origem

segunda-feira, abril 20, 2009

Até qu’enfim!

Vencemos em Setúbal (4-0) e pela segunda semana consecutiva realizámos uma boa exibição. No entanto, e à semelhança da jornada passada, o resultado não traduz o que se passou em campo, já que ficámo-nos a dever pelo menos outros tantos golos. Fizemos 30(!) remates e criámos bastantes oportunidades perante um V. Setúbal que só jogou até sofrer o 1º tento aos 26’.

Com o mesmo onze que tinha defrontado a Académica, exibimos uma dinâmica poucas vezes vista esta época. Se tivéssemos jogado sempre assim, estaríamos provavelmente na frente do campeonato. A dupla de meio-campo (Carlos Martins e Ruben Amorim) funcionou bastante bem e, se o primeiro por vezes faz alguns passes disparatados, isso é porque arrisca em jogar para a frente, o que é sempre de saudar. Gosto muito do Katsouranis, mas se ele se quer mesmo ir embora para o ano, se calhar é boa ideia ir experimentado outras soluções. O Reyes esteve endiabrado na direita, o Aimar partia da esquerda para o meio e os pontas-de-lança (Cardozo e Nuno Gomes) marcaram dois golos cada um. Perante isto, o que poderíamos pedir mais? A partida começou equilibrada, mas o Benfica demonstrou sempre vontade de procurar a baliza contrária. Fizemos alguns remates fora da área e aos 26’ um bom centro do Sidnei na direita permitiu ao Nuno Gomes fazer um movimento à ponta-de-lança e antecipar-se de cabeça aos defesas, inaugurando o marcador. Foi um excelente golo! Dois minutos depois, um livre do Carlos Martins encontrou o Cardozo na área e este fuzilou o guarda-redes. Uma pouco habitual jogada de contra-ataque no tempo de compensação da 1ª parte permitiu-nos aumentar o marcador novamente pelo paraguaio. Finalmente chegámos ao intervalo com o jogo ganho e com o resultado que eu gostaria sempre que acontecesse para ver uma 2ª parte perfeitamente descansado.

E foi isso que se passou. Só que com uma pequena nuance: aproveitámos a embalagem para tentar ampliar o marcador, o que não tem sido nada habitual este ano. Geralmente, pomo-nos a “controlar o jogo” com a vantagem mínima em vez de tentar ampliá-la e neste jogo fizemos isso com uma diferença de três golos. Infelizmente a pontaria na 2ª parte esteve bastante desafinada e só conseguimos marcar mais uma vez novamente pelo Nuno Gomes. Já se tinha dado a entrada do Di María para o lugar do Reyes (caiu de costas ainda na 1ª parte e o Quique resolveu não o forçar), que nos deu mais velocidade, fazendo-nos aproveitar melhor a pouca pedalada que os jogadores do V. Setúbal tinham. Como consequência disso, o Cardozo e o Nuno Gomes falharam pelo menos mais dois golos cada um, naquilo que poderia ter sido um resultado histórico.

Em termos individuais, há que destacar os dois pontas-de-lança. O Cardozo já tem 11 golos e é o 3º melhor marcador do campeonato. O Nuno Gomes, mesmo com as críticas que lhe têm sido feitas, já tem sete. São números nada desprezíveis para quem só tem sido titular nos últimos jogos. Gostei de todo o meio-campo do Benfica pelo dinamismo que imprimiu ao nosso jogo e só espero que estas exibições sejam para manter.

Como os rivais ganharam ambos (os “lagartos” deram a volta ao marcador em Guimarães nos últimos 10 minutos e o CRAC venceu em Coimbra), as distâncias mantêm-se. Resta-nos continuar a ganhar as nossas partidas e esperar escorregadelas alheias.

P.S. – É perfeitamente inacreditável o penalty que o Sr. Olegário Benquerença não marcou no Académica – CRAC por mão DESCARADA do Raul Meireles com o resultado ainda em 0-0. Aliás, este senhor é perito em não ver lances destes (relembre-se o Leixões – Benfica). No entanto, curiosamente no recente Hamburgo – Manchester City da Taça Uefa já foi capaz de ver um lance semelhante. O que só me pode levar a concluir que este senhor é um LADRÃO COBARDE. Deveria deixar JÁ de apitar jogos. Para bem do futebol e da nossa higiene visual.

2 comentários:

Rui disse...

Um jogo sem stress, sem o coração nas mãos, um jogo que posso caracterizar por ser um autêntico SPA.

Unknown disse...

Participa no blogue sondagensgloriosas.blogspot.com respondendo a questões pertinentes sobre o Glorioso Benfica e sugere perguntas para serem colocadas em sondagem.

A opinião de todos os Benfiquistas é fundamental.