origem

segunda-feira, outubro 12, 2015

No Euro 2016

Vencemos a Dinamarca por 1-0 na passada 5ª feira e qualificámo-nos para o Campeonato da Europa de Futebol que vai decorrer em França no próximo Verão. Ao contrário do que tinha vindo a ser prática habitual, não precisámos de contas de última hora, nem de play offs para conseguirmos esse desiderato. E só por isso, esta fase de qualificação é memorável.

Apesar de precisar de ganhar, a Dinamarca veio a Braga fundamentalmente para não perder e, precisando Portugal de apenas um ponto, o jogo foi sem surpresa nenhuma bastante táctico. Houve uma bola ao poste para cada lado e finalmente aos 66’ o João Moutinho colocou-nos em vantagem com um inesperado golo. Inesperado por ter sido ele a marcar, bem entendido. Até final, conseguimos aguentar a pouca pressão contrária e selámos a qualificação com a sexta vitória consecutiva.

Ontem, fizemos na Sérvia o último jogo deste apuramento. O Fernando Santos dispensou alguns habituais titulares (entre os quais o C. Ronaldo) e confesso que não esperava muito desta partida. Mais eis que estamos com estrelinha de campeão e ganhámos por 2-1 em Belgrado. Entrámos muito bem com um golo logo aos 5’ numa recarga do Nani depois da única jogada de jeito que o Danny fez em todo o jogo. A Sérvia empatou já na 2ª parte, aos 65’, através do Tosic num centro atrasado para a área e remate frontal. Por esta altura, o adversário estava por cima de nós, mