origem

quarta-feira, dezembro 09, 2015

À espera do tubarão

Perdemos na Luz com o Atlético de Madrid (1-2) e ficámos em 2º lugar no grupo C da Liga dos Campeões. Dado que bastaria o empate para ficarmos em 1º, este resultado é algo decepcionante. Ficamos assim à mercê dos tubarões no sorteio dos oitavos-de-final da próxima 2ª feira.

O Rui Vitória resolveu apostar só no Jonas na frente, numa tentativa clara de jogar para o empate. Veio o nosso treinador dizer na conferência de imprensa final que o objectivo era ter “grande mobilidade na frente sem um jogador que fixasse os centrais”. Claro que isto é tudo muito bonito em teoria, mas a prática é uma chatice… As equipas entraram com receio uma da outra, mas enquanto o Atlético de Madrid dava trabalho ao Júlio César, o Oblak nem sequer tinha muitas oportunidades para ser assobiado, porque a bola mal lhe chegava. Os colchoneros ganharam vantagem aos 33’ com um golo do Saul Niguez, numa jogada rápida em que alguém do nosso meio-campo não acompanhou o adversário, que rematou sozinho perante o Júlio César, depois de um centro atrasado.

Na 2ª parte, entrou o Mitroglou para o lugar do apagado Gonçalo Guedes e logo no primeiro lance poderia ter feito a igualdade, mas o remate saiu ao lado. Aos 55’, o Atlético dá praticamente o golpe de misericórdia ao fazer o 0-2 pelo Vietto, num desvio subtil depois de um centro da esquerda. O Jonas saiu pouco depois para entrar o Jiménez e a equipa foi melhorando aos poucos muito baseada na táctica “dá a bola ao Renato Sanches e depois logo se vê”. E o que é certo é que o miúdo, depois de uma 1ª parte em que pareceu algo preso de movimentos, abriu o livro na 2ª e transportou a equipa para a frente praticamente sozinho. Reduzimos a diferença aos 75’ numa boa jogada do Jiménez e conclusão do Mitroglou depois de uma excelente rotação dentro da área. Tínhamos 15’ para conseguimos o desejado empate e podê-lo-íamos ter feito numa cabeçada do Jiménez que saiu a rasar o poste. Foi de longe o nosso melhor período e acho que merecíamos ter tido um pouco mais de sorte.

Em termos individuais, destaque para o Renato Sanches, que encheu o campo na 2ª parte. A continuar assim, vai ser complicado mantê-lo cá já no próximo ano… Grande jogo igualmente do Lisandro, muito concentrado e com bom sentido de antecipação. O Jardel e o Eliseu também estiveram bastante bem. Ao invés, o Gaitán e o Jonas não foram tão decisivos como habitualmente, se bem que o argentino tenha aparentado não estar na sua melhor condição física.

Com esta derrota, o panorama torna-se muito negro no sorteio dos oitavos-de-final. Ou nos calha um Wolfsburgo ou um Zenit, ou temo que se faça história pela negativa. Então se for o Barça ou o Bayern, isso será quase garantido…

1 comentário:

Rukka disse...

O chelsea vai empatar e o Kiev vai passar em primeiro.
O kiev vai depois calhar-nos a nós
....
vais ver