origem

terça-feira, março 02, 2021

Até qu’enfim!

Quatro jogos depois, voltámos a vencer ao derrotar o Rio Ave por 2-0 na Luz. Com o empate da lagartada em Mordor, estamos agora a 13 pontos deles e a três do CRAC, com o Braga a quatro. Depois de uma 1ª parte horrível, melhorámos na 2ª e acabámos por justificar a vitória.
 
Com o Otamendi castigado e o Vertonghen e Darwin lesionados, o Lucas Veríssimo, Jardel e Waldschmidt ocuparam os seus lugares. Na 1ª parte, jogámos 10’, tempo em que o Seferovic cabeceou fraco em boa posição e atirámos uma bola ao poste através do Everton. E foi isto. O resto do tempo foi ver o Rio Ave jogar e criar as melhores oportunidades, atirando igualmente uma bola ao poste pelo Gelson Dala e proporcionando ao Helton Leite um par de boas defesas. Quanto a nós, mostrámos pela enésima vez o conjunto de problemas que vimos relevando desde a temporada passada: a nossa incapacidade de acelerar o jogo, ser mais objectivo a atacar a baliza e deixarmo-nos de toques a mais na bola. Pode até dizer-se que, ao intervalo, o resultado era lisonjeiro para nós.
 
Na 2ª parte, felizmente tudo mudou. Controlámos muito melhor as investidas dos vila-condenses, acelerámos processos e começámos a criar mais situações de golo. O Waldschmidt teve um bom par delas, mas os remates não saíram bem, e uma oferta da defesa contrária colocou o Seferovic sozinho com o guarda-redes pela frente, mas deixou que este defendesse o seu remate. Até que aos 59’ marcámos finalmente, através do Seferovic, que aproveitou uma insistência do Everton para rematar em boa posição, mas não sem que a bola também fosse tocada por um defesa, o que a fez desviar a trajectória e desfeitear o Kieszek. Ainda tentaram que o VAR anulasse o golo, mas o suíço estava 7 cm em jogo e a mão que se viu numa repetição foi de um jogador do Nacional. O Jesus, que já estava a preparar substituições antes do golo, manteve a sua decisão e entraram o Pizzi e Chiquinho para os lugares do Waldschmidt e Taarabt. Se o alemão até estava a subir de rendimento, a saída do marroquino fez-nos melhorar ainda mais. O Rio Ave também fez substituições, tentou responder, mas não criou tanto perigo como no primeiro tempo. Um remate do Seferovic que o guarda-redes não segurou fez com que o Pizzi só tivesse que encostar, mas a sua recarga deve ter chegado ao terceiro anel...! Até que aos 78’ acabámos finamente com as dúvidas, com o 2-0 através do Pizzi, num remate frontal à figura, em que o Kieszek foi talvez traído com um ligeiro desvio da bola. De qualquer maneira, acho que poderia ter feito mais. Até final, ainda ficámos a dever-nos mais dois golos, com o Seferovic e Pizzi a terem outra vez falhanços em óptima posição.
 
Em termos individuais, voltei a gostar muito do Weigl, que está de pedra e cal no meio-campo. E pensar que estivemos a um pequeno passo de deitar fora um jogador destes...! Os marcadores dos golos merecem uma palavra por terem-no feito e duas por terem falhado outros dois lances cada um em excelente posição. O Diogo Gonçalves tem a confiança a subir fruto do golão frente ao Arsenal, o que é uma boa notícia. Ao invés, o Everton continua bastante fora dela, o que é má.
 
Objectivamente, o melhor que podemos alcançar é o 2º lugar e, neste sentido, foi bom recuperar dois pontos ao CRAC, mas vamos ter de levar com a lagartada campeã 19 anos depois. É pena só igualarem o seu lindo recorde e não o ultrapassarem, mas valha-nos o conforto de saber que só daqui a 19 é que teremos de os aturar novamente com o título.

1 comentário:

Anónimo disse...



http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2021/03/presidente-ja-os-enganamosoutra-vez.html