origem

segunda-feira, março 06, 2017

Difícil

Vencemos no sábado o Feirense em Santa Maria da Feira por 1-0 e mantivemos a distância de um ponto para o CRAC, que goleou o Nacional por 7-0. A lagartada resolveu festejar a reeleição do desequilibrado mental do seu presidente empatando em casa com o V. Guimarães (1-1) e está agora a 12 pontos de nós. É o que se chama um começo auspicioso de mandato!

Com o Jonas de volta, mas no banco, o Rui Vitória pôs o Rafa a fazer-lhe companhia, dando a titularidade ao Carrillo e colocando o Zivkovic nas costas do Mitroglou. Com o Nélson Semedo castigado, foi naturalmente o André Almeida a ocupar a lateral direita. Perante um adversário que subiu imenso de produção (e resultados) desde que trocou o José Mota pelo Nuno Manta Santos, a partida foi tremendamente complicada. Com o Pizzi sempre muito marcado e uma falta de inspiração gritante dos três homens no apoio ao Mitroglou, raramente conseguimos criar situações de perigo na 1ª parte. Só num contra-ataque de 3x1(!) que o Salvio estragou ao preferir rematar em vez de passar ao Mitroglou, que estava isolado, e numa cabeçada do grego, defendida pelo Vava Alves a dois tempos, é que estivemos perto do golo. Quanto ao Feirense, poderia ter logo aberto o marcador no primeiro minuto, num remate do grego Karamanos que foi desviado pelo Luisão e ia traindo o Ederson, e num falhanço escandaloso do Luís Machado quase na pequena-área. A três minutos do intervalo, um pouco caído do céu, chegámos ao golo: boa abertura do Carrillo e grande jogada do Pizzi já na área, a tirar um adversário do caminho e a enganar o guarda-redes, atirando para o lado contrário dele. Foi um golo na altura certa!

Na 2ª parte, com os espaços que o Feirense necessariamente criou, melhorámos o nosso nível exibicional. No entanto, e para não variar, o Ederson foi absolutamente decisivo na manutenção da vantagem ao sair de modo rapidíssimo aos pés de um adversário pouco depois do recomeço e, a vinte minutos do fim, ao defender com os pés (por instinto) um cabeceamento na pequena-área na sequência de um canto, num lance em que o Lindelof se deixou antecipar pelo adversário. Quanto a nós, tivemos um rol de oportunidades desperdiçadas, com destaque para duas do Mitroglou, com um remate já sem o guarda-redes na baliza, que foi interceptado por um defesa, depois de o Salvio ter ganho a bola ao guarda-redes, e um cabeceamento à vontade que saiu ao lado. Também o Salvio teve um falhanço clamoroso, ao atirar um lado depois de uma assistência do entretanto entrado Cervi, e o próprio Cervi viu um remate seu que ia na direcção da baliza ser cortado por um defesa. Como não acabámos com o jogo, ficámos sempre à mercê de um lance fortuito que o empatasse, mas felizmente isso não aconteceu.

O destaque terá de ir para o Pizzi por nos ter garantido os três pontos e para o Ederson por os ter mantido na nossa posse. Continuo sem perceber porque é que o Cervi é o último extremo na lista do Rui Vitória: a equipa melhorou a olhos vistos quando ele entrou em campo! O Nélson Semedo fez falta, apesar de o André Almeida ser de uma regularidade constante cada vez que joga. O Zivkovic já esteve em muito melhor forma do que agora, o Carrillo lutou bastante em termos defensivos e acabou por fazer a assistência para o golo, mas foi muito intermitente, e o Salvio foi o pior dos três.

Na próxima 4ª feira, iremos tentar a segunda qualificação seguida para os quartos-de-final da Champions. Por ser um dia muito especial para mim, por não ter visto isto ao vivo nesse dia e porque estamos a falar de um estádio com um ambiente mítico, estarei em Dortmund a gritar pelo Glorioso. Espero uma boa prenda, mas troco-a imediatamente pelo 36 em Maio...!

1 comentário:

SucintoBenfica disse...

Foi uma grande prova à nossa concentração e à nossa crença. Pena por vezes não encontrarmos argumentos para dominar e não dar hipóteses em encontros como este.
Juntamente com Dortmund é uma semana difícil, das mais difíceis.

É preciso refrescar a mente, mais que o corpo, apurar reflexos!

Saudações

http://sucinto-benfica.blogspot.ch