origem

terça-feira, abril 03, 2018

Finalmente o 1º lugar!

Vencemos no sábado o V. Guimarães por 2-0 e, numa gloriosa jornada pascal com as derrotas da lagartada em Braga (0-1) e ontem do CRAC em Belém (0-2), assumimos o 1º lugar no campeonato com um ponto de vantagem para os assumidamente corruptos e seis para os do WC. A seis jornadas do fim, a maré virou a nosso favor e cabe-nos aproveitar essa situação com muita cabeça e bastante calma.

O jogo frente aos vimaranenses foi, tal como esperava, bastante complicado. O José Peseiro não é parvo nenhum e montou-nos uma teia defensiva (sem antijogo, louve-se) que foi muito difícil de superar. De tal forma, que as oportunidades escassearam na 1ª parte. Um mau alívio do guarda-redes Miguel Silva bateu no Rafa e passou rente ao poste, e uma cabeçada do Cervi muito ao lado, depois de uma boa combinação atacante, foram as nossas duas melhores oportunidades. Do outro lado, houve um golo bem anulado por fora-de-jogo na sequência de um livre para a nossa área. Até que, aos 44’, num canto a nosso favor, o João Aurélio esticou o braço e tocou na bola. O Sr. Carlos Xistra, depois de consultar o vídeo, assinalou penalty a nosso favor e o Jonas cobrou muitíssimo bem, com um remate a meia altura para o lado esquerdo da baliza. Não fazer a irritante paradinha dá quase sempre bons resultados...! Foi um golo caído do céu que fez com que fôssemos para intervalo mais descansados.

Na 2ª parte, eu esperava uma melhoria exibicional da nossa parte, por via da necessária subida em campo do V. Guimarães. Mas nem uma coisa nem outra aconteceram. Tivemos uma excelente oportunidade pouco depois do recomeço com uma óptima desmarcação do Grimaldo, que ficou cara-a-cara com o Miguel Silva, mas permitiu a mancha deste. O mesmo Grimaldo, com um remate fora da área, voltou a proporcionar boa intervenção ao guarda-redes. A única oportunidade do V. Guimarães foi num lance em que o fiscal-de-linha assinalou (mal) um fora-de-jogo, mas o Sr. Calos Xistra deixou correr o lance até o Bruno Varela defender e só depois o interrompeu. Ainda bem que houve a defesa, caso contrário o VAR validaria o golo! Entretanto começaram as substituições e o Jiménez voltou a ser decisivo: o Grimaldo ganhou a bola a meio-campo e lançou o Zivkovic num contra-ataque, este abriu na esquerda para o mexicano que, num cruzamento de letra(!), meteu a bola na cabeça do Jonas que fez desta forma o seu 33º golo no campeonato. Estávamos no minuto 78 e podíamos finalmente respirar de alívio. Até final, o Zivkovic deveria ter feito melhor num contra-ataque, mas o remate saiu ao lado e o Mattheus num livre fez com que o Varela tivesse que socar a bola.

Em termos individuais, óbvio destaque para o Jonas com o seu bis. Tem 10 golos de vantagem para o Bas Dost e não vai ser fácil perder o título de melhor marcador. O Rafa esteve menos interventivo do que em jogos anteriores, mas a melhoria continua a notar-se. Mais discreto na esquerda esteve o Cervi, com o Zivkovic mais activo no meio. O aspecto menos positivo do jogo foram os amarelos ao Fejsa e Jardel, que os deixaram tapados: se levarem contra o V. Setúbal, não jogam contra o CRAC.

Faltam seis finais e estamos finalmente em 1º lugar! Pouca gente acreditou nisto durante boa parte da época (eu incluído, obviamente), mas o que é certo é que com paciência, persistência, mentalização e acentuada melhoria exibicional desde Janeiro conseguimos chegar ao lugar mais desejado. Daqui para a frente é para manter o que se fez até agora: jogo a jogo, jornada a jornada. A próxima é em Setúbal, onde, convém recordar, perdemos no ano passado. Toda a concentração é fundamental rumo ao penta! FORÇA BENFICA!

P.S. – Já não é a primeira vez que acontece e é incompreensível: o Benfica anunciou lotação esgotada para este jogo e os números oficiais foram 56.402 espectadores. Ou seja, 9 mil(!) a menos do que a capacidade do estádio. Meus caros benfiquistas: o red pass é transmissível! Inclusive por telemóvel! Se não puderem ir, convidem alguém para o vosso lugar. É um desrespeito para com quem ir, e já não tem bilhete, não o fazerem.

Sem comentários: