origem

domingo, setembro 11, 2011

Mediano

Vencemos o V. Guimarães por 2-1 em mais um jogo em que tivemos que sofrer até final. Já era tempo de os jogadores do Benfica darem um bocado de descanso ao coração dos sócios e adeptos, e resolverem as partidas mais cedo. Este jogo vai dar paleio para o resto da época, porque o Sr. Duarte Gomes assinalou três penalties a nosso favor e ainda por cima em apenas 12’.

Não entrámos bem na partida e sentimos muito a falta do Aimar, que esteve no banco provavelmente a ser poupado para o Manchester na 4ª feira. Não tínhamos ninguém no meio-campo para pegar no jogo, já que os potenciais substitutos (Gaitán e Bruno César) estavam nas alas e o Witsel provou que não é um 10, o que me leva a questionar a opção de dispensar o Carlos Martins, que era o único do plantel que poderia substituir El Mago. Estava tudo mais ou menos morno, quando um defesa do V. Guimarães resolveu atropelar o Saviola. Penalty convertido em jeito pelo Cardozo, rasteiro para o lado esquerdo do guarda-redes, que nos colocou na frente aos 32’. Um minuto depois, novo penalty por braço na bola, mas desta vez o Cardozo acertou na quina da barra. A repetição na TV não é elucidativa, mas o braço do jogador está nitidamente aberto, embora pareça que a bola lhe bate na barriga. E em cima do intervalo, o terceiro penalty novamente por braço na bola, com o Cardozo a marcar exactamente como o primeiro e a fazer o 2-0. O jogador do Guimarães levanta ambos os braços quando tenta interceptar um remate do Saviola, mas mais uma vez a repetição na TV não esclarece se a bola tocou num deles antes de lhe bater na cabeça. Há que referir que, ainda antes do primeiro golo, há um penalty nítido que ficou por marcar por mão da bola do Alex depois de um centro do Emerson.

Na 2ª parte, alguns jogadores começaram a acusar o esforço dos jogos e viagens pelas selecções, mas mesmo assim tivemos dois falhanços inacreditáveis pelo Saviola e Garay. Ambos de cabeça, só com a baliza pela frente, atiraram por cima! Então, o lance do Saviola é dos mais incríveis que alguma vez vi, porque ele estava quase em cima da linha de golo. Não matámos o jogo e permitimos a redução do marcador aos 63’, num lance em que o Garay foi muito mal batido e o Artur também não está isento de culpas. Trememos um bocado, concedemos alguns livres por faltas perfeitamente idiotas nos últimos cinco minutos (um situação a rever, porque com outra equipa melhor sofreríamos um golo de certeza), mas conseguimos manter a vitória.

Em termos individuais, o Cardozo marcou dois golos de penalty, falhou um, e na 2ª parte ganhou a maior parte dos lances de cabeça. Mas estava nitidamente cansado por causa das selecções na parte final da partida, o que lhe valeu alguns assobios dos iluminados que continuam a achar que 105 golos em pouco mais de quatro épocas é irrelevante. O Javi García esteve bem na 1ª parte, mas menos vistoso na 2ª e o Emerson realizou alguns cortes providenciais. O resto da equipa esteve a um nível médio-baixo, com o Witsel a passar muito ao lado do jogo, provavelmente também ele reflexo da selecção.

É essencial que não percamos mais pontos até à visita a casa do CRAC daqui a duas jornadas e, por isso, este encontro era tão importante. Como voltamos a jogar em casa para a semana, frente à Académica, é de esperar a continuação desta senda vitoriosa. Mas, antes disso, teremos na 4ª um jogo a não perder frente ao vice-campeão europeu. O Manchester United visitará a Luz e espera-se uma grande noite europeia.

P.S. – Eu gosto imenso do Cardozo, mas ficaria mais descansado se não fosse ele a marcar os penalties. Não parece nada confiante e está a batê-los em jeito, ou seja, se o guarda-redes acertar o lado a probabilidade de os defender é grande. Felizmente que isso hoje não aconteceu, mas esta insistência nele para os penalties é mais uma das teimosias do Jesus. Especialmente, estando o Saviola em campo.

4 comentários:

Berrante De Encarnado disse...

Jogo fraquinho do Benfica.

O primeiro e o segundo penaltis parecem-me claramente penalti.

Só uma pergunta, já não fazem o programa debate na BTV?

Cumprimentos

pv disse...

Que grande frango do Artur!!!
Quanto ao Cardozo, só enganou o gr 3x...

tma disse...

Na repetição do lance do 3º penálti, vê-se o músculo do braço esquerdo do N'Diaye a tremer, resultado do embate da bola e parece-me que, antes disso, toca ligeiramente na mão direita.
Por isso o penálti é bem assinalado :-)

Mas também tenho dúvidas no 2º

S.L.B. disse...

@Berrante De Encarnado: não temos indicações neste momento de que o programa seja para continuar. Mas nunca se sabe o dia de amanhã...

@PV: pois enganou, só que eu prefiro os penalties em que os guarda-redes acertam com o lado, mas mesmo assim não conseguem defender. Como o Cardozo marcava no início da sua carreira no Benfica.