origem

segunda-feira, agosto 19, 2019

Difícil

Vencemos no sábado o Belenenses SAD no Jamor (2-0) e continuamos na liderança do campeonato com seis pontos, na companhia do Famalicão. Tal como se esperava foi um jogo muito complicado, em que a nossa vitória foi justa embora só tenha sido definitivamente selada já depois dos 90’.

Perante um adversário que há três jogos não conseguíamos derrotar, entrámos bem na partida e o Seferovic falhou uma oportunidade praticamente de baliza aberta logo no início. O mesmo Seferovic também não atacou bem a bola de cabeça a um centro do Rafa, depois de este ter sido bem isolado pelo Pizzi, mas quando o nº 27 picou a bola sobre o guarda-redes, esta ficou curta num defesa. Outra grande ocasião foi desperdiçada pelo Raúl de Tomás, num remate em arco completamente à vontade à entrada na área, depois de uma assistência do Rafa. Tinha que ter ido à baliza! O Belenenses SAD não conseguia criar perigo, embora tenha mantido a posse de bola por alguns períodos, enquanto nós voltámos a ter uma boa ocasião já perto do intervalo, quando o Rafa rematou com um toque de calcanhar, em vez de dominar a bola e atirar em melhores condições dado que estava em boa posição. Em cima do intervalo, o Belenenses SAD teve a sua única oportunidade, mas porventura a melhor de todas, quando o Rúben Dias escorregou e o Kikas ficou isolado perante o Vlachodimos, tendo-nos valido a boa saída dos postes do grego a fazer a mancha.

A 2ª parte manteve as características da 1ª, connosco a empurrar o Belenenses SAD para o seu meio-campo. Aos 54’, o Rafa foi derrubado na área, mas nem o Sr. Fábio Veríssimo, nem o Sr. Carlos Xistra no VAR (agora com os papéis trocados, mas a dupla maravilha deste jogo, lembram-se?) vislumbraram qualquer falta... Aos 58’, conseguimos finalmente abrir o marcador: jogada pela esquerda entre o Grimaldo, Pizzi e Rafa, com este a encontrar um buraco no meio de quatro(!) defesas e a rematar em arco para o poste contrário, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes. Um golão! O Belenenses SAD conseguiu equilibrar o jogo a partir daqui, sem que nós revelássemos grande inspiração para tentar o segundo golo. Apesar disto, não houve grandes sobressaltos para o Vlachodimos, excepção feita a um lance aos 79’ em que o Nuno Tavares falhou escandalosamente um corte na pequena-área com o pé direito, mas felizmente o Nico Veléz contrário rematou ao lado.

O Chiquinho já tinha entrado para o lugar do Raúl de Tomás um pouco antes deste calafrio e teve participação directa no lance que marcou este jogo aos 83’, a melhor jogada do encontro que culminou com a bola na baliza: Pizzi, Grimaldo, Chiquinho e Seferovic trocaram a bola entre si praticamente ao primeiro toque (só os dois primeiros deram dois toques) e o nº 19 assistiu o suíço, que só teve que encostar. Infelizmente, o Sr. Carlos Xistra no VAR vislumbrou um fora-de-jogo de 30 cm(!), repito, 30 cm(!!), ao Seferovic no início da jogada, 15 segundos antes de a bola entrar na baliza! 15 segundos!! E rouba-se assim um golo depois de uma jogada magnífica! Vamos por partes: a bola é lançada para a frente e o Seferovic não chega a tocar-lhe, porque o defesa intercepta. Repito: não chega a tocar-lhe! Quer dizer, muitas vezes os defesas têm que fazer sprints atrás dos avançados, porque estes têm que tocar na bola para a bandeirola ser levantada (e obviamente o defesa só aí tem a certeza de que o fora-de-jogo é assinalado). Neste caso, nem foi preciso o Seferovic tocar na bola! Será por ser jogador do Benfica? Anulou-se um golo por um pretenso fora-de-jogo (meus amigos: marcar foras-de-jogo de 30 cm num campo com uma largura de mais do 60 m é ridículo. Ri-dí-cu-lo!), demorou-se uma eternidade a tomar esta decisão, já os adeptos e os jogadores tinham festejado, para quê?! Quem é que ganha com isto? É isto o futebol que queremos? Golos anulados por pretensos foras-de-jogo de 30 cm, 15 segundos antes de a bola entrar na baliza?! Aconselho vivamente a leitura deste belo texto do meu amigo Bakero, que subscrevo na totalidade! Acabem com esta aberração do VAR nestes moldes! Esta espera e este não poder festejar golos na plenitude vai acabar com o futebol!

Estava com algum receio que, depois desta fantochada do VAR, o Benfica se desconcentrasse, mas felizmente isso não aconteceu e marcámos mesmo o segundo golo já nos descontos (92’) pelo Pizzi num remate cruzado rasteiro, depois de nova iniciativa do Rafa pela esquerda, que desmarcou muito bem o nº 21. Em termos individuais, destaque novamente para esta dupla Rafa-Pizzi, não só pelos golos, mas porque o nosso melhor jogo atacante passa invariavelmente por eles. O Vlachodimos foi essencial naquele lance perto do intervalo que, a ter entrado, teria mudado certamente o jogo. O Nuno Tavares estava a fazer outra vez um bom jogo, mas aquela falha incrível poderia ter deitado tudo a perder. O de Tomás e o Seferovic fartaram-se de correr, mas não estão muito felizes na hora de rematar à baliza (e quando estão, o VAR anula por 30 cm...).

Iremos receber o CRAC para a semana com três pontos de vantagem perante eles. Temos uma excelente oportunidade para os colocar a seis. Não a desperdicemos, por favor!

Sem comentários: