origem

quarta-feira, fevereiro 09, 2022

Vitória

Vencemos em Tondela na passada 2ª feira (3-1) e mantivemos as distâncias de seis e 12 pontos para os dois primeiros, que já tinham ganho (a lagartada 2-0 em casa ao Famalicão e o CRAC pelo mesmo resultado em Arouca). Nos dias que correm, sendo tão raro, é sempre de salientar quando ganhamos e não jogamos terrivelmente mal, como foi o caso deste encontro.
 
O Nelson Veríssimo continua à pesca e voltou ao 4-4-2. O Darwin juntou-se ao Gonçalo Guedes na frente, com o Paulo Bernardo no lugar do João Mário (com covid-19) e o Lazaro na direita em vez do André Almeida. O jogo começou muito repartido com oportunidades para ambos os lados, com destaque para um falhanço do Darwin isolado pelo Gonçalo Guedes Ramos e para um golo bem anulado ao Tondela por fora-de-jogo. Aos 23’, na melhor jogada que fizemos desde há uma série de jogos para cá, inaugurámos o marcador através do Everton, depois de uma boa tabela com o Grimaldo. Logo a seguir, o mesmo Everton atirou à barra num grande remate de fora da área. Mas o segundo golo não tardou muito mais, porque aos 34’ o Darwin foi desmarcado na esquerda pelo Everton, flectiu para o meio e já dentro da quina da área marcou um golão! Golão, esse, que esteve à beira de repetir já perto do intervalo com um livre directo de fora da área, que embateu com estrondo no poste. Já no tempo de compensação, o Salvador Agra apareceu isolado frente ao Vlachodimos, mas foi importunado pelo Lazaro na altura do remate, que saiu ao lado. Ainda bem, porque nos livrámos de uma grande injustiça.
 
A 2ª parte começou praticamente com a dissipação de todas as dúvidas: aos 53’, o Gonçalo fez o 3-0 com um trabalho individual na área, numa jogada que teve novamente a participação do Everton. A equipa até estava a praticar um futebol razoável, mas, à semelhança de outros jogos, quando o Nelson Veríssimo resolveu mexer, estragou tudo. Por volta da hora de jogo, entrou o Diogo Gonçalves e saiu o Everton, e a nossa exibição começou em decrescendo. Pouco depois, o Tondela selou definitivamente o destino da partida com o segundo amarelo do Neto Borges. Poderíamos ter marcado pelo menos mais um golo, mas o Gonçalo Ramos teve um falhanço incrível de pé esquerdo, sozinho na área, depois de uma assistência do Darwin e esse foi praticamente o nosso último lance de perigo. A cerca de 15’ do fim, entraram o Meïté e o Taarabt, e então aí mais valia o Sr. João Pinheiro ter apitado logo para o final. Até porque isso teria impedido de passarmos pela vergonha de sofrer um golo num canto(!) contra 10 jogadores, algo que aconteceu pelo Eduardo Quaresma (ainda por cima, tinha de ser um lagarto...!) aos 88’.
 
O destaque vai inteirinho para o Everton, que esteve nos nossos três golos. Aliás, desde que o Jesus saiu que ele se modificou completamente, muito mais solto e confiante. O Darwin falhou um golo isolado, mas só não marcou dois porque o poste não deixou. Tenho-o elogiado muito, mas o Weigl não esteve nada feliz nesta partida, nomeadamente no capítulo do passe. O Paulo Bernardo também desaproveitou a oportunidade, o que é uma chatice, porque assim o Taarabt fica mais próximo de entrar... O Rafa também passou muito ao lado do jogo. O Gonçalo Ramos é um pouco trapalhão, mas lá marcou mais um golito (e deveria mesmo ter sido dois...).

4 comentários:

fvbd disse...

se conseguirmos manter para o ano esta linha de avançados, evertom, gonçalo, darwinm e rafa, de certeza que poderemos fazer um grande campeonato.

carlos disse...

errado: Darwin isolado pelo Gonçalo Guedes

S.L.B. disse...

Obrigado, Carlos! Já está corrigido. (E eu a dar-lhe com o Guedes...!)

joão carlos disse...

Quando se entra com atitude e vontade as coisas são totalmente diferentes.
Neste caso até sem sei o que é que influenciou mais a nossa baixa de rendimento se foram as substituições, sobretudo as segundas porque poderiam ter sido outras as opções, se foi termos ficado com mais um em campo é que a partir desse momento a atitude que até aí tinha sido muito boa desapareceu completamente e voltamos ao que tínhamos sido em jogos anteriores.
Mais uma vez nas bolas paradas, sobretudo cantos, somos um completo horror defensivamente somos patéticos ofensivamente uma completa nulidade sendo que isto não é um problema deste treinador, mas uma coisa que já vem do anterior, quer na parte defensiva quer na ofensiva, e que não vemos qualquer melhor com este treinador.