origem

terça-feira, janeiro 22, 2013

Importante

Vencemos o Moreirense em Moreira de Cónegos (2-0) e fechamos a 1ª volta na liderança do campeonato com apenas três empates cedidos. A uma semana de ir a Braga, era fundamental uma vitória no campo de uma equipa que, pelo que mostrou nos três jogos que fez connosco, sinceramente não percebo como é que está na última posição.

Não entrámos nada bem e logo aos 13 segundos(!) sofremos uma bola no poste pelo Ghilas. Reagimos e tivemos oportunidades para marcar em remates do Lima e Cardozo, uma cabeçada desastrada do Luisão quando estava em óptima posição, e uma grande jogada do Gaitán já perto do intervalo em que passou a bola em vez de rematar à baliza, mas mesmo assim o Salvio em esforço ainda acertou no poste quase sem ângulo. Apesar disto, fizemos uma 1ª parte abaixo daquilo que podemos e sabemos.

Ao invés, entrámos fortes na 2ª e o mesmo Gaitán poderia ter inaugurado o marcador ainda no primeiro minuto. Chegámos a marcar pelo Matic, numa recarga a cabeceamento do Cardozo, mas estava em claro fora-de-jogo. Estávamos em crescendo e, aos 49’, o Salvio aproveitou muito bem uma perda de bola do adversário no meio-campo para correr até à área e rematar cruzado para o 0-1. Finalmente conseguíamos inaugurar o marcador e a ansiedade em que estava começou a desaparecer. O Moreirense lutava, mas não era capaz de nos criar perigo e acabámos com a partida aos 71’ numa óptima abertura do Ola John, entretanto entrado, para o Lima picar sobre o guarda-redes aquando da sua saída. Até final, o Matic conseguiu controlar-se para não levar um amarelo que o impediria de jogar em Braga e ainda atirou ao poste na última jogada do encontro.

Em termos individuais, o Salvio foi o melhor em campo. Não só marcou o primeiro golo, como foram dele as acelerações mais perigosas do nosso ataque e ainda se fartou de defender. O Lima fez um jogo muito esforçado e também marcou um excelente golo. A defesa esteve sempre muito segura, com o Luisão a cortar inúmeras bolas de cabeça em lances de bola parada. A rever as reposições de bola do Artur, porque falha 50% delas. O Cardozo está numa fase de menor fulgor e ainda não marcou para o campeonato em 2013 (três jogos). O Matic também teve uma exibição menos conseguida, mas como disse o Jesus no final pode ser da acumulação de jogos.

Para a semana, temos um jogo que pode ser decisivo na atribuição do título. É imperioso quebrarmos a malapata em Braga (desde o Quique que não ganhamos…) e sairmos de lá com uma vitória. Temos obrigação de ir preparados para as faltas de luz, as proençadas e outros factores estranhos muito habituais para aqueles lados nos últimos anos.

P.S. – De realçar o esforço do Salvio na flash interview para dizer algumas palavras em português, com apenas dois anos de casa, algo que o Maxi e o Cardozo, ambos com seis anos(!) de Benfica, não fazem: falam sempre na “cancha” e na “pelota”. Haveria de ser em Inglaterra ou Itália…

P.P.S. – Claro está que o Sr. João Capela não viu um penalty do tamanho do mundo, quando estava 0-1, por mão na bola. O jogador do Moreirense estica completamente o braço quando se faz ao lance! Deve ser da escola do Alex Sandro…

1 comentário:

Unknown disse...

Acho que é mais o João "roubo de" Capela que é da escola do Pedro "dentinhos" Proença que o jogador do Moreirense da escola do Alex "mão" Sandro.