origem

sábado, fevereiro 06, 2016

Demolidor

Vencemos o Belenenses no Restelo por 5-0 e estamos provisoriamente no comando do campeonato, porque a lagartada só joga na próxima 2ª feira. Nem sempre um resultado destes explica tudo, mas não é esse o caso aqui. Explica mesmo tudo! Foi uma óptima exibição, especialmente na 2ª parte e a continuação da demonstração de força dos últimos tempos.

Voltámos a entrar muito bem na partida e o Gaitán falhou um golo incrível logo no 1’, com um remate de pé esquerdo ao lado quando estava de frente para a baliza. Pouco depois, o Jonas transformou um chapéu num passe ao guarda-redes, quando este lhe colocou a bola nos pés. O Belenenses não utilizava o autocarro, mas também não conseguia criar-nos perigo. Um grande remate do André Almeida de fora da área e outro do Jonas, que deveria ter tido melhor direcção, foram mais duas oportunidades que surgiram antes de o Mitroglou inaugurar o marcador aos 41’: arrancada impressionante do Renato Sanches, a levar tudo e todos à frente com ele, desmarcação do Pizzi à direita, excelente centro, bom cabeceamento do grego e grande frango do Ventura ao deixar a bola escapar para dentro da baliza. Como disse o Jardel no final, era muito importante marcar antes do intervalo.

Na 2ª parte, voltámos a ter uma boa oportunidade logo no 1’, mas o guarda-redes defendeu o remate do Pizzi. Nos minutos seguintes, perdemos inexplicavelmente a concentração e o Jardel teve uma falha comprometedora que obrigou o Júlio César a driblar um adversário com a cabeça! Pouco depois, um remate do Miguel Rosa saiu perto do poste, mas aos 53’ o jogo começava a pender para o nosso lado, com um golão do Jonas: passe do Gaitán a desmarcá-lo, finta com o corpo e troca de pés a um defesa, e remate em arco com o pé direito. Logo na jogada seguinte, um adversário em fora-de-jogo consegue isolar-se, mas mais uma vez o Júlio César foi imperador ao defender para canto. Aos 58’, resolvíamos a partida com o 0-3 pelo Mitroglou, depois de uma jogada do Renato Sanches pela esquerda, centro para belo domínio do Pizzi no lado contrário e assistência para o meio da pequena-área, onde o grego só teve que encostar. Dois minutos depois, na única falha do Lindelof em toda a partida, o Miguel Rosa falhou o desvio por pouco, e alguns minutos volvidos o Júlio César faz a defesa do ano num livre do Carlos Martins quase em cima da linha da área: remate poderosíssimo que o nosso guarda-redes defendeu e, não contente com isso, ainda defendeu a recarga (foi assinalado fora-de-jogo, mas só a posteriori). O Belenenses não se dava por vencido e só um quarto golo é que me tranquilizaria de vez. O mesmo surgiu aos 76’ num hat-trick do Mitroglou que, depois de ser isolado pelo Gaitán, não fez como o Jiménez (por quatro vezes) e conseguiu marcar só com o guarda-redes pela frente. Uma das coisas que mais admiro neste Benfica é jogar quase a totalidade dos 90’ como se estivesse sempre 0-0. Foi o que voltou a acontecer, com a equipa a tentar jogar para o Jonas marcar mais. O brasileiro falhou uma recepção relativamente fácil que poderia ter proporcionado o seu bis um pouco mais cedo do que veio a acontecer: aos 88’, boa jogada na direita do entretanto entrado Carcela e assistência para o centro da área para o Jonas fazer o seu 23º golo em 21 jogos no campeonato.

Em termos individuais, destaque óbvio para a dupla goleadora: o Mitroglou fez o seu 11º golo no campeonato e participa cada vez melhor no nosso jogo atacante (é óptimo a reter a bola, por exemplo) e quanto ao Jonas, bom, já não há palavras. Como disse um amigo meu, quem o dispensou do Valência merecia ser preso, mas receber uma águia de ouro primeiro! Grande joga também do Renato Sanches, um autêntico tractor no meio-campo. O Pizzi, não estando tanto em evidência como noutros jogos, fez duas assistências! Fundamental nesta magnífica vitória foi também o imperador Júlio César com três intervenções decisivas. Menção honrosa para o Lindelof, que só teve uma falha no seu jogo de estreia a titular, tendo-se apresentado bastante concentrado.

À luz do que se passou na pré-época e durante parte da temporada, eu nunca esperei que conseguíssemos atingir este nível exibicional. Estou muito agradavelmente surpreendido e é com enorme expectativa que aguardo os próximos, e decisivos, jogos que vão surgir nas próximas semanas.

Sem comentários: