origem

segunda-feira, março 19, 2018

Concentrados

Vencemos o Feirense em Santa Maria da Feira no sábado por 2-0, mas manteve-se tudo igual na frente porque os outros dois fizeram o mesmo resultado do que nós (o CRAC frente ao Boavista e a lagartada frente ao Rui Ave, ambos em casa). Na última deslocação ao Norte até final da época, o jogo previa-se muito difícil, e foi-o, mas felizmente não choveu durante o mesmo, o que acabou por não agravar ainda mais o estado do relvado, que estava em péssimas condições (especialmente nas pequenas-áreas).

Ao contrário dos três últimos jogos, entrámos muitíssimo bem na partida e mostrámos logo ao que íamos. Perante um adversário que se fechou muito, nunca desistimos de tentar abrir brechas na defesa contrária, mas na 1ª parte foram poucas as vezes em que o conseguimos. À passagem do quarto de hora, o Rafa, que voltou a ser dos melhores do Benfica, assistiu o Zivkovic, mas o remate deste de primeira não atingiu o alvo, quando estava em boa posição. Na única semi-oportunidade do Feirense, o João Silva rematou cruzado muito ao lado da baliza do Bruno Varela e pouco depois tivemos a melhor oportunidade do primeiro tempo quando o Pizzi desmarcou o Rafa que ganhou muito bem em velocidade, fintou o defesa e, sozinho perante o guarda-redes, atirou ao poste. Na parte final da 1ª parte, pressionámos imenso e o André Almeida tirou de cabeça um golo certo ao Jardel num pontapé de canto. A cinco minutos do intervalo, o Tiago Silva derrubou o Rafa e viu naturalmente o segundo amarelo mostrado pelo Sr. Miguel Mota.

Na 2ª parte, o Pizzi teve uma série de passes a rasgar para o flanco direito, que tiraram muito bem partido do facto de estarmos a jogar contra 10. Logo no reinício, um deles apanhou o André Almeida, que centrou atrasado para o Jonas rematar e um defesa interceptar outro golo certo. Como as coisas estavam, era necessário aumentar o poder de fogo na frente: aos 58’, o Jiménez substituiu o amarelado Grimaldo e apenas um minuto depois inaugurou o marcador. Numa jogada rápida, o mexicano abriu para o Jonas na direita, este desmarcou-o já para a área, o guarda-redes saiu e o defesa antecipou-se, mas o seu corte bateu no Jiménez, que acabou por ganhar o ressalto e de ângulo já difícil atirou para a baliza. Foi o delírio e uma enorme sensação de alívio! Depois do golo, desconcentrámo-nos um pouco e o Feirense lá conseguiu passar de meio-campo. Mas foi sol de pouca dura e o Jiménez atirou a nossa segunda bola ao poste na sequência de um cruzamento do Cervi, com o mesmo argentino a permitir a defesa do guarda-redes Secco na recarga. O Rafa teve uma enorme oportunidade ao isolar-se a meio do meio-campo, mas atrapalhou-se com a bola e permitiu o corte a um defesa à entrada da área. Estava difícil matarmos o jogo, mas lá o conseguimos aos 76’: contra-ataque muito rápido, com o Jiménez a isolar o Rafa ainda no nosso meio-campo, este correu até à baliza e, desta feita, contornou o guarda-redes para marcar um golo fácil. Pouco depois, foi o Jonas em boa posição a não conseguir assinar o ponto, atirando contra a cabeça do Secco. Ainda apanhámos um pequeno susto, com o Varela a sair extemporaneamente da baliza, mas com o avançado contrário a ficar sem ângulo para o remate. Até final, ainda deu para o Rafa falhar mais duas vezes só com o guarda-redes pela frente, tendo numa delas voltado a atirar a bola ao poste, e para o Feirense ficar com nove por expulsão directa do Briseño que ia partindo a perna ao André Almeida (foi um milagre não termos ficado sem ele até final da época).

 Em termos individuais, destaque óbvio para o Jiménez que, com um golo e uma assistência, é obviamente o homem do jogo. O Rafa também esteve muito bem, mas deveria ter feito cinco(!) golos em vez de apenas um. O Cervi na esquerda continua um mouro de trabalho e o Zivkovic subiu imenso na 2ª parte. Foi pena o Jonas não ter marcado nenhum golo, ainda por cima tendo mais do que uma oportunidade para tal. A defesa esteve globalmente bem, mas o Varela deu a sua casa já habitual perto do fim.

Foi uma vitória muito importante antes da última paragem do campeonato para as selecções. Demonstrámos muita concentração e muito comprometimento com o jogo, não dando qualquer veleidade ao Feirense. Caso mantenhamos este espírito até final, poderemos fazer história. Que assim seja!

Sem comentários: