origem

quarta-feira, setembro 07, 2016

Suíça - 2 - Portugal - 0

Depois da brilhante vitória no Euro 2016, entrámos mal na qualificação para o Mundial da Rússia de 2018 ao perder em Basileia com a Suíça por 0-2. Já se sabia que ia ser uma partida difícil, não só porque o Cristiano Ronaldo ainda não recuperou da trancada do Payet na final de Paris, como pelo facto de a Suíça só não nos ter defrontado nos quartos-de-final do Euro, porque perdeu com a Polónia nos penalties, sendo portanto uma boa equipa.

Ainda assim, entrámos bem na partida, com duas boas ocasiões pelo Eder e Bernardo Silva, mas em sete minutos (23’ e 30’) atirámos tudo ao ar ao sofrer dois golos perfeitamente evitáveis. Ao ver-se com dois golos de vantagem, os helvéticos fecharam-se bem e nós tivemos muito poucas ocasiões claras, com excepção de um cabeceamento do Nani ao poste já nos 10’ finais.

O Raphael Guerreiro terá sido dos melhorzitos, com o William Carvalho no polo oposto. Aliás, muito gostava eu que me explicassem o que é que se vê nele... Já no Euro achei o Danilo muito melhor, com bastante mais velocidade e poder de desarme, mas ontem o William Carvalho foi simplesmente ridículo: jogou parado e sentado durante os primeiros 45’ (revejam a movimentação dele no segundo golo da Suíça se quiserem rir-se um pouco).

Como neste apuramento só o primeiro classificado é que se qualifica directamente para o Mundial, as coisas ficam complicadas logo à partida. Teremos de ganhar cá por 3-0 para termos vantagem no confronto directo. O que nos valeu foi que a Hungria empatou a zero nas Ilhas Faroé, pelo que poderemos ter alguma vantagem para um possível play-off dos segundos lugares.

Sem comentários: