origem

segunda-feira, outubro 03, 2016

Goleada

Vencemos o Feirense na Luz por 4-0 e, com um sábado fantástico em que o V. Guimarães, depois de estar a perder com a lagartada por 0-3 aos 70’, conseguiu igualar a partida(!), estamos agora ainda mais isolados na frente com três pontos de vantagem sobre os rivais. O nosso resultado não espelha as dificuldades que tivemos, mas a vitória é incontestável.

Já se presumia, desde Nápoles, que o André Horta não pudesse jogar e assim passou o Pizzi para o meio, reentrando o Salvio na equipa. Regressaram também o Gonçalo Guedes e o Ederson, mas a maior novidade foi (felizmente!) a entrada do Luisão para o lugar do Lisandro. E que jogo fez o nosso capitão! O encontro não começou nada bem e o Feirense só não se colocou em vantagem logo aos 2’, porque um jogador seu conseguiu falhar isolado na pequena área o desvio a um cruzamento da esquerda. Pouco depois, foi uma boa jogada do Gonçalo Guedes que não deu golo do Mitroglou, porque a bola encontrou um defesa no seu caminho e, na recarga, o Pizzi rematou com força, mas outro defesa cortou quase sobre a linha. O Feirense não se remetia à defesa, mas verdade seja dita não criou muito perigo. Ao invés, o Salvio teve duas boas oportunidades, mas o Peçanha defendeu bem uma cabeçada e noutro lance (em que me pareceu que houve penalty sobre o Mitroglou), a bola sobra para o argentino que atirou em boa posição ao lado. Até que aos 35’, inaugurámos o marcador através de um autogolo do Luís Aurélio num corte muito defeituoso depois de um lançamento lateral do Salvio. Num lance caricato, mas chegámos finalmente à vantagem.

Na 2ª parte, o Feirense já não conseguiu exercer o mesmo tipo de pressão e, depois de um remate do Salvio ao lado, fizemos o 2-0 aos 61’ noutro lance atípico, em que um defesa tenta aliviar a bola, mas o mesmo Salvio estica-se todo e consegue cortá-la na direcção da baliza. Muita sorte, mas também muito mérito do argentino na sua acção defensiva. Pouco depois, voltávamos a jogar com 11, porque saiu a nulidade Carrillo e entrou o Cervi, e foi mesmo ele a fazer o 3-0 de cabeça(!) aos 70’ depois de um belo cruzamento do Nélson Semedo na direita. Para todas as equipas, à excepção dos lagartos, o terceiro golo significa a vitória, mas, já agora e só para variar, eu gostaria de não sofrer nenhum até final… O que esteve para acontecer não fosse uma defesa por instinto do Ederson. No último minuto de compensação, o entretanto entrado Zivkovic fez uma boa jogada e foi derrubado à entrada da área. O árbitro, sr. Luís Ferreira, estava com problemas em controlar a barreira, até que lá vai o grande Luisão meter ordem naquilo e o Grimaldo só teve que colocar brilhantemente a bola na baliza. Um golão! Ao invés de sofrer, marcar perto do fim é algo que faz com que saia do estádio contentíssimo!

Em termos individuais, há vários destaques a fazer: grande jogo do Salvio, especialmente a partir do seu golo, a fazer-nos salivar por (finalmente) um regresso à sua forma habitual; exibição também excelente do Nélson Semedo; e, last but not least, gostei imenso do regresso do capitão Luisão, que ganhou praticamente todos os lances de cabeça, comandou magnificamente a defesa e, para quem ainda tivesse dúvidas acerca da sua enorme mais-valia, basta ver o que fez no livre do quarto golo. Eu ia tendo uma apoplexia quando houve aquela história do Wolverhampton: basta nós olharmos para uma equipa mais a norte para vermos o que é que acontece quando se perde as referências no plantel. Ainda bem não se cometeu esse disparate e que o Luisão ficou! Voltei a gostar do Guedes (que, repito, não devia ter ficado do fora em Nápoles) e do Fejsa (mais isto não é novidade). Pelo contrário, o Carrillo precisa urgentemente de perceber que isto é o Benfica: jogadores como ele, que já vêm com o pecado original, têm que fazer o dobro dos outros para que nós nos esqueçamos da sua proveniência. Ora, este tipo nem 10% faz…! Ou muda rapidamente, ou, à semelhança do outro, começo a ver horários dos voos para o Peru…!

O Benfica anunciou lotação esgotada para este jogo, mas estiveram na Luz 58.637 espectadores. Era o jogo das Casas do Benfica e foi a partida com mais assistência da Liga até agora, mas mesmo assim eu não percebo onde é que estavam as restantes 5.000 pessoas… De qualquer maneira, uma assistência destas contra o Feirense é obra! Tricampeões, primeiro lugar e jogos às 16h é o que dá.

1 comentário:

SLB1958 disse...

As restantes 5000 são REDPASS que não compareceram pelas + diversas razões!!!