origem

segunda-feira, dezembro 18, 2017

Retoma

Goleámos em Tondela (5-1) e demos uma excelente resposta à eliminação da Taça de Portugal a meio da semana. Depois da segunda desilusão da época, este jogo era fundamental não só por isso, mas também para chegar ao derby da próxima jornada em condições de alcançar a lagartada (que ganhou 2-0 ao Portimonense), que continua a três pontos (o CRAC só recebe hoje o Marítimo).

Só com a alteração do Lisandro no lugar do lesionado Luisão, a 1ª parte foi totalmente nossa, excepto nos minutos iniciais em que o Tondela teve a única ocasião de perigo, com um lance parecido com o segundo golo do Rio Ave na 4ª feira, mas desta feita felizmente com menos pontaria do avançado. Às costas do Fejsa, que limpava o meio-campo todo, o Krovinovic dava cartas e fez uma abertura fantástica para a direita, para o André Almeida acertar um centro para os pés do Pizzi, que rematou por entre as pernas do guarda-redes e inaugurou o marcador. Estávamos no minuto 17 e o melhor jogador da época passada finalmente regressava aos relvados, cinco meses depois do início da temporada. Praticamente não deixávamos o Tondela passar de meio-campo e fizemos o 0-2 aos 26’ numa boa jogada pela esquerda, com excelente centro do Grimaldo para a concretização de cabeça do Salvio, sem levantar os pés do chão. Em cima do intervalo, já em tempo de compensação, acabámos com o jogo ao fazer o 0-3 num bis do Pizzi, depois de uma combinação atacante brilhante, com uma assistência em chapéu do Salvio para o nº 21 rematar de primeira sem hipótese para o guarda-redes, Cláudio Ramos.

Com o jogo decidido, entrámos a dormir na 2ª parte e o Tondela encostou-nos no nosso meio-campo. O que valeu é que só durou 10’, mas mesmo assim por duas vezes o Bruno Varela teve de se aplicar para que o adversário não marcasse. Aos 60’, acabámos com as veleidades do Tondela ao marcar o quarto golo pelo Jonas, num canto estudado, em que o Grimaldo marcou rasteiro para a marca do penalty, com o brasileiro a não falhar. Já é a segunda vez esta época que marcamos um golo assim, depois de anos consecutivos a tentá-lo. Aleluia! Como o derby é já na próxima jornada e o Fejsa já tinha visto um amarelo, a meio da 2ª parte entrou o Samaris. Aos 76’, o Krovinovic fez um passe muito à queima para trás, o Jardel não tem pique por estes dias, e o Heliardo ficou isolado sobre a esquerda, rematou cruzado, o Varela ainda defendeu, mas a bola sobrou para o Tyler Boyd, que só teve que encostar. Sofrer um golo irrita-me sempre, ainda para mais num jogo destes e desta forma! No entanto, dois minutos depois, o Salvio fez nova abertura genial para o Pizzi, que assistiu o Jonas no centro da área para fazer o 1-5. Bis do brasileiro a alargar a sua vantagem nos melhores marcadores para cinco golos. Até final, ainda deu para o Rui Vitória poupar o André Almeida, que estava tapado por amarelos.

Como toda a equipa esteve muito bem, não é fácil fazer destaques individuais. O Jonas e o Pizzi merece-no, porque dois golos são sempre dois golos e, especialmente, no caso do português são os primeiros da época! Também gostei bastante do Lisandro, que é bom que esteja em forma, porque vai ser necessário nos próximos jogos perante a indisponibilidade do Luisão. O Fejsa tal como disse, foi grande no meio-campo e o Krovinovic torna-se cada vez mais influente. Um dos jogadores que (incompreensivelmente) tem muitos anticorpos entre os adeptos, o Salvio, foi igualmente dos melhores, com um golo e participação activa noutros dois. Tomar de ponta um jogador tetracampeão pelo Benfica é algo que nunca me deixará de espantar...! O Cervi na esquerda foi o lutador habitual e complementa-se muito bem com o Grimaldo.

Até final de 2017, seguem-se dois jogos da Taça da Liga que deveria ser a competição menos importante, mas com a vergonhosa participação na Champions e a eliminação inglória na Taça da Portugal passou a ser o segundo objectivo da época. Principalmente por isso, mas também porque o derby é já 3 de Janeiro e é preciso manter a confiança em alta, será fundamental atingirmos final four desta competição em Braga.

1 comentário:

Nau disse...

Imperioso, para já, ganhar a Taça da Liga. Depois o campeonato, para desespero de todos os inimigos.
Entretanto, não julguem Rui Vitória e os jogadores que, lá por terem dado 5-1 ao Tondela, já está tudo no papo. Toca a trabalhar e a jogar futebol «à Benfica» sempre com o pensamento de que estão no Glorioso.