origem

domingo, agosto 14, 2016

Primeira

Vencemos em Tondela por 2-0 e pelo terceiro ano consecutivo começámos o campeonato a ganhar. Isto pode parecer irrelevante, mas dado que antes disso estivemos nove anos(!) sem triunfar na 1ª jornada não deixa de ser de assinalar. Foi uma partida bastante complicada em que só selámos a vitória no tempo de compensação.

Com o Jonas operado ao tornozelo, foi o Gonçalo Guedes que entrou para o seu lugar. O jogo principiou muito rápido, praticamente com parada-resposta e criámos duas oportunidades pelo Mitroglou e Luisão. Logo a seguir, só não ficámos a perder porque o cabeceamento do Hélder Tavares saiu ao lado com o Júlio César batido. A meio da 1ª parte, o Luisão começou com problemas físicos e teve de ser substituído pelo Lisandro. Perto da meia-hora assistimos àquele que será certamente o desarme do campeonato, com o Grimaldo a conseguir, por trás(!), cortar a bola ao Crislan, que estava isolado. O Tondela estava a conseguir equilibrar, mas chegámos à vantagem aos 39’ num óptimo cabeceamento do Lisandro depois de um livre bem marcado pelo Pizzi. Até ao intervalo ainda tivemos mais duas boas ocasiões pelo Grimaldo num livre e num remate do Cervi muito por cima, quando estava em boa posição.

Na 2ª parte não fomos tão dominadores como em boa parte da 1ª, mas mesmo assim tivemos algumas oportunidades: um remate do Gonçalo Guedes bem defendido, um cabeceamento do Grimaldo e um remate do Mitroglou que ressaltou num defesa. No entanto, o Tondela esteve muito perto de empatar com o Júlio César a defender com o pé um remate do isolado Crislan e num lançamento lateral para a área que por pouco não foi desviado para a nossa baliza. Já em tempo de compensação, num contra-ataque, o André Horta passou por três adversários e rematou com muita força para o meio da baliza, mas o guarda-redes felizmente atirou-se para a esquerda e a bola quase ia furando as redes.

Em termos individuais, o André Horta merece destaque porque foi o melhor na 1ª parte e, embora tenha descido na 2ª, marcou o segundo golo. No sentido contrário, o Gonçalo Guedes esteve muito discreto na 1ª e subiu exponencialmente na 2ª. O Pizzi só acertou o centro do primeiro golo, mas foi importante na manobra do meio-campo. A defesa revelou alguma intranquilidade, com o Nélson Semedo muito fraco e confesso que não sou nada fã do Lisandro (faz quase tudo sempre em esforço e às vezes é batido de forma infantil), apesar de ter marcado um bom golo. O Lindelof ainda não está em plena forma e o Grimaldo é bastante melhor ofensiva do que defensivamente (mas lá que fez o desarme do campeonato, lá isso fez). O Cervi voltou a fazer um jogo muito discreto (espero que o Braga não tenha sido a excepção à regra).

A exibição não foi a ideal, mas conseguimos o mais importante. Não nos podemos esquecer que temos muitos lesionados (para além do Luisão, o Júlio César também acabou o jogo tocado, veremos se recupera para a semana), alguns deles que foram essenciais na época passada. É natural que a equipa melhore nos próximos jogos e esperemos que assim seja.

Sem comentários: