origem

segunda-feira, janeiro 13, 2020

A ferros

Vencemos o Aves na passada 6ª feira por 2-1, mas como o CRAC também triunfou em Moreira de Cónegos (4-2) ficou tudo na mesma na frente no campeonato. Ao contrário do que seria expectável (estávamos a defrontar o último classificado), foi uma partida extremamente difícil em que aos 75’ estávamos a perder por 0-1 e só marcámos o golo da vitória aos 89’.

Com o amarelo forçado do Taarabt, estreou-se o Julian Weigl e o Gabriel avançou para a posição 8. Para além disso, o Lage também deu a titularidade ao Jota e Seferovic, em vez do Cervi e Carlos Vinícius, e o André Almeida regressou finalmente depois de lesão. Entrámos algo relaxados e isso custou-nos um golo sofrido aos 22’ pelo Mohammadi, depois de dar um nó cego ao Ferro. Aliás, nos dois últimos jogos, o Ferro foi batido naquele tipo de lance três vezes! Situação a rever com urgência. Reagimos como seria de esperar, mas aí entrou em cena a nossa tremenda falta de pontaria e também um Beunardeau, que deve ter feito das melhores exibições da carreira. Os primeiros 45’ revelaram que precisamos mesmo de encontrar uma alternativa ao C. Vinícius que dê algum rendimento, porque o Seferovic está numa fase muito má, em que simplesmente não consegue acertar na baliza num misto de falta de confiança e bastante aselhice. Por outro lado, o Jota continua a desperdiçar as oportunidades que lhe estão a ser dadas, ainda por cima no seu lugar de origem (na esquerda do ataque). Mesmo assim, poderíamos ter chegado ao intervalo já com o resultado virado, mas um defesa tirou em cima da linha uma bola picada pelo Pizzi e o guarda-redes fez bem a mancha ao Chiquinho noutra ocasião.

Na 2ª parte, entrou o C. Vinícius para o lugar do inoperante Jota e as coisas melhoraram um pouco. O Gabriel, que tinha estado péssimo, subiu bastante de produção, especialmente a partir da hora de jogo, quando recuou para 6 com a saída do Weigl para a entrada do Cervi. Continuávamos a criar oportunidades, o Aves mal passava do meio-campo, mas a bola teimava em não entrar. Ainda apanhámos um susto quando o André Almeida viu o cartão vermelho num carrinho, mas depois de consultar as imagens o Sr. Carlos Xistra reverteu a decisão para amarelo. Aos 76’, conseguimos finalmente a igualdade num penalty sobre o C. Vinícius, que o Pizzi bateu bem. O nosso forcing final resultou já no último minuto, com um centro do Cervi para a área, o C. Vinícius a ajeitar para o André Almeida rematar rasteiro perto da marca de penalty, com um defesa a desviar ligeiramente a bola desfeiteando o Beunardeau. Foi o delírio no estádio! Até final, conseguimos manter a vantagem, se bem que com um ou outro lance que poderia ter sido melhor defendido.

Em termos individuais, realce para o C. Vinícius que acaba por estar nos dois golos, embora não tenha marcado nenhum, para o André Almeida precisamente pelo golo da vitória, mas o melhor do Benfica terá mesmo sido o Rúben Dias, que não só esteve intransponível na defesa, como ainda foi lá à frente criar um par de oportunidades e isolar o Seferovic na 2ª parte, para um falhanço incrível do suíço só com o guarda-redes pela frente. A estreia do Weigl não foi má, percebe-se que o alemão tem óptimos pés e excelente qualidade de passe, resta saber se consegue ser igualmente um tampão no meio-campo.

Perder pontos contra o último classificado em casa não estava nos planos de ninguém, mas foi por pouco que não aconteceu. Vamos ao WC com os mesmo quatro pontos de vantagem e, seja qual for o resultado, sairemos de lá isolados no 1º lugar. Mas seria muito importante seguirmos neste rumo vitorioso, pelo menos até à ida a Mordor.

Sem comentários: