origem

segunda-feira, dezembro 16, 2013

Espelho da época

Vencemos o Olhanense no Estádio do Algarve (3-2) e mantivemos a distância de dois pontos para o 1º lugar da lagartada. Foi mais uma partida que exemplifica bem o que tem sido a nossa temporada até agora: perante uma equipa notoriamente mais fraca (e que nunca tinha marcado mais de um golo nas 12 jornadas anteriores!), continuamos a fazer ofertas na defesa que nos impedem de ter um jogo descansado até final.

Logo aos 7’ foi o Sílvio a fazer um mau passe que originou a jogada do 1º golo do Olhanense. Reagimos bem e empatámos aos 19’ num bom centro do Gaitán para a cabeça de Lima, que estava ligeiramente adiantado (de referir que aquele mesmo fiscal-de-linha nos invalidou dois lances em que os nossos avançados ficavam isolados por foras-de-jogo inexistentes). Quando se esperava que, depois do susto inicial, pudéssemos ir para a frente do marcador e construir uma vantagem sólida, aconteceu precisamente o contrário: mais um frango do Artur, desta feita a um remate longíssimo da área, coloca os de Olhão mais uma vez na frente aos 31’. O que vale é que nós temos o Matic (por enquanto…) e um petardo dele fora da área voltou a empatar a partida seis minutos depois.

A 2ª parte não poderia ter começado melhor: logo aos 47’, o (entretanto entrado) Sulejmani fez o 2-3 com um remate de trivela depois de uma boa abertura do Gaitán. Novamente pensei que tentássemos construir um resultado mais dilatado, mas a equipa deu quase sempre mostras de estar confortável com a vantagem mínima. Isto irritou-me sobremaneira, porque ficamos sempre sujeitos a uma bola parada. Aos 62’, o Artur lesiona-se e é substituído aos 69’ pelo Oblak (razão pela qual o Sr. Vasco Santos deu 10’ de compensação). Como entretanto também já tinha entrado o Ola John, ficámos sem mais substituições para fazer, o que ainda com algum tempo para jogar não deixa sempre de me criar apreensão. Até final, tivemos mais uma boa oportunidade pelo Garay e efectivamente não deixámos o Olhanense criar lances de perigo.

Pelo golo que marcou e por ter empurrado a equipa para a frente, o destaque via obviamente para o Matic. Boa exibição igualmente do Gaitán e do Garay. O Sulejmani foi decisivo, mas depois de ter marcado o golo não esteve nada feliz no resto do tempo. Não achei que o Ivan Cavaleiro tivesse estado assim tão mal na 1ª parte, bem como o Rodrigo, que foi substituído pouco depois do intervalo. É sempre bom que o Lima vá marcando golos, para ter mais confiança. Quanto à baliza, já chega de frangos do Artur! Espero que se aproveite esta oportunidade para tirarmos dúvidas sobre a real valia do Oblak, mas pareceu-me seguro nas primeiras intervenções.

O que vai contar para o futuro (e ainda bem que assim é) é o resultado e, só por isso, este jogo valeu a pena. Mas continuamos a produzir muito pouco e a fazer exibições sofríveis. Desde que vamos ganhando, eu não tenho problemas com isso.

P.S. - Ah, e outra coisa, caso se venda o Matic em Janeiro ficamos seriamente lixados.

Sem comentários: