origem

terça-feira, fevereiro 19, 2019

Consistência

Vencemos ontem na Vila das Aves por 3-0 e mantivemos a distância de um ponto para o CRAC (2-0 ao V. Setúbal em casa), aumentando para quatro a nossa vantagem frente ao Braga (0-3 no WC). Treinado pelo inenarrável Inácio, o Aves melhorou substancialmente, o que tornava este jogo complicado, ainda por cima porque estava no meio da eliminatória europeia. Mas a nossa resposta foi muito boa e a vitória incontestável.

Com o regresso dos habituais titulares, não poderíamos ter tido melhor entrada na partida, pois inaugurámos o marcador logo aos 3’ através do Seferovic a corresponder muito bem a um centro do Samaris, que o colocou só com o guarda-redes pela frente e o suíço picou brilhantemente a bola sobre ele. O Aves estava aturdido e nós poderíamos ter aproveitado para dilatar a vantagem pouco depois, mas o Rafa não se conseguiu isolar depois de dominar a bola de peito e passou-a ao João Félix, que rematou torto quando estava descaído na direita. O mesmo Félix teve pouco depois um remate rasteiro, mas o Beunardeau defendeu para o lado, com o Seferovic a ver a sua recarga ser cortada por um defesa, tendo a bola ficado para o Grimaldo, que também rematou forte para novo corte de um defesa. Três oportunidades no mesmo lance! A partir dos 25’, o Aves equilibrou e criou perigo num livre na direita, que foi batido directamente para a baliza com o Vlachodimos a defender bem para canto. Curiosamente foi quando o Aves estava melhor no jogo, que fizemos o 0-2 aos 37’ através do Rafa, num excelente remate muito colocado de pé direito, já dentro da área, depois de partir os rins a um defesa.

Com a vantagem alargada, a 2ª parte tinha tudo para ser tranquila, assim nós marcássemos mais um golo. E tentámos fazê-lo logo desde o reinício, ao mesmo tempo que conseguimos controlar melhor as investidas atacantes do adversário. O João Félix com um grande remate de fora da área bem defendido pelo guarda-redes e uma boa combinação atacante entre o Rafa e o Seferovic estiveram quase a dar-nos o descanso merecido, mas foi o Ferro aos 59’ a fazer o 3-0: canto da direita e o nosso central a ser oportuno na recarga a um remate seu que ficou entalado num defesa. Logo na jogada a seguir, outra boa combinação atacante deixou o Pizzi só com o guarda-redes pela frente, mas o nº 21 picou a bola ligeiramente ao lado. O jogo estava de feição para permitir uma gestão do esforço e quiçá a estreia do Jota no campeonato, se não fosse o Ferro ter cometido um enorme erro aos 64’: agarrou o Derley quando este seguia isolado para a baliza e foi naturalmente expulso. Terá sido a inexperiência a tramar o nosso central, dado que teve tempo de fazer a falta quando o avançado brasileiro ainda não tinha passado por ele e aí só teria levado o amarelo. O Samaris recuou para central, mas adaptámo-nos bem a essa mudança e o Aves, apesar de ter dominado, não teve assim grandes oportunidades. O Bruno Lage aguardou para ver como a equipa reagia e só fez entrar o Gedson aos 78’, o que permitiu reassumir novamente o controlo do meio-campo, com a maior chance de golo a acontecer para nós, num remate rasteiro do João Félix que saiu a rasar o poste. Perto do final, o Jonas primeiro e o Zivkovic depois entraram para permitir (pouco) descanso ao Seferovic e ao mesmo Félix.

Em termos individuais, destaque para o Seferovic, que vai no sétimo jogo seguido a marcar para o campeonato, para o Rafa, que tem a mira bastante mais afinada do que em anos anteriores, e para o Samaris que, apesar do amarelo escusado, foi sempre muito regular no meio-campo. Mas toda a equipa se exibiu a um plano muito aceitável.

Era uma partida difícil e nós tivemos o condão de a tornar menos complicada. Gostei especialmente de ver a transformação da 1ª para a 2ª parte, com o Bruno Lage a explicar no final como a equipa percebeu o que estava a fazer mal, que permitiu ao Aves reequilibrar o jogo na segunda metade do primeiro tempo, e a corrigir isso ao intervalo. Estamos com confiança, a jogar bem e com os resultados naturalmente a aparecerem. Está a dar muito gozo ver este Benfica a jogar.

P.S. – Surgiu hoje a confirmação de que o Bruno Lage será o nosso treinador para as próximas quatro épocas e meia. Por princípio, não gosto de contratos de treinador muito longos, mas neste caso acho que é seguro abrir uma excepção. Sabendo todos nós, e o Bruno Lage obviamente também, que está sempre tudo dependente dos títulos. Mas jogar bem e bonito é um excelente princípio para tal.

Sem comentários: