origem

segunda-feira, outubro 06, 2014

Enganador

Vencemos o Arouca por 4-0 e mantivemos a vantagem na Liga. Quem olhar para o resultado sem ter visto o jogo, pensará certamente que tivemos uma partida fácil. Mas bastará olhar para o minuto do primeiro golo (75’) para se perceber que sofremos bastante na Luz.

Não entrámos nada bem na partida. Sem o Enzo Pérez, que nem no banco ficou (consequências de Leverkusen), a equipa entrou muito apática, com falta de dinâmica, perante um Arouca que me surpreendeu, pois esteve longe de só vir defender. Aliás, o Artur foi absolutamente essencial até ao intervalo para manter o nulo (tal como referiu o Jesus no final), ao efectuar pelo menos três brilhantes defesas. Quanto a nós, foram os remates do Talisca e pouco mais. Convém acrescentar que o guarda-redes do Arouca, o Goicoechea, também se fartou de defender. Perto do intervalo, o Lima lesionou-se o que permitiu a estreia do Jonas.

No início da 2ª parte, houve poucas alterações no desenrolar do jogo. O Arouca continuava muito bem organizado e teve novamente uma grande oportunidade, mas o remate saiu felizmente ao lado. O Sr. Hugo Miguel lá continuava a tentar irritar os nossos jogadores e perdoou escandalosamente o segundo amarelo ao Bruno Amaro. O Pedro Emanuel, que não é parvo nenhum, tirou-o logo a seguir. Nós começámos a carregar com mais força e o Lisandro López (outra estreia) atirou de cabeça ao poste, tendo o Jonas falhado a recarga. Até que a 15’ do fim, o Talisca arrancou de meio-campo, tabelou muito bem com o Derley e finalizou de pé direito só com o guarda-redes pela frente. Foi uma explosão de alegria no estádio e teve-se a sensação que a partir daqui as coisas só podiam melhorar. O Arouca foi completamente abaixo e marcámos mais três golos: grande jogada do Salvio e concretização do Derley (que ia falhando, já que a bola ainda bateu no poste…!), e duas óptimas iniciativas do Ola John pela esquerda, com centros para o Salvio (de cabeça) e o Jonas marcarem. Foi um resultado muito pesado para o Arouca, mas a justeza da nossa vitória é indiscutível.

Em termos individuais, gostei bastante do Derley que, apesar de um pouco trapalhão, é muito esforçado e ficou com um golo e uma assistência para o seu currículo, do Talisca (já é o melhor marcador do campeonato e mesmo os remates da 1ª parte, foram todos à baliza) e do Ola John, que parece com vontade de regressar aos bons velhos tempos. Depois de uma 1ª parte onde terá acusado a paragem de quatro meses, o Lisando López subiu bastante na 2ª e aparenta mais classe do que o Jardel. Palavra imprescindível também para o Artur, sem o qual teríamos chegado a perder ao intervalo, e uma referência para o Jonas, ainda naturalmente longe da melhor forma física, mas com um toque de bola que não engana.

Confesso que cheguei a ver isto muito mal parado: o Arouca não usou o autocarro, nem fez antijogo e nós estávamos a certa altura sem o Enzo Pérez, Gaitán e Lima. Felizmente, temos o Talisca e por enquanto isso vai bastando. Estes jogos depois das competições europeias são regra geral muito complicados e na nossa capacidade de resposta vai estar uma das chaves para o campeonato. A Liga vai parar agora para as selecções e depois Taça de Portugal, mas quando regressar vamos ter uma difícil saída a Braga que, lá está, será depois do decisivo jogo no Mónaco. Veremos o que acontecerá, mas nunca é demais repetir que era muito importante no mínimo manter esta vantagem até à ida a Mordor.

Sem comentários: