origem

sábado, janeiro 19, 2019

Importante

Voltámos ontem a vencer em Guimarães pelo mesmo resultado (1-0) desta feita para o campeonato e mantivemos a distância de cinco pontos para o CRAC (ganhou 4-1 em Chaves). Foi um triunfo bastante difícil, como se esperava, onde tornámos a ter o mérito defender bem e aproveitar uma das poucas oportunidades de que usufruímos.

Com somente três dias de intervalo entre os jogos, o Bruno Lage efectou algumas alterações: o Rúben Dias (castigado), Fejsa (lesionado) e o Zivkovic e Seferovic (no banco) foram substituídos pelo Conti, Samaris, Cervi e, a maior surpresa de todas, Castillo, para além do já esperado regresso do Vlachodimos à baliza. O V. Guimarães entrou muito melhor do que na Taça e não nos concedeu tanto espaço nos minutos iniciais. Mesmo assim, ainda conseguimos criar perigo num remate à figura do João Félix, noutro bastante mais forte do Pizzi que o Douglas defendeu para canto e, principalmente, num lance em que um ressalto foi parar ao Castillo em excelente posição, mas um defesa cortou o seu remate, que saiu com menos força do que o desejável. Do lado contrário, dois remates de fora da área do André André e do Tozé (o primeiro por cima, o segundo defendido pelo Vlachodimos) criaram-nos problemas, mas foi já quase em cima do intervalo que o V. Guimarães teve a sua grande oportunidade, quando o Conti deixou que o Guedes se isolasse, valendo-nos a pouca colocação do remate para uma defesa não muito complicada do nosso guarda-redes.

Na 2ª parte, tivemos ainda mais dificuldades em chegar à área contrária, mas também fechámos bem a nossa. O Luís Castro falou no final do jogo sobre as oportunidades que tiveram, mas sinceramente só me lembro de um remate de fora da área do Rafa Soares que passou perto do poste. Quanto a nós, soubemos defender bem quando o V. Guimarães aumentou a pressão (mas, lá está, sem conseguir criar situações de golo) e melhorámos com a entrada do Rafa para o lugar do Pizzi. Aos 81’, o Gabriel rodou sobre si mesmo e desmarcou brilhantemente o André Almeida na direita, este entrou e o recém-entrado Seferovic só teve que encostar. Estava feito o 1-0 para nós já perto do final do jogo! O V. Guimarães sentiu muito o golo e nunca mais conseguiu aproximar-se da nossa baliza, mas nós poderíamos e deveríamos ter mantido mais a bola nos últimos minutos: tentámos ir à procura do segundo golo já nos descontos, o que levou a que o adversário tivesse depois mais posse de bola do que seria desejável.

Em termos individuais e à semelhança do que aconteceu na Taça (e que eu me esqueci de referir no post), o Gabriel foi o melhor do Benfica: muita cabeça e muito critério na definição dos lances a meio-campo e a soberba abertura para o André Almeida que deveria contar como assistência para golo. O nosso defesa-direito tem algumas limitações, mas já tem seis assistências para golo. Não é para todos…! O Fejsa fez falta no meio-campo, embora o Samaris não tenha estado mal, considerando que é o seu primeiro jogo a titular no campeonato. Quando aos novos, o Castillo poderia ter estado melhor, embora se note a falta de ritmo, e o Conti definitivamente não me convence: cortes deficientes para zona de remate adversária, muito mal batido no lance do Guedes na 1ª parte e, noutro lance sob a esquerda na 2ª, falhou clamorosamente o corte, deixando que o adversário ficasse livre para centrar. O Rafa entrou muitíssimo bem, nomeadamente ajudando na defesa e torna-se desde já um sério candidato à titularidade. Menção final para o Seferovic, que estava no lugar certo para fazer o golo.

Passámos com distinção esta dupla jornada em Guimarães. Segue-se o CRAC para a final four da Taça de Liga e veremos como a equipa vai reagir a mais um teste muito difícil. Mas não posso deixar de dizer que finalmente tenho gozo em ver o Benfica jogar esta época: mesmo quando não há nota artística, a maneira como sabemos estar em campo e o que fazer em cada momento do jogo não pode deixar de nos satisfazer.

P.S. – O Sr. Tiago Martins fez das arbitragens mais miseráveis dos últimos tempos: não há falta nenhuma do Jardel sobre o guarda-redes na 1ª parte, o fora-de-jogo ao Cervi é um autêntico roubo de igreja, ficava dois para dois com o Seferovic isolado na área (é que nem se deixou decorrer o lance para depois o VAR decidir) e o amarelo ao André Almeida (para ele ficar tapado), depois de protestar com o André André por este o ter pisado, é uma vergonha! Isto tudo ainda valoriza mais a nossa vitória.

1 comentário:

moreira disse...

,,,,,o treinador está a fazer o seu trabalho, os jogadores também estão a fazer o seu trabalho só falta o Sr. Presidente fazer o SEU TRABALHO, que será reforçar a equipa onde ela está mais necessitada.Será preciso aparecer uma LUZ????