origem

quarta-feira, novembro 20, 2019

No Euro 2020

Vencemos na passada 5ª feira a Lituânia no Algarve por 6-0 e no domingo no Luxemburgo por 2-0, e estamos na fase final do Euro 2020. Foi uma qualificação mais complicada do que se previa, fruto de só termos vencido um de quatro jogos perante adversários directos.

A partida frente aos lituanos foi fácil demais, ou não fosse eles a pior equipa do grupo. O Cristiano Ronaldo aproveitou para fazer um hat-trick, com o Pizzi, Gonçalo Paciência e Bernardo Silva a marcar os restantes golos. Um penalty logo aos 7’ ajuda a desbloquear qualquer jogo e o adversário praticamente nem passou do meio-campo.

Três dias depois, no Luxemburgo, as coisas seriam mais complicadas. Os luxemburgueses estão longe de ser aquela selecção que sofria goleadas nos anos 80 (juntamente com Malta). Aliás, na 1ª parte tiveram até as melhores ocasiões para marcar, mas a eficácia esteve do nosso lado com uma abertura fabulosa do Bernardo Silva para o Bruno Fernandes dominar e rematar de primeira aos 39’, fazendo o primeiro golo. Num relvado em péssimo estado, marcar antes do intervalo ajudou imenso a acalmar a selecção nacional, que estava a fazer um jogo péssimo. Na 2ª parte, não demos tantas veleidades aos luxemburgueses, mas a exibição continuou muito medíocre. Aos 86’, lá marcámos o golo que selou a vitória, através do C. Ronaldo, depois de um remate do entretanto entrado Diogo Jota, que entraria na mesma sem o toque do capitão.

Como a nossa fase de qualificação não foi brilhante, iremos ficar no pote 3 no sorteio, o que pode levar a que fiquemos num grupo com Alemanha e França, por exemplo. Mas dia 30 de Novembro lá saberemos a nossa sorte. E temos sempre a jurisprudência de 2016, em que fomos campeões europeus a jogar muito pouco. Pode ser que se repita...

Sem comentários: