origem

sábado, janeiro 05, 2019

Apagou-se


Benfica oficializa saída de Rui Vitória 

E, pronto, o previsível aconteceu na passada 5ª feira: uma decisão sem sustentabilidade racional, baseada só na emoção, feeling, chame-se o que quiser, só podia dar no que deu. Pouco mais de um mês depois de o presidente do Benfica ter dito que viu a luz, quando todos nós víamos tudo negro, deu finalmente o braço a torcer e dispensou o treinador. Perdeu-se tempo e perdeu-se mais três pontos para o 1º classificado, com este adiamento do inevitável. Estamos agora a sete pontos da liderança com uma 2ª volta muitíssimo difícil. Foi uma incompreensível bazucada no pé.

Nesta altura, resta agradecer ao Rui Vitória pelos seis títulos que nos ajudou a ganhar, em especial o tri e o tetra. Isso é o que ficará na história e é muito bom. Seja por mérito próprio, seja porque aproveitou o trabalho anterior, o que é certo é que o seu nome fica ligado aos troféus conquistados. Esta última época e meia, onde tudo correu mal, acaba por manchar um pouco o seu percurso e o facto de não ter sabido sair a tempo também não abona a seu favor. A qualidade do futebol produzido pela equipa vinha degradando-se a olhos vistos, mas daqui a uns anos lembrar-nos-emos essencialmente dos títulos. Capítulo fechado.

Quando ao futuro, ainda antes do primeiro jogo sem o Rui Vitória, manifesto já a minha opinião: eu confirmaria o Bruno Lage como treinador até final da época e depois logo se via como as coisas correriam. Se é para apostar na formação do Seixal, porque não um treinador que vem de lá? E que está bem referenciado por quem o conhece? E que colocou a equipa B, que no ano passado estava a lutar para não descer, a jogar bom futebol e nos primeiros lugares? O campeonato está praticamente perdido, mas ainda estamos em três outras competições. Ainda há muito para ganhar esta época. O plantel é bom e só falta quem consiga tirar rendimento dele. A comparação pode ser injusta e longe de mim estar a colocar pressão no Bruno Lage, mas o Zidane veio do Castilla e também era para ser interino, e o Guardiola veio do Barça B. Depois dos erros sucessivos nesta época na gestão da questão do treinador, sinceramente eu não mudaria mais até final.

Sem comentários: