origem

terça-feira, janeiro 16, 2007

Suado

Ganhámos em Coimbra por 2-0, num jogo que deveria ter sido mais fácil do que foi, já que marcámos logo aos 2’. No entanto, e principalmente na 1ª parte, demos muito espaço à Académica e acabámos por ter alguma sorte em não ter sofrido nenhum golo durante todo o jogo. Apesar disto, a nossa vitória é mais do que justa.

O Rui Costa ficou no banco dado que ainda não tem o ritmo necessário, pelo que jogámos com a equipa habitual. Os dois gregos e o Petit no meio-campo e o Simão, Miccoli e Nuno Gomes na frente, numa táctica de 4-3-3 e não do famoso losango, que parece estarmos a abandonar com a perspectiva do regresso do maestro. Por este motivo, tanto o Nuno Gomes como o Miccoli ficavam a fechar o lado direito do ataque. Não poderíamos ter tido melhor começo, com o golo do Ricardo Rocha (já vai em três!) na sequência de um livre estudado, com um passe do Petit para o centro do Simão, a cabeçada do Luisão que o guarda-redes defendeu e o golo na recarga. Viu-se depois na repetição que o Rocha estava fora-de-jogo, mas o lance é muito rápido e, como ele recua para uma posição legal depois da cabeçada do Luisão, é natural que o fiscal-de-linha tenha sido iludido. No entanto, compensou bem ao anular dois golos ao Katsouranis ainda 1ª parte. Se no primeiro ele estava ligeiramente adiantado, o segundo é escandaloso. O passe do Nuno Gomes é claramente para trás e é preciso muita incompetência (ou talvez visão a mais…) para assinalar fora-de-jogo. O erro que foi a validação do nosso golo foi mais do que compensado.

O jogo estava a ser bom, com a Académica a chegar com relativa facilidade à nossa área e também a criar perigo. Aliás, durante o primeiro período, o Quim acabou por fazer mais defesas do que o Pedro Roma. Vimos uma bola bater no poste (na sequência de uma má intervenção do Quim para a frente) e o Rocha a salvar a respectiva recarga sobre a linha, mas também tivemos uma, com o Nuno Gomes a acertar em cheio na barra com um remate de pé esquerdo. No entanto, raramente conseguimos controlar a bola. É uma situação incompreensível, porque estávamos em vantagem e deveríamos ter obrigado os adversários a correr atrás dela. Além disso, temos óptimos jogadores para o contra-ataque, mas para isso não podemos oferecer constantemente a bola à equipa contrária.

Na segunda parte, melhorámos bastante e a prova disso é que a Académica só criou perigo nos últimos minutos e exclusivamente através de bolas paradas. Tivemos várias oportunidades para matar o jogo e, ou por aselhice ou porque o Pedro Roma defendia, não o conseguimos fazer até muito perto do final, lançando sempre dúvidas sobre o resultado. Já não seria a primeira vez que perderíamos pontos nos últimos minutos. Logo aos 53’ entrou o Manú para o lugar do apagado Miccoli, mas ao contrário do que fez no Dubai, hoje não esteve nada feliz. O nosso jogo atacante passava quase em exclusivo pelo Simão, que continua numa forma fantástica. O Nuno Gomes, curiosamente, subiu bastante de rendimento quando passou a actuar sozinho na frente de ataque e sucediam-se situações claras de remate para os nossos jogadores. A 15’ minutos do fim, entrou finalmente o maestro e saiu o Katsouranis. Estranhei, porque este defende melhor que o seu compatriota, mas o Fernando Santos optou por manter o Karagounis e ainda bem, porque foi dele a assistência decisiva para o Léo fazer o 2-0 aos 88’. Pouco antes, e em dois cantos, a Académica poderia ter feito o empate, mas as duas bolas foram interceptadas pela nossa defesa. E mesmo antes do nosso segundo golo, há um lance de contra-ataque em que o Nélson só tem um defesa pela frente e o Rui Costa ao lado (completamente isolado!), mas não lhe dá a bola e perde-se numa jogada individual. Se eu mandasse no Benfica, era motivo para castigo, porque o egoísmo dele poderia ter resultado bem caro, caso a Académica tivesse empatado. Não é admissível que, numa situação daquelas, o jogador não endosse a bola ao companheiro melhor colocado.

Individualmente, destacou-se outra vez o Simão que, não só a atacar como a ajudar a defesa, esteve em todo o lado. O Ricardo Rocha é outro em grande forma e finalmente descobriu a sua veia goleadora. O Quim também fez defesas importantes, mas houve lances em que não deveria ter aliviado para a sua frente. O Nuno Gomes não começou nada bem o jogo e teve um primeiro tempo muito sofrível, com excepção do remate à barra, mas melhorou no 2º. Os gregos evidenciaram-se cada um na sua parte: o Katsouranis na 1ª e o Karagounis na 2ª, mas este continua muito lento a libertar-se da bola. Toda a equipa esteve regular, mas há que prestar mais atenção à facilidade com que os adversários rematam à nossa baliza. Continuamos a dar muito espaço à entrada da nossa área.

Com o empate dos lagartos em Belém, estamos agora a um ponto deles e com o 2º lugar perfeitamente ao nosso alcance. O campeonato está infelizmente muito longe, mas se conseguirmos o segundo posto, ganharmos a Taça de Portugal e, porque não, a Taça Uefa, é óbvio que a época será positiva.

5 comentários:

Anónimo disse...

O Campeonato está difícil mas vamos lutar até ao fim. Se o Dourado não apitar pode ser que a coisa melhore.

Concordo em absoluto com o que dizes sobre o Nélson. Apesar do seu valor é desesperante vê-lo a perder bolas em sítios proibidos e naquela jogada de contra-ataque podia e devia ter dado a bola ao Rui Costa.

Um abraço Benfiquista do Norte

CORTO MALTESE disse...

Calma que ainda limpamos tudo. Taça, campeonato, Uefa e ainda metemos o Pintinho na choldra...

BP disse...

É lutar sempre!! 8 pontos´vão ser 2 no fim de fevereiro! os lags vao ganhar ao dragao e nos limpamo-los na luz!

Anónimo disse...

UM BOM RESULTADO
O Académica - Benfica marcou o recomeço dos encarnados na 1ª Liga, com uma boa vitória num terreno não muito fácil. No entanto, quando se marca um golo aos dois minutos, tem de se ter mais tranquilidade a defender e a pautar os tempos de jogo. Nota positiva para Petit, Simão, Leo e Quim. Nota zero para o inenarrável Nuno Gomes e Nélson (muito displicente, será que não aprende?)
Nota negativa para Manuel Machado, também! Como eu previ, queixa-se de um golo irregular (também me parece), mas esqueceu-se do golo de Katsouranis muito mal anulado. Como é habitual, este tipo de treinadores (sim, porque há mais...) não se importam que o seu clube seja prejudicado com outros, mas com o Benfica, pia mais fino!!!! É o que dá ser anti - benfica!
Maluco do Futebol

Anónimo disse...

Mas ganhamos!

Não percam o futebol como ele parece que é e não é....

http://sosiasdabola.blogspot.com