origem

segunda-feira, fevereiro 01, 2016

Dominador

Voltámos a vencer o Moreirense em Moreira de Cónegos (4-1) e ficou tudo igual na classificação, porque os outros dois também já tinham ganho. Foi uma exibição convincente e um resultado em conformidade, que constituiu a nossa 11ª vitória nos últimos 12 jogos e a 12ª vitória nas últimas 13 jornadas do campeonato. Números impressionantes que, volto a repetir, nunca esperei que conseguíssemos atingir esta época.

Tempos houve (e não foi assim há tanto) em que dois jogos seguidos contra a mesma equipa significava que um deles corria inevitavelmente mal. Ou por falta de concentração, se porventura tivéssemos ganho o primeiro, ou por ser em competições diferentes, muitas vezes não conseguíamos ganhar os dois. Daí que, como sou pessimista por natureza, estivesse com bastante medo desta partida. Felizmente, o Benfica entrou em campo de uma maneira que anulou logo os meus (infundados) temores: estávamos ali para ganhar. Remetemos o Moreirense ao seu meio-campo e inaugurámos o marcador aos 16’ depois de um magnífico centro do Pizzi e uma não menos bela cabeçada do Jonas. Depois disso, houve uma natural reacção do adversário, mas sem nunca colocar verdadeiramente em perigo a nossa baliza. Verdade seja dita que nós também não tivemos grandes oportunidades até que o Renato Sanches fez uma abertura fabulosa na esquerda, o Eliseu ainda conseguiu cruzar em esforço e o Mitroglou, de primeira, fez o 0-2 aos 43’. Um golão!

O Moreirense entrou mais afoito na 2ª parte, mas nós conseguimos defender bem e não os deixámos chegar com perigo à nossa área. Cerca dos 60’, o Lisandro López lesionou-se e estreou-se o Lindelof no campeonato. Pouco depois de entrar, o sr. Manuel Oliveira (ainda bem que não se escreve com ‘o’ nem tem um ‘de’, porque seria péssimo se esta figura tivesse o mesmo nome de um mestre) aproveitou uma falta sua para amarelar os nossos dois centrais. Já se tinha percebido na 1ª parte que este árbitro tinha um crédito, digamos, largo: a certa altura havia uma falta para o Moreirense e cinco(!) para nós. Portanto, estava na altura de metermos o terceiro e acabar com as dúvidas. E assim aconteceu aos 68’, numa óptima combinação entre o Pizzi e o Jonas, com o brasileiro a fazer o seu 21º golo em 20 jornadas. Impressionante! O jogo estava decidido, mas nós continuávamos a jogar como se estivesse 0-0. Grande atitude dos jogadores do Benfica! Foi sem surpresa que chegámos ao quarto golo pelo Gaitán, depois de uma jogada de entendimento com o Jonas. Infelizmente, e à semelhança do encontro frente ao Arouca, o último lance do jogo foi o golo do adversário, outra vez do Iuri Medeiros (como na Taça da Liga).

Em termos individuais, inevitável destaque para o Jonas, com dois golos e uma assistência. Desde que chegou ao Benfica, fez 53 golos em 64 jogos, uma média de 0,83 golos/jogo! Nunca é demais enfatizar: obrigado, Valência! O Pizzi continua num nível muito alto, com duas assistências. Merece igualmente destaque a jogada do segundo golo, em que foi tudo bem feito: abertura, centro e remate. Como ponto negativo, a lesão do Lisandro, que esperemos não seja grave, porque, com a agravante de o Luisão estar ainda de fora, seria péssimo que enfrentássemos os jogos decisivos que aí vêm com o quarto central a titular (sem desprimor para o Lindelof).

Estamos indiscutivelmente na melhor fase da época e só espero que ambos os finais (da fase e da época, bem entendido) sejam simultâneos. Avizinham-se jogos decisivos perante adversários muito complicados e veremos como a equipa os vai encarar. Neste momento, uma coisa é certa: a esperança voltou.

Sem comentários: