origem

segunda-feira, dezembro 19, 2016

Complicadíssimo

Vencemos o Estoril na Amoreira por 1-0 e mantivemos a distância de quatro pontos para o CRAC, tendo agora a lagartada a oito de distância devido à magnífica vitória do Braga (que passou para 3º lugar a seis) no WC. A partida no Estoril foi das mais difíceis que tivemos este ano e, se a nossa vitória é justa, também devemos à sorte (e aselhice adversária) não termos empatado.

Com o Salvio lesionado, jogámos com Rafa e Cervi nas alas. Mas foi o Gonçalo Guedes a ter a primeira grande oportunidade do jogo, com um remate na atmosfera quando estava em óptima posição depois de um centro do Jiménez. O Luisão, na sequência de um canto, teve outro falhanço incrível quando cabeceou à vontade muito por cima. E o Jiménez obrigou o Moreira a uma grande defesa num pontapé fora da área. No entanto, o maior calafrio da 1ª parte surgiu na nossa baliza, com um cabeceamento ao poste depois de um livre, embora o jogador estivesse em fora-de-jogo (que não foi assinalado).

Ou melhorávamos muito na 2ª parte, ou as coisas tornar-se-iam muito negras. O que é certo é que depois do intervalo aumentámos o ritmo do jogo, embora não tivéssemos oportunidades flagrantes. Até que aos 60’, uma boa jogada do Cervi é cortada pelo braço de um defesa na sequência de um carrinho. O Jiménez, com toda aquela calma que me exaspera bastante(!), bateu para o lado esquerdo da baliza, com o Moreia a mal se mexer (estava à espera da bola para o meio, certamente). Estávamos a conseguir controlar o Estoril, até com outra chance de golo sem que o Guedes tenha conseguido chegar à bola, quando aos 68’ o Rui Vitória resolveu seguir aquela regra muito particular que diz que o primeiro a sair é sempre o Cervi! Entrou o Mitroglou para o seu lugar, quando o Guedes tinha levado uma pantufada e o próprio Rafa já estava a perder gás (além de que o argentino é muito mais generoso a defender do que aqueles dois). Consequência: perdemos completamente o controlo do meio-campo e o Estoril começou a criar bastante perigo! Valeu-nos, como já vem sendo habitual, São Ederson com três defesas fundamentais. Só 10’ depois, com o muito aguardado regresso do Jonas, é que a equipa voltou a estabilizar. O brasileiro é indiscutivelmente um jogador de eleição e, na dezena de minutos que esteve em campo, viu-se bem a diferença. Foram dele duas excelente ocasiões para marcar, com duas cabeçadas muito perigosas na sequência de dois cantos (uma a rasar o poste, a outra bem defendida pelo Moreira). Até final, uma recarga do Pizzi foi parar às mãos do Moreira e, já no período de descontos, o coração de todos nós parou quando num canto há um desvio ao primeiro poste e um jogador do Estoril completamente solto no segundo cabeceou ao lado com a baliza à sua mercê. Falhanço inacreditável!

Em termos individuais, destaco novamente o Ederson por ter sido o garante da nossa vitória. O Jiménez, como autor do golo da vitória, também merece uma palavra, assim como o Jonas por ter lançado um pouco de perfume sobre o nosso futebol em tão pouco tempo. A velocidade do Rafa causa sempre embaraços a qualquer defesa, mas tem que decidir melhor os lances. Voltei a gostar do Cervi e viu-se bem o que a equipa perdeu quando ele saiu. Ao invés, nota menos positiva para o Luisão (que, com duas escorregadelas a fazer lembrar o Marítimo, ia permitindo golos ao adversário), Gonçalo Guedes (muito batalhador como sempre, mas um pouco inconsequente) e Pizzi (muitas bolas perdidas a meio-campo e complicativo em demasia, especialmente na parte final do encontro).

Esteve longe de ser uma exibição memorável, mas conseguimos o mais importante. O regresso do Jonas faz-nos ter esperança que a qualidade do nosso futebol aumente, mas desde que continuemos a ganhar eu não me vou queixar nunca.

1 comentário:

Anónimo disse...

