origem

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Seis

Goleámos o Marítimo na Madeira por 6-0 e estamos provisoriamente no 1º lugar do campeonato (se o Leixões não ganhar em Guimarães, deixará de ser provisório). Confesso que estava mais confiante do que seria de esperar para este jogo por duas razões: primeiro, porque o Luisão, Nuno Gomes e Aimar estavam de regresso aos convocados; segundo, porque este ano temos tido a capacidade de nos superar nos jogos teoricamente mais difíceis (Taça Uefa à parte).

E o que é facto é que o Benfica entrou na partida com uma atitude radicalmente oposta à da 2ª feira passada. Tivemos duas excelentes oportunidades (Suazo e Ruben Amorim) até marcarmos o 1º golo, através de um penalty do Reyes (pontaria a mais, bola no poste, mas por uma vez tivemos sorte no ressalto...) aos 20’, lance do qual resultou a expulsão do Marcos, guarda-redes adversário, que derrubou um isolado Suazo (enorme inteligência do Katsouranis a marcar rapidamente o livre para desmarcar o hondurenho). A jogar contra 10 desde tão cedo era expectável que o Benfica tornasse a partida mais fácil, o que só veio a acontecer na 2ª parte. No período entre o 1º e o 2º golo (canto bem marcado, desvio do Katsouranis ao primeiro poste e cabeçada do Suazo ao segundo) não gostei do nosso jogo. Muito lentos, a deixar correr o marfim, dando a aparência de estarmos satisfeitos com a vantagem mínima e sem procurar a baliza contrária. Não me importo nada que o Benfica faça a “gestão da vantagem”, mas de preferência quando estamos a ganhar por dois golos, sff. Com um golo de diferença, isso irrita-me profundamente, porque estamos sempre sujeitos a sofrer um num lance fortuito e depois queixamo-nos da injustiça.

A 2ª parte foi bastante melhor. A equipa soltou-se e finalmente notou-se a superioridade numérica. Por norma, eu só descanso aos 3-0 e vendo a arbitragem do Sr. Artur Soares Dias (já lá vamos...) mais ansioso fiquei pela marcação do 3º golo. Que surgiu aos 66’ pelo Luisão depois de outro livre bem marcado pelo Reyes. A resistência do Marítimo quebrou-se definitivamente e, até final, ainda deu para o Nuno Gomes (que substituiu o Aimar aos 81’) participar em três golos: desmarcando o Suazo para o 4-0 e marcando ele próprio os dois últimos. Gosto sempre bastante de ver o 21 a marcar, mesmo que seja quando o resultado já está feito. E, não sendo titular indiscutível, já tem mais golos que qualquer jogador do CRAC...

Com uma exibição muito boa em termos colectivos (se exceptuarmos os tais 20’ entre o 1º e 2º golo), é quase injusto individualizar, mas o Suazo e o Katsouranis foram os dois jogadores que mais se destacaram. O hondurenho marcou dois golos (e falhou pelo menos outros dois de baliza aberta...) e o grego participou activamente em três (1º, 2º e 5º). Gostei igualmente do regresso do Moreira à baliza e do facto de ele estar sempre atento às bolas lançadas em profundidade para a área (raramente deixa de sair quando tem de o fazer). O regresso do Luisão trouxe enorme estabilidade à nossa defesa e ele é indiscutivelmente um dos jogadores mais importantes da equipa. O David Luiz teve um excelente pormenor no cruzamento que fez para o 6-0, mas tem que ter cuidado com a forma como entra à bola, especialmente quando já tem um amarelo... O Reyes mantém um nível muito alto de jogo e continua a ser um jogador massacrado pelos adversários. O Ruben Amorim voltou às boas exibições e neste momento é um titular indiscutível do lado direito do meio-campo. Só o Aimar esteve algo longe daquilo que vale, mas tem a desculpa de vir de uma lesão. No entanto, nota-se que a equipa se movimenta melhor com ele em campo.

Para terminar, falemos noutra das figuras da partida: o Sr. Artur Soares Dias. Foi protagonista de uma arbitragem habilidosíssima à la Carlos Xistra. Pode parecer estranho falar dele num resultado do 6-0, mas a forma como conduziu a partida, especialmente na 2ª parte e até ao nosso 3º golo foi tudo menos inocente. Levámos sete(!) amarelos, dos quais só o do Luisão se justificou! Todos os outros seis entram directamente para o anedotário nacional, isto enquanto os jogadores do Marítimo distribuíam pau para toda a obra (o Reyes que o diga), aproveitavam para inadvertidamente pisar sempre um nosso jogador que estava no chão e acabaram o jogo com um(!) amarelo. Foi uma arbitragem escandalosa, que só acalmou com o golo do Luisão, porque com 3-0 convenhamos que era difícil fazer mais. A estratégia era clara: provocar um segundo amarelo a um jogador nosso, para equilibrar as coisas. Se sofrêssemos um golo, ficaríamos à rasca até final. Infelizmente para o Sr. Artur Soares Dias, o Luisão estragou-lhe os planos. Este jogo provou que o Benfica tem que ser mesmo MUITO melhor que o adversário, já que não poucas vezes este alinha com 14.

Para a semana, temos uma partida importantíssima para a Taça de Portugal. Vamos a Matosinhos e, como a continuidade na Uefa se afigura extremamente difícil (ganhar por 8-0 e esperar o empate no outro jogo seria um Natal antecipado), temos que concentrar todo o nosso esforço nas provas nacionais. E eu já tenho saudades de ir ao Jamor. E ainda mais de uma dobradinha...

10 comentários:

Rui disse...

Vamos dançar o bailinho da Madeira..!

Só não goste de ver o Vieira ao lado do Jardim... enfim!

Anónimo disse...

O resultado foi animador mas é preciso ter cabeça e concentração.
Notem que os 3 primeiros golos foram de lances de bola parada...só a partir daí tivemos tranquilidade para desiquilibrar e marcar de bola corrida.
Reyes para mim continua a ser um espectáculo de jogador que dá gosto ver nos nossos relvados!
Continuo a nao ser muito optimista, mas que temos todas as condições para triunfar isso é uma certeza!
Força Benfica!
PS - incrivel como os arbitros nao tentam sequer disfarçar o esforço q fazem para agradar aos padrinhos...

Anónimo disse...

Gostei de ver o teu puto no jornal do Benfica. Se com esta idade já aparece no nosso jornal tem tudo para ser um grande benfiquista.

Parabens ao Pai e pelo teu avô e pelo mais novo, rumo ao titulo.

Carrega Benfica

joemorales disse...

Épa, desculpa lá, mas o que é CRAC? Lol.

Eu sinceramente, até o amarelo do Luisão meto em dúvida, porque num ângulo parece que toca e com a outra câmara vê-se que nem lhe toca. O do Moreira e do R. Amorim são anedóticos. O que interessa é que conseguimos criar e concretizar, não se falhou como é habitual nos nossos avançados. Houve vários jogadores a fazerem uma boa exibição, mas gostei do velho Katsouranis, quando fica liberto, acontece mais com o Binya do que com o Yebda, para subir nas acções ofensivas é que me lembro da cultura táctica fantástica que ele tem, sem falar do jogo de cabeça que andava desaparecido. O Suazo é sem dúvida o melhor jogador do campeonato Português. ;-)

Venha a dobradinha que também tenho saudades...

Saudações Gloriosas.

S.L.B. disse...

CRAC são as iniciais de Clube Regional Assumidamente Corrupto.

Rui disse...

S.L.B. - Que dizes sobre o maior canal de televisão em Portugal? (BENFICA TV É CLARO) :-)

S.L.B. disse...

Caro Rui: digo que é com muita pena que não o tenho. Enquanto a MEO não resolver um problema técnico que não impeça as minhas gravações dos resumos dos jogos do Glorioso, não poderei mudar de fornecedor de TV.

Rui disse...

S.L.B.: Permite que te diga que é um canal 5 estrelas, e aposto que tu vais adorar conhecer o canal! :) Tem tudo a ver contigo, e com um qualquer verdadeiro benfiquista!

S.L.B. disse...

Rui: pedia-te o favor de me enviares o teu email. Thanks.

Anónimo disse...

A nova versão da Gloriosasfera apresenta mais de 150 blogs sobre o Glorioso Benfica listados por actualização e por ordem alfabética.
Foram ainda introduzidas diversas fontes de informação sobre o Benfica com actualização automática.

gloriosasfera.blogspot.com

porque os blogs sobre o Benfica são um património Glorioso.

Viva o Benfica