas com o 0-2 numa assistência do entretanto entrado Seferovic para o Rafa rematar de trivela num golão!

Em termos individuais, destaque óbvio para o Rafa, que já leva o que contar aos netos. Dois golos a dar a vitória no WC fica sempre bem no currículo. Gostei igualmente bastante do Rúben Dias, imperial no centro da defesa. Toda a equipa esforçou-se imenso, o Gabriel conseguiu controlar os ímpetos com um amarelo ainda na 1ª parte e só o Ferro me parece muito em baixo de forma, só não tendo mais uma vez comprometido porque o poste estava lá.

Acabamos a primeira volta com sete pontos de avanço para o segundo classificado (e 19 para a lagartada!). Sinceramente, não me lembro de alguma vez isto ter acontecido. No entanto, nunca é demais recordar (como já fizeram os nossos responsáveis) que no ano passado também tínhamos esta desvantagem pontual nesta altura e fomos campeões. Portanto, todo o cuidado é pouco. Mas lá que foi uma 6ª feira em cheio, lá isso foi!

1 comentário:

Adamastásio disse...

O VAR não necessitou de 3 minutos "apenas. Foram 4:25 (quatro minutos e vinte e cinco segundos), meu caro: a bola entrou aos 79:18 e o Hugo Macron autorizou o golo aos 83:43 ...
E a minha opinião sobre isto é a seguinte: não obstante ter vencido, o Benfica devia fazer um escarcéu do crl a respeito deste assunto! Porque ninguém pode razoavelmente duvidar que perderam este tempo a esquadrinhar todas as formas imaginárias e possíveis de anular um golo cuja limpeza é clara e sem espinhas. Mas como temos um departamento de comunicação de merda, e como ganhámos, "não faz mal". Siga para bingo.