origem

domingo, novembro 22, 2015

Adeus à Taça

Perdemos no WC por 2-1 após prolongamento e fomos eliminados da Taça de Portugal logo na 4ª eliminatória. Quando (finalmente ao fim de quatro clássicos!) marcámos um golo, logo aos 6’ pelo Mitroglou, ainda pensei que a história poderia ser diferente. Mas uma saída extemporânea do Júlio César no período de compensação da 1ª parte, permitiu ao Adrien fazer o empate e a oito minutos do final do prolongamento o Slimani fez o resultado final numa recarga.

De uma certa maneira, pode dizer-se que estamos a melhorar nos derbies: a baliza adversária já não é um território desconhecido para nós e até obrigamos o adversário a ir a prolongamento para nos ganhar… Mas recordo-me que não há muito tempo (desde 2009, mais precisamente), em 14 jogos frente à lagartada, só perdemos… um! U-M! Agora, desde Junho deste ano, vamos em três jogos, três derrotas. TRÊS DERROTAS! Há mais de 60 anos que estes tristes não nos ganhavam três jogos consecutivos (e ainda poderá haver mais dois jogos até final da época). 60 anos! Estávamos habituados a recordes positivos, estamos agora numa fase de recordes negativos. Continuamos a fazer história, lá isso é certo…!

Outro aspecto preocupante é o descontrolo emocional dos jogadores do Benfica: o Samaris é expulso por palavras depois de 2-1, quando ainda havia 8’ para jogar, o Jonas rasteira um adversário sem bola em desforço também na parte final, não há rei nem roque na equipa e os jogadores parecem em roda livre. Se calhar, digo eu, dava jeito ter no banco alguém que os pusesse na ordem…

Tempos não muito distantes houve em que disputávamos as competições até final e, veja-se só, ganhávamos algumas delas. Até houve para aí uma época em que parece que ganhámos tudo em Portugal! Infelizmente, houve quem se tivesse fartado disso. É, de facto, muito maçador e monótono ganharmos sempre tudo… É que só pode ser essa a explicação para o erro histórico que foi cometido. Sim, estou a repetir-me e repetir-me-ei até à exaustão! Esta débâcle estava na cara desde Junho! Só não via (nem vê) quem não quer. Estamos no final de Novembro, a (na melhor das hipóteses) cinco pontos do 1º classificado (e já o tendo recebido na Luz) e fora da Taça de Portugal. Ah, é verdade, já me esquecia, ainda temos a Taça da Liga e, como estamos em 1º lugar no grupo da Champions, também devemos ser candidatos a ganhá-la, é isso? Pronto, ao menos isso: se ganharmos a Champions, darei 20 voltas de joelhos em redor do estádio.

Não darei para o peditório que se está a formar contra o Rui Vitória. Ele é o menos culpado de toda esta situação. Quando se passa dos karts directamente para a Fórmula 1, há inevitavelmente problemas. O homem é muito simpático, goleia sucessivamente nas conferências de imprensa, mas não sabe mais do que aquilo. A evolução da equipa desde Julho é medível através de passos de caracol. Mas a questão principal é que não foi ele quem pediu para vir para o Benfica. Alguém achou que ele era melhor treinador do que o que lá estava (caso contrário, não se trocaria, certo?). Ah, esperem aí, esta minha memória já não é o que era: estamos a “apostar nos jovens”, não é verdade? Então, pronto, o principal objectivo para esta época está a ser cumprido...!

P.S. – Jogámos muito pouco, mas a arbitragem do sr. Jorge Sousa não pode ser escamoteada. Para além de um critério enormemente caseiro, há um penalty descarado sobre o Luisão na parte final do prolongamento (no lance de que resultou infelizmente a fractura do braço do nosso capitão). Tinha ficado com essa impressão logo no estádio, porque foi mesmo à minha frente, e revisto na televisão, não há margem para dúvidas: o João Pereira empurra-o e rasteira-o para ele não chegar à bola. Para além disso, há uma agressão descarada do Slimani ao Samaris no reinício da 2ª parte. Foi uma arbitragem indiscutivelmente tendenciosa. Enfim, o habitual vindo de quem vem.

1 comentário:

Borrego das Cartas disse...

O jesus tinha que sair. Não há dinheiro para mordomias. Agora, a escolha de vitória deixa muito a desejar...