origem

quinta-feira, abril 14, 2016

Grandes

Empatámos com o Bayern (2-2) e a nossa brilhante participação deste ano na Champions terminou nos quartos-de-final. Foi um jogo muito intenso em que, com um bocadinho de sorte, até poderíamos ter ganho. Para quem desejava duas goleadas germânicas, ver o Benfica ser eliminado apenas por um golo, com uma derrota e um empate, constitui certamente uma desilusão. A mim, esta eliminatória encheu-me de orgulho.

A minha vida sem o Benfica não fazia sentido. Não obstante isto, eu não sou cego. Sei perfeitamente ver que um qualquer Paulo Almeida não se torna o melhor trinco do mundo, só porque tem a nossa camisola vestida. Serve este preâmbulo para dizer que, se já se sabia que eliminar o Bayern seria tremendamente difícil, entrarmos no jogo da 2ª mão sem os nossos três melhores jogadores (Gaitán e Mitroglou lesionados, e Jonas castigados) tornava a tarefa praticamente impossível. Aliás, até acho que seria da mais elementar justiça entregarem-nos já a taça caso isso acontecesse. Portanto, sentei-me bastante calmo no meu lugar e com vontade de desfrutar do jogo. O Rui Vitória não tinha muitas opções e apostou no Salvio, Carcela e Jiménez para o ataque. O jogo foi o que se esperava: o Bayern roça a perfeição no aspecto da circulação de bola. A percentagem de passes bem sucedidos de flanco a outro é absolutamente inacreditável. No entanto e à semelhança de Munique, nós defendemos muito bem. Tivemos um livre perigoso pelo Eliseu logo no início, mas o remate desviou na barreira para canto e os alemães tiveram um desvio do Muller depois de um cruzamento que passou ao lado da baliza. Ou seja, não houve assim grandes ocasiões de perigo até aos 27’, quando o Eliseu fez a melhor assistência da sua carreira num centro largo para área e o Jiménez se antecipou ao Neuer, batendo outros dois defesas pelo caminho. Igualávamos a eliminatória e as fundações do estádio portaram-se muito bem perante o vulcão que explodiu! Logo a seguir, o mesmo Jiménez não contou com um falhanço de um defesa e rematou já em dificuldades, quando estava em óptima posição para fazer o segundo golo, depois de um centro rasteiro do Salvio. Teria sido fantástico fazer dois golos de rajada…! Ao ver-se em desvantagem, o Bayern desconcentrou-se nos minutos seguintes e o futebol matemático não saiu tão perfeito. Sonhámos durante 11’, porque aos 38’ o Arturo Vidal, num fabuloso remate de primeira de fora da área depois de um centro tenso do Lahm, que o Ederson aliviou, voltou a empatar a partida e a colocar os bávaros bem na frente da eliminatória. Foi uma pena não termos conseguido chegar ao intervalo em vantagem.

Na 2ª parte, os alemães continuaram com a sua pornográfica posse de bola a roçar os 70% e aos 52’ deram a machadada final na decisão ao fazer o 1-2 pelo Muller, num desvio depois de uma assistência de cabeça do Javi Martínez na sequência de um canto. A partir daqui, esperei que a nossa equipa não se desconcentrasse na tentativa de pelo menos não perder a partida. Entretanto, o Rui Vitória fez entrar o Gonçalo Guedes para o lugar do apagadíssimo Pizzi, mas os alemães continuavam a pressionar e, não fosse uma saída fantástica do Ederson aos pés de um adversário e o poste que defendeu o remate do Douglas Costa, o jogo teria ficado decidido. O Talisca também entrou para o lugar do Salvio e aos 76’ teve um livre à entrada da área mesmo à sua medida: o Gonçalo Guedes escapou-se à defesa do Bayern e foi derrubado pelo Javi Martínez, num lance em que o sr. Björn Kuipers bem poderia ter mostrado o vermelho. O brasileiro concentrou-se na marcação e fez um golão! Pouco depois, o mesmo Talisca noutro livre fez a bola passar muito perto do poste. E na última jogada do encontro, o Jovic (que tinha substituído o Eliseu) não conseguiu dominar na perfeição um passe do Talisca, mas mesmo assim rematou para defesa do Neuer. Teria sido lindo acabar o jogo com o golo da vitória…!

Em termos individuais, destaque principal para o Jiménez e o André Almeida. O mexicano foi durante largos minutos o nosso melhor jogador, com a mais-valia de ter marcado um golo e o defesa-direito voltou a estar muito bem com o Ribéry pela frente. O Ederson teve uma exibição quase perfeita, só com o senão de um lance em que ia dando um frango descomunal perante um remate do Vidal com 1-2 no marcador. Os centrais, Lindelof e Jardel, mostraram-se novamente muito seguros e mesmo o Eliseu viu a sua exibição coroada com a assistência para o primeiro golo. No meio-campo, o Fejsa teve a importância habitual e o Renato Sanches impressiona pela forma como parece que defronta monstros do futebol europeu há imenso tempo… O Salvio ainda está longe de forma que o notabilizou, mas mesmo assim esteve muito melhor do que o Carcela e o Pizzi, que passaram ao lado do jogo. O Gonçalo Guedes e o Talisca entraram muito bem, e bastaria ter um só neurónio para o brasileiro ser um grande jogador…! É que qualidade técnica não lhe falta e tem a grande vantagem de rematar muito bem. O Jovic teria uma estreia épica na Champions, caso aquela bola tivesse entrado…

A enorme ovação com que o público brindou a equipa no final da partida deu bem mostra do grau de satisfação com que saímos do estádio. Sem os três principais jogadores, enfrentámos o colosso alemão de frente e mostrámos que somos, de facto, muito grandes. Enquanto outros no passado, apesar de terem ganho um jogo, foram de tal forma humilhados depois que essa vitória não ficou na história, nós tivemos uma prestação muito digna e a alegria com que os alemães festejaram o apuramento diz bem da dificuldade que sentiram. Olhando para os números a frio, fomos eliminados por um golo… Um golo! Agora, é descansar bem e aproveitar esta embalagem para assegurar o 35. É que tanto quem está lá dentro, como nós cá fora, merecemos! (E, principalmente, quem está a conseguir inacreditavelmente suplantar o nível de nojeira que era típico de um clube mais a norte é que não merece mesmo!)

Sem comentários: