origem

segunda-feira, março 20, 2017

Empate

Não conseguimos melhor que um 0-0 em Paços de Ferreira e, como aposto os meus dois braços em como o CRAC ganha amanhã ao V. Setúbal em casa, iremos recebê-los na Luz no 2º lugar a um ponto deles. Desde a 5ª jornada que estamos no 1º lugar, já os tivemos a seis pontos e, consubstanciada esta ultrapassagem, temo bem que o sonho do tetra se tenha começado a desmoronar hoje, porque o momentum está todo do outro lado

Este seria o início do post que eu estive quase para escrever ontem no final do nosso jogo. Estava absolutamente convencido que o CRAC, vindo de nove vitórias consecutivas para o campeonato, não desperdiçaria uma oportunidade flagrante destas para nos passar à frente. Mas só não escrevi logo ontem o post, pela mesma razão porque não comprei uma camisola deste ano (nota prévia: só compro as camisolas campeãs nacionais) que estava com 50% de desconto numa altura em que tínhamos seis e oito pontos de vantagem, pela mesma razão porque só a cinco minutos do fim, e com 3-0 a nosso favor, eu começo a achar que o jogo está resolvido, ou pela mesma razão porque não comprei os bilhetes para a final da Taça da Liga deste ano antes da meia-final com o Moreirense: não dou nada por adquirido até o árbitro apitar para o final dos jogos. Trocado por miúdos: superstição! As bruxas não existem, mas não vale a pena provocá-las…!

Tal como se esperava, a ida a Paços de Ferreira foi bastante complicada ou não tivesse esta equipa também tirado dois pontos ao CRAC. A reentrada na equipa do Nélson Semedo foi a única alteração em relação ao Belenenses e deveríamos ter-nos colocado em vantagem logo aos 9’, quando o Salvio falhou incrivelmente o desvio depois de um centro do Jonas na esquerda. Durante a 1ª parte, contam-se pelos dedos de uma mão (e sobram) as vezes que o Paços passou de meio-campo, mas nós nunca tivemos engenho e arte para conseguir criar grandes situações de perigo. Perante uma defesa muito fechada, mas nunca a fazer antijogo (louve-se isso), eram raras as vezes em que imprimíamos velocidade ao nosso futebol, a que não é alheio o facto de os extremos Salvio e Zivkovic serem dois dos nossos piores jogadores. A única vez que estivemos perto do golo foi numa bomba ao poste do Eliseu aos 26’.

Na 2ª parte, o Paços abriu-se um bocado mais, mas nós continuávamos muito pouco inspirados. Mesmo assim, ainda tivemos algumas ocasiões, com destaque para uma do Jonas em boa posição, mas em que o defesa cortou, outra do Luisão de cabeça num canto, mas tendo acertado mal na bola, e um centro-remate do Nélson Semedo que o guarda-redes Defendi desviou. O Paços também teve uma grande chance num livre do Welthon que o Ederson tocou para o poste. O Rui Vitória lá se decidiu fazer substituições e foi sem surpresa que melhorámos com as entradas do Cervi, Rafa (este um pouco menos) e Jiménez. Na parte final do jogo, o Pizzi teve um bom remate à entrada da área, mas a bola não saiu tão ao ângulo quanto se desejava e, mesmo no último lance do encontro, o Jonas atirou por cima de cabeça já na pequena-área na sequência de um livre. Foi a nossa melhor oportunidade, num lance em que há mãos nas costas do Jonas, mas em que eu acho que o Sr. João Pinheiro fez bem ao não assinalar nada. É a velha questão da intensidade e, aliás, o Jonas nem protestou.

Em termos individuais, o Samaris foi dos melhores, bem como os centrais Luisão e Lindelof. O Pizzi defendeu-se muitíssimo bem quanto aos amarelos e foi igualmente dos poucos clarividentes na equipa. Continuo sem perceber a ostracização ao Cervi, claramente o nosso melhor extremo. Viu-se bem o que a equipa melhorou com ele em campo e, além disso, o Salvio e o Zivkovic estiveram, como já referi, particularmente mal (na senda dos últimos jogos, acrescente-se). O Jonas continua ainda à procura da sua forma e passou muito ao lado do jogo, assim como o Mitroglou que não teve praticamente bolas à sua mercê. O Nélson Semedo desceu bastante na 2ª parte e foi pena que o Eliseu não tenha quebrado o seu jejum de golos (desde o Braga na Luz há dois anos que não marca) com aquela bomba ao poste.

Tivemos uma benesse com que ninguém contava (uma palavra para o V. Setúbal que não perdeu nenhum dos quatro jogos contra nós e o CRAC - gostava de saber qual, e quando, foi a última equipa a conseguir este feito), mas o facto de continuarmos na frente não nos pode fazer esquecer de algo fundamental: o caminho do tetra passa por ganharmos ao CRAC na Luz. Depois do que se passou neste fim-de-semana, com o seu empate nestas condições que é impossível não lhes abalar o moral, uma vitória nossa (para além de dilatar a vantagem pontual que nos salvaguarde de uma possível futura derrota) faria pender bastante a balança a nosso favor. Não a desperdicemos, por favor!

2 comentários:

Anónimo disse...

FACTOS:
Deixando de lado muitos outros APINTADORES,
bastará analisar o desempenho de TRÊS ÁRBITROS (???)
para se fazer a crónica de um campeonato anunciado,
como não podendo ser ganho pelo SLB.

LUIS FERREIRA
Foi ao Estádio da Luz
arrumar o SLB contra o BOAVISTA
com 3 golos 3 ilegais, do Boavista,
em 20 minutos, (deve ser máximo mundial)

Foi ao Estádio das Antas,
arrumar o Tondela, inventando um penalti azul,
perdoando duas expulsões azuis,
perdoando um penalti azul
e expulsando um tondelense
por ter sido agredido (!!!!!!!!!!!!!!!!)

Foi ao Nacional x Paços de Ferreira
não mostrar nenhum amarelo
a seis jogadores do Paços
em risco para o jogo com o SLB,
(eheheh, jogaram todos e todos ajudaram o PF a empatar)

JOÃO PINHEIRO
Setúbal x SLB
penalty não assinalado no último minuto
sobre Carrilho
e um outro por corte com as duas mãos
de um defesa setubalense
num remate de Mitroglu

Paços de Ferreira x SLB,
mais um penalti no último minuto sobr Jonas

MANUEL OLIVEIRA
SLB x Setúbal,
validou golo ilegal do Setúbal
e deu (1+4) minutos de tempo extra

FCP x Setúbal,
poupou a dupla de centrais do FCP
a amarelos que os colocava fora do jogo na Luz,
fez mais recuperações de bola a meio campo
que o Danilo
e deu (5+7) minutos de tempo extra
(façanha que o irradiado Calabote não ousou atingir)

Tudo isto INCLINOU a classificação
em muitos muitos pontos
deixando claro que estes três apintadores
sabem muito bem
onde fica o norte magnético

Se o FCP ganhar o campeonato
pode mandar fazer mais três faixas de campeão,
o que será da mais elementar justiça

CONCLUSÂO:
O SR FONTELAS
não pode doravante nomear estes três apintadores
para jogos do SLB e FCP
para se evitarem desequilíbrios desportivos
sob pena de se o não fizer
ser considerado também ele
colaborador nestas tropelias que inclinam campeonatos.

Luis Ferreira
esse é que não pode mesmo apintar nem azul nem vermelho.
Mas não pode mesmo.
Em qualquer liga civilizada
o slb x Boavista
e o fcp x Tondela
tinham-lhe arrumado a carreira.

Hoje aos olhos dos portugueses
está queimado e conotado com uma cor.
E o sr Fontelas sabe disso

Sr Fontelas não seja malhadiço

Telmo Luz disse...

Sinceramente, acho q o baque psicologico deles foi pior q o nosso. Pq eles n estavam mm a espera daquilo. Já davam como favas contadas.
Eu acredito(na verdade acredito sp) na vitoria do Benfica no dia 1 de abril, mas vamos ter realmente de jogar muito mais q temos jogado.E isso nem é por ser o porco. apenas pq para ganharmos, temos de ser melhores q temos sido.
Estas duas semanas(apesar da malta q vai para a seleção),será importante para recuperar índices a alguns, nomeadamente o Jonas, o Salvio ou mm o Zivko(N SEI SE ESTE FOI CONVOCADO PARA A SERVIA) e podermos atacar o q resta do campeonato com a força toda.

PS: E rezar para o Danilo, por "engano" n lesione o Pizzi num treino da seleção, pq já q como n teve o tão sonhado amarelo, eles podem tentar outra forma de o tirar do jogo