COMENTARIOS NA BLOGOSFERA VERDE:

“”Renato19 de dezembro de 2016 às 08:41
Ó Balakov, 2º mandato? Que deus nos livre. Ele investiu? Sem dúvida.Só no JJ foram 8 milhões, em jogadores vulgaríssimos upa upa;Correu com a Doyem e que vai custar uma fortuna ao Clube, abominou os Fundos e agora vai-se aliar à TraFfic Sports?...Onde nos leva BC? Espero que a seguir às próximas eleições que o vier substituir mande fazer uma sindicância ao seu mandato. Nem que seja para vermos se o Sporting ainda é dos sócios.

Andrade Lima19 de dezembro de 2016 às 10:08
Caro Balakov, claro que a principal responsabilidade é do BdC.
Quem é que escolheu JJ? Quem é que no ano passado prolongou o contrato e lhe paga 8 milhões ao ano? Quem é que diz que JJ é o treinador do projecto?
Quem é que com as constantes intervenções públicas transporta pressão para os jogadores?
Quem é que diz mal da Doyen e vai fazer um contrato com a Traffic?
Quem é que ainda não viu que as constantes guerras com o Benfica os torna mais fortes?
Depois da responsabilidade do BdC vem a responsabilidade de JJ. Quem é que disse na Polónia que os jogadores estavam ( só ) com o Legia na cabeça a 90%? Fiquei a saber que a derrota com o Braga se ficou a dever aos adeptos - puseram muita pressão nos jogadores!
Quem sei que NÃO é culpado sei eu. Somos nós, os adeptos!
Saudações Leoninas

Ricardo David19 de dezembro de 2016 às 07:49
sempre achei o JJ um treinador fabricado pelo colinho. até se criou o mito que ele potencia jogadores qd na pratica faz os seus patroes gastar milhoes em jogadores comprados a quilo. ainda assim, fez uma época brilhante no ano passado e seríamos este ano o campeão em titulo se nao fossem uma vez mais as manobras de bastidores. posto isto que dizer? JJ deveria sair? claro que sim, sao duas épocas seguidas escorraçados da Europa! mas não tenhamos ilusões, em Portugal ou limpamos a corrupção ou passamos nós a controlar os árbitros. é igual ao litro jogar bem ou não

JotaPê19 de dezembro de 2016 às 09:24
Entre Balakov e Álamo vou pelo ÁLAMO.
O Álamo está certo na análise. Jardim construiu uma equipa, e não teve o que deram ao JJ.
JJ é bluf. Ele ganhou no benfas porque teve lá grandes planteis.
Quanto ao sr Balakov defender assim tao cegamente o presidente do nosso clube não o
acompanho pois para presidente do nosso clube exige-se outro perfil. Um clube centenario nao pode ter um vendedor de ilusoes e popularuxo que fala em almofadas e enche a boca no benfas. Quero um presidente igual ao GRANDE JOAO ROCHA. NAO QUERO POPULARUXOS QUE SE INSTALAM PARA VIVEREM À CUSTA DO NOSSO AMADO CLUBE.
sr balakov espero que nao seja desses que fazem parte da entourage presidencial
mas atenção mesmo perdendo desistir nunca

Nogueira Quiterio19 de dezembro de 2016 às 09:46
Ao companheiro Balakov neste momento so digo o seguinte. Pode defender o BC mas eu como socio so tenho uma certeza. Nele nao voto. Ja me cansei. Banha da cobra so nas feiras e ja vai desaparecendo porque o povo ja tem os olhos abertos. Quero para o meu clube um presidente que dê ao clube e nao quem viva à custa do clube. Para peditorios de apoio para assalariados do clube nao dou. Basta.

Luís de Melo19 de dezembro de 2016 às 10:10
Caro Alamo a sua opinião não vale zero a sua opinião vale muito e deve continuar em defesa do clube. O que vale zero são as opiniões daqueles que defendem uma direção que ou muito me engano ou nos vai levar à ruína. Estou farto de demagogos. Viva o SCP

Anónimo19 de dezembro de 2016 às 10:33
O responsável por toda esta indignação e vexame tem um nome - o nome de quem contratou o treinador e lhe paga princepescamente!
Continuemos a cantar hossanas a quem está a transformar o Sporting Clube de Portugal numa carvoaria. Quando dermos conta, já ardeu quase tudo!
Do jogo de ontem nem vale a pena fazer qualquer comentário. Estou de nojo até 5ª feira. Até lá não quero ouvir falar de futebol.
SL
Jubas””