origem

domingo, fevereiro 02, 2014

Furioso

Empatámos em Barcelos (1-1) frente ao Gil Vicente e desperdiçámos uma oportunidade de ouro de colocar o CRAC a seis pontos de distância (perdeu 1-0 no Marítimo). Assim, ficamos com quatro de vantagem, o que não só sabe a pouco, como também poderemos vir a ter a companhia dos lagartos caso ganhem à Académica.

Se há coisa que me tira do sério é o Benfica não aproveitar as abébias dos rivais já sabendo delas! Por isso, este é um post conscientemente escrito a quente e com bastante raiva. É certo que o relvado estava complicado por causa da chuva que tinha caído, mas isso não era razão para oferecer a 1ª parte ao adversário. O Rodrigo, em óptima posição, atrapalhou-se na lama na altura do remate e um pontapé de longe do Siqueira foram as únicas oportunidades reais que tivemos.

Na 2ª parte, entrámos muito melhor e o Rodrigo poderia ter marcado num lance em que é claramente agarrado por um adversário. Mesmo assim deveria ter feito o golo, já que chegou a tocar na bola. Aos 58’, acontece o momento decisivo da partida: já depois de ter visto (mal) um amarelo por pretensa simulação, o Siqueira empurra um adversário que se escapava pela linha. Resultado? Segundo amarelo e expulsão. Todavia, quatro minutos depois um jogador do Gil Vicente dá um pontapé nas costas do Gaitán em plena área. Penalty muito bem marcado pelo Lima e colocávamo-nos na frente. Mesmo com menos um jogador, pensei que conseguíssemos manter a vantagem, até porque o Gil Vicente raramente criava perigo. No entanto, o Jesus demorou muito a reorganizar a defesa (e acabou por não o fazer), que passou a ter o Gaitán como lateral-esquerdo. Aos 73’, caiu-nos um balde gélido em cima: na sequência de um canto, remate de primeira de fora da área, o Oblak chega a tempo, mas defende para dentro da baliza. Primeiro golo sofrido pelo guardião esloveno e no limite de ser um frango. O Jesus lá se decidiu mexer na equipa e colocou o Cardozo e Ivan Cavaleiro. O paraguaio teve uma grande oportunidade num canto, mas o guarda-redes defendeu com a perna! Já na compensação, e depois de ter perdoado o segundo amarelo a um central, o Sr. Bruno Paixão assinala penalty por pretensa falta sobre o Djuricic. Para mim, é muito simples: não acho que seja penalty nenhum, mas se seguirmos a lógica de apitar a tudo (como o Sr. Bruno Paixão fez ao longo da partida), é natural que o tenha assinalado. No entanto, a fazer lembrar Setúbal no ano em que fomos campeões, o Cardozo falhou, porque rematou rasteiro e quase ao meio da baliza. Poderia (e deveria) ter feito muito melhor. Aliás, nem deveria ter sido ele a marcar, mas sim o Lima!

Em termos individuais, gostei do Gaitán e do Fejsa. O Markovic fez boas arrancadas e não concordei com a sua substituição. Não percebo porque é que o Jesus não indicou o Lima para marcar o penalty. Tinha marcado bem o primeiro, estava já quente e dentro do jogo, e não vinha de uma lesão de 3 meses. Foi um grande estupidez e que nos custou dois preciosos pontos. Assim como a inexplicável demora do Jesus a reequilibrar a equipa depois do golo, que acabou por não acontecer (a jogar com dois avançados, depois de marcar mandaria a prudência substituir um deles). O Oblak também não ajudou, antes pelo contrário (o remate não é muito colocado e é mais que defensável), mas ainda tem créditos para gastar. Finalmente, o Siqueira: já não é a primeira vez que faz isto (em Guimarães valeu-nos a complacência do árbitro) e o grande culpado da perda de pontos também é muito ele. Entre o que ele fez e o que fez o Carlos Martins no jogo contra o Estoril no ano passado, a diferença é quase nula. Por isso, se fosse eu a mandar, o lateral-esquerdo ir-lhe-ia fazer companhia. Não se pode dar este género de vantagem ao adversário num altura em que ainda estava 0-0 e nós a pressioná-lo.

Na 4ª feira, teremos um encontro muito importante para continuarmos na Taça de Portugal. Iremos a Penafiel e convém só começarmos a pensar na partida frente à lagartada depois disso. Não esquecer que a Taça de Portugal é um dos grandes objectivos da época. Se não oferecermos a 1ª parte ao adversário e não nos fizermos expulsar por idiotices, estaremos mais próximos de o conseguir.

2 comentários:

Rfa disse...

O problema continua la todo. Falta instint killer. Quando chega a hora de nao falhar, falhamos sempre. Os macaquinhos no sotao esta la todos. Mandem o psicologo para a rua.

eagle01 disse...

Meu caro, agora imagine que você é um adepto do SCP e tenha desaproveitado a derrota do FCP e o empate do Benfica?

Pois é. AO ler o RECORD percebi que eles andam todos contentes. Porque afinal, o deslize nem, provocou piores danos devido ao empate do Benfica e derrota do FCP...

O copo está sempre meio cheio, ou meio vazio... depende de nós...