origem

domingo, agosto 11, 2019

Lisonjeiro

Goleámos o Paços de Ferreira na abertura do campeonato por 5-0 e, com a maravilhosa vitória do Gil Vicente sobre o CRAC, ficámos desde já com três pontos de vantagem em relação a eles. Utilizando um chavão comum, foi “melhor o resultado do que a exibição”. E o Bruno Lage deu a entender mais ou menos o mesmo na conferência de imprensa no final do jogo. Pode parecer despropositado dizer isto num 5-0, mas o que é facto é que já fizemos jogos mais brilhantes do que ontem.

Com a lesão do Gabriel (espero que nunca mais jogue frente aos lagartos, é a segunda lesão consecutiva frente a eles!), o Bruno Lage apostou na dupla de meio-campo que finalizou a época passada: Florentino e Samaris. O Paços de Ferreira surpreendeu-me, porque não se limitou a colocar o autocarro, saiu a jogar por várias vezes e conseguiu manietar o nosso jogo durante bastante tempo. Claro que para isso também houve a contribuição da pouca inspiração da maioria dos nossos jogadores e uma quantidade inusitada de passes errados. O Seferovic a falhar um desvio à boca da baliza logo no início, o Grimaldo a atirar a rasar a barra num canto à Camacho e um passe do Pizzi a ser interceptado antes de chegar a dois jogadores em excelente posição foram as oportunidades que tivemos, antes de inaugurar o marcador aos 26’ num golaço do Nuno Tavares: remate em arco de pé esquerdo, bem de fora-da-área e bola ao canto superior esquerdo da baliza do Ricardo Ribeiro. Cinco minutos depois, um defesa do Paços interceptou a bola com a mão na área e o Pizzi não perdoou no penalty, atirando rasteiro para o lado direito da baliza. Sem maravilhar, longe disso, ficámos de repente com uma vantagem de dois golos. Mas também a tivemos frente ao Belenenses na época passada e depois aconteceu o que aconteceu, pelo que não convinha baixar a guarda, até porque o Paços nunca desistiu, tendo inclusive marcado um golo, mas que foi anulado por fora-de-jogo. Em cima do intervalo e na sequência de um canto, o Samaris ficou em óptima posição, mas fez pontaria ao terceiro anel.

Com a palestra do Lage ao intervalo, esperava uma melhoria para a 2ª parte, mas tal não sucedeu logo no reinício. Mesmo assim, numa jogada de insistência, o Samaris voltou a ter só o Ricardo Ribeiro pela frente, mas este conseguiu parar o remate do grego. O Paços não conseguia criar muitas situações de perigo, mas nós também só chegávamos à baliza contrária através de contra-ataques. Num desses lances, o Seferovic falhou escandalosamente o terceiro golo ao rematar muito torto depois de desmarcado pelo Pizzi. Aos 65’, o jogo começou a perder o relativo equilíbrio que vinha tendo com o segundo amarelo ao Bernardo Martins, que agarrou o Nuno Tavares quando este partia para o contra-ataque. Logo a seguir, o Chiquinho entrou para o lugar do De Tomás e aos 70’ foi ele, depois de muito bem desmarcado pelo Nuno Tavares, a fazer a assistência para o Seferovic acabar de vez com as dúvidas. Cinco minutos depois, o marcador aumentou com o bis do Pizzi, num remate cruzado  rasteiro, depois de assistido pelo Nuno Tavares. A pouco mais de 10’ do final, entrou o Jota e estreou-se o Carlos Vinícius para os lugares do Rafa e Samaris, tendo o Chiquinho recuado para o meio-campo. O que eu mais gosto neste Benfica actual é este killer instinct: só se deixa de procurar o golo quando o árbitro apita para o final. Parecemos os tubarões: cheiramos um pouco de sangue e atacamos logo. Assim sendo, o Jota teve uma boa oportunidade de fazer o quinto, mas o guarda-redes defendeu o seu remate cruzado quase sem saber como. Acabou por ser o Carlos Vinícius a fazer o 5-0 na estreia pelo Benfica, apenas seis minutos depois de entrar em campo: cruzamento do Nuno Tavares aos 84’ e o possante brasileiro só teve que encostar. Até final, nada de mais relevante se passou.

O que dizer de um jogador que errou bastantes passes, não esteve tão inspirado quanto em jogos anteriores, mas marcou dois golos e fez o passe para outro? Que foi dos melhores em campo, claro! E é verdade que o Pizzi foi eleito o “homem do jogo”, mas para mim esse epíteto deveria ir para o Nuno Tavares: um golão, duas assistências e uma ‘pré-’assistência no segundo jogo oficial pelo Benfica, ainda para mais estando a alinhar fora da sua posição natural, é um feito que deve ser realçado. Os centrais Rúben Dias e Ferro estiveram imperiais, e o Florentino voltou a exibir-se em excelente plano, nomeadamente a roubar bolas aos adversários. Boa entrada no jogo do Chiquinho, com uma assistência, e menção honrosa igualmente para a estreia com golo do Carlos Vinícius.

Uma ‘manita’ para começar o campeonato é sempre bom, embora o Filó, treinador do Paços, tenha dito que eles jogaram bem (o que é verdade) e fizeram “um resultado igual ao Sporting”. No entanto, tal como disse o Lage no final, há que olhar não só para o resultado como para a exibição. E essa já foi melhor noutros jogos. Só que estamos com uma confiança tal que, mesmo não jogando uma maravilha, conseguimos dar cinco...!

P.S. – Aconteceu na semana passada na Supertaça e voltou a repetir-se ontem. O árbitro, neste caso o Sr. Manuel Oliveira, deu um minuto de compensação! UM minuto! Com seis substituições e uma assistência ao Grimaldo na 2ª parte, teriam de ser no mínimo quatro. Gostaria muito de saber se, quando houver um jogo em que estejamos a ganhar só por um golo, os árbitros também só vão dar um minuto de compensação... É que, como já li por aí, quero ver como será se o campeonato se decidir na diferença de golos...!

1 comentário:

Francisco Angelino disse...

Também acho que dar 1 min de compensação é ordinário. É cumprir as regras.
É duro, mas é assim.

Só uma nota:o Nuno fez dois passes para golo :)

Abraço benfiquista.
Francisco Angelino