origem

quinta-feira, novembro 03, 2022

De sonho

Goleámos ontem o Maccabi Haifa em Israel por 6-1 e, como o PSG só ganhou por 2-1 em Turim frente à Juventus, conseguimos batê-lo nos golos fora e ficámos em 1º lugar do nosso grupo da Champions! Vou repetir, porque isto é difícil de acreditar: num grupo com PSG e Juventus, não só não perdemos nenhum jogo, como ficámos em 1º lugar! Nem nos nossos melhores sonhos antevemos uma destas.
 
Com o Enzo de fora por causa dos amarelos, entrou o Aursnes de início, como se esperava, tendo o David Neres regressado à titularidade. Perante um público muito ruidoso, a primeira oportunidade foi para os israelitas, com um remate ao lado depois de um lance em que o António Silva não teve a melhor das abordagens. Reagimos bem e, pouco depois, uma excelente jogada do Aursnes pela esquerda culminou numa assistência para um remate de primeira do Gonçalo Ramos ao poste! Continuámos a insistir e foi a vez de o Rafa colocar o guarda-redes Cohen à prova com um grande remate de fora da área. Na sequência desse canto, inaugurámos finamente o marcador aos 20’ numa bola bombeada pelo Bah para a cabeça do Otamendi, que assistiu o Gonçalo Ramos para fazer o 1-0 também de cabeça. Que grande golo! No entanto, não tivemos muito tempo para saborear esta vantagem, porque aos 26’ o mesmo Bah não colocou as mãos atrás das costas num centro para a área e a bola bateu nelas, tenho o VAR chamado a atenção do árbitro para o respectivo penalty. O Chery não deu hipóteses ao Vlachodimos. Por volta da meia-hora, o Schmidt surpreendeu toda a gente ao fazer uma dupla substituição, tirando o Ramos e o Aursnes e colocando o Musa e Chiquinho. Veio explicar no final que foram ambas por motivos físicos. Até ao intervalo, não conseguimos voltar a marcar, mas as notícias de Turim eram boas dado que a Juventus tinha conseguido empatar depois de estar a perder desde muito cedo.
 
Na 2ª parte, demos um autêntico festival! Os israelitas praticamente não chegaram à nossa baliza e nós recolocámo-nos em vantagem aos 59’ numa óptima cabeçada do Musa a corresponder a um não menos perfeito centro do Bah. Dez minutos depois, acabámos com as dúvidas acerca da vitória ao fazer o 3-1 num livre superiormente executado pelo Grimaldo. Todavia, na mesma altura o PSG recolocava-se em vantagem (2-1) e, para ficarmos em 1º lugar, teríamos de marcar mais três golos. O que, com 20’ para jogar, parecei quase uma missão impossível. Naturalmente que eu estava com mais esperança num golo da Juventus que igualasse a partida e nem pensava muito nestes três golos. No entanto, os jogadores do Benfica tinham outras ideias e decidiram tomar as rédeas daquilo que efectivamente dependia de nós: aos 73’, o David Neres, que até então estava a passar completamente ao lado do jogo, tem uma jogada bestial e faz uma assistência fabulosa que coloca o Rafa na cara do guarda-redes, tendo este desviado subtilmente para fazer o 4-1. Aos 82’, o Schmidt colocou o Henrique Araújo e o Diogo Gonçalves para o Rafa e Neres descansarem, e não houve quem não pensasse que o resultado estava feito. Só que o Benfica do Schmidt tem uma atitude competitiva que não pode deixar de nos orgulhar! O Diogo Gonçalves rematou rasteiro de fora da área ao poste e, na sequência da jogada, o Bah desmarcou muito bem o Henrique Araújo na área e este fez o 5-1 aos 88’. Faltava só um golo e os últimos minutos foram muito stressantes! Ainda houve um livre lateral do Grimaldo que o guarda-redes defendeu, mas já depois da hora o João Mário num óptimo remate de fora da área fez o 6-1 que nos deu o 1º lugar do grupo! Foi o delírio!
 
Num jogo como este, que até os não-habituais titulares estiveram muito bem (o Chiquinho terá feito o melhor jogo com a camisola do Benfica), seria injusto destacar alguém. Seis golos de seis jogadores diferentes dizem bem da atitude de toda a equipa. Se pensarmos que, não há muito tempo, estivemos uma série de jogos sem ganhar fora para a Champions, a campanha desta temporada parece um autêntico sonho. Veremos o que nos reserva o sorteio da próxima 2ª feira, mas um Club Brugge seria muito bem-vindo...!

1 comentário:

joão carlos disse...

Excelente o nosso aproveitamento das oportunidades criadas das nove que tivemos, seis foram concretizadas dois terços delas a que se soma mais as duas bolas no poste e apenas existiu mais outra que foi defendida pelo guarda redes adversário.
Neste jogo mostrou mais uma vez a capacidade que a equipa tem de rodar a bola ao primeiro toque e em velocidade ao contrario do que aconteceu anos atras de anos, com vários treinadores, em que a circulação era tão lenta que os nossos jogadores acabavam por adormecer e jogar de forma displicente que nos faziam ter perdas de bola ridículas que ou acabavam por nos penalizar ou então por dar moral e motivar os adversários de que desse modo passavam a acreditar que podiam fazer algo mais do que tinham feito até ai.
O que temos vistos é que por norma quem entra, mesmo que estando muito longe da qualidade dos titulares, porque o tem feito motivado e traz frescura à equipa numa altura em que os titulares já estão muito desgastados acaba por nessa altura conseguir até aumentar o ritmo do jogo pena que o treinador faça sempre as substituições tarde de mais porque invariavelmente a equipa melhora com elas.