origem

segunda-feira, novembro 09, 2015

Enfadonho

Vencemos o Boavista por 2-0 e mantivemos as distâncias para os dois da frente. Se quisermos ser simpáticos, diríamos que cumprimos os serviços mínimos. Se formos realistas, teremos de dizer que, apesar de a vitória ser justíssima, jogámos muito pouco.

Em relação ao jogo frente aos turcos, reentrou o castigado Samaris para o lugar do André Almeida. Para o Boavista, à semelhança do ano passado, o relvado acaba na linha de meio-campo e, sem velocidade, era muito difícil ultrapassar a concentração de jogadores axadrezados. Por isso mesmo, foram raras as ocasiões de perigo que criámos na 1ª parte e o adversário esteve quase a conseguir o seu objectivo de levar o nulo para o intervalo. Felizmente, o Gaitán (sempre ele) inventou uma jogada na esquerda aos 39’, centrou atrasado e o Gonçalo Guedes no limite da área rematou de primeira sem hipóteses para o Mika.

Na 2ª parte, esperava-se um adiantamento do Boavista e mais espaços para nós desenvolvermos bom futebol. Adiantamento houve algum, bom futebol é que nem por isso. Mesmo assim, ainda atirámos três bolas ao poste (Jonas, Talisca e Jardel) e nunca tivemos a nossa baliza verdadeiramente em risco, exceptuando um mau atraso de cabeça do Samaris, que isolou um adversário, mas este fez um chapéu com tão pouca força que nem era preciso o Júlio César lá estar. No desenrolar da nossa terceira bola ao poste (cabeçada do Jardel), aquela sobrou para o (entretanto entrado) Carcela, que nos deu a tranquilidade aos 88’.

O melhor em campo foi de longe o Gonçalo Guedes. Desencravou a partida com o golo e foi dos poucos a tentar levar a equipa para a frente através de alguma velocidade. O Gaitán somou nova assistência e merece igualmente destaque. Quanto ao resto, foi tudo muito mediano, com o Talisca muito ao lado do jogo e o Jiménez a ver as coisas saírem-lhe invariavelmente mal.

Estes jogos a seguir à Champions são habitualmente complicados, mas o que é certo é que, mesmo perante equipas que não se percebe bem o que estão a fazer na I Liga, nós continuamos sem entusiasmar. Irá haver agora nova pausa para as selecções e depois iremos ao WC para a Taça de Portugal, numa das partidas mais importantes da época. Que melhoremos bastante até lá é o que espero (mas não tenho muita esperança que aconteça...).

P.S. – A lagartada anda com estrelinha. É, pelo menos, o terceiro jogo que ganha em cima dos 90’. Começo a ficar bastante preocupado com a regularidade desta vaca.

Sem comentários: