origem

quinta-feira, dezembro 15, 2016

Superioridade

Vencemos o Real Massamá por 3-0 na sua casa emprestada de Belém e qualificámo-nos para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Perante um adversário do terceiro escalão do futebol português, mas que está na frente do seu campeonato, fizemos uma 1ª parte para esquecer, mas melhorámos bastante na 2ª.

Em relação à lagartada, o Rui Vitória só manteve o Ederson (até porque o Júlio César está lesionado) e o André Almeida. Ou seja, havia outros nove jogadores que tinham uma óptima oportunidade para se afirmarem como opção. Mas tal não pareceu especialmente durante a 1ª parte. Esperava que tivessem aprendido alguma coisa com o susto com o 1º de Dezembro, mas os primeiros 45’ foram uma cópia ipsis verbis. Já se sabe que, quando o Carrillo está em campo, é como se estivéssemos com 10, mas o Danilo também fez um primeiro tempo de fugir. Só um remate do Zivkovic e uma cabeçada do Mitroglou é que criaram perigo, ao passo que o Real Massamá também teve um remate desviado pelo Lisandro que ia na direcção da baliza.

Na 2ª parte, o Rui Vitória achou por bem voltar a jogar com 11 e entrou o Gonçalo Guedes. A mudança foi da noite para o dia. Claro que, marcar logo aos 47’, ajudou a tranquilizar a equipa: canto do Zivkovic e cabeçada do Mitroglou ao primeiro poste. Depois do golo não abrandámos e tivemos algumas oportunidades para fazer o segundo, nomeadamente num remate do Guedes muito por cima quando estava em boa posição e noutro do Cervi, quando só tinha o guarda-redes pela frente. O Real Massamá teve um livre perigoso, mas o Ederson fez uma boa defesa. Até que aos 81’, fizemos finalmente o golo que dissipou todas as dúvidas, num penalty indiscutível sobre o Guedes muito bem concretizado pelo Mitroglou. Entretanto, já tinha entrado o Pizzi e entrou a seguir ao golo o Jiménez, que ainda foi a tempo de fazer o 0-3 aos 86’ num remate forte depois de tirar um defesa da frente.

Em termos individuais, destaque óbvio para o Gonçalo Guedes pelo que mexeu no jogo da nossa equipa. Bem sei que, entrando para o lugar do Carrillo, basta-lhe correr para ser imediatamente melhor, mas para além disso teve participação activa nos golos. O Cervi foi outro que se destacou enquanto esteve em campo e dos poucos que, na 1ª parte, tentou combater a marasmo geral. Regresso que se saúda é o do Jardel. O Zivkovic subiu imenso na 2ª parte, mas ainda não está de todo ao nível do Markovic quando chegou à Luz. O Danilo foi péssimo na 1ª parte e passou mais despercebido na 2ª. Quanto ao Carrillo, vamos entrar em período de Natal, espero sinceramente que não volte do Peru depois das férias. O problema não é tanto a nulidade que é, mas sim a falta de vontade que demonstra!

Já disse aqui várias vezes que adoro ir ao Jamor e, portanto, é com satisfação redobrada que assisto às nossas vitórias na Taça. Veremos o que nos reserva o sorteio dos quartos-de-final.

P.S. – Na passada 2ª feira, aconteceu o sorteio dos oitavos-de-final da Champions: eu preferia o Leicester, mas acabou por nos calhar o Dortmund, com a 1ª mão na Luz a 14 de Fevereiro e a 2ª na Alemanha a 8 de Março, uma data muito especial para mim. Por isso e porque aquele estádio é mítico para quem gosta de futebol, se tudo correr bem, lá estarei a apoiar o Glorioso.

Sem comentários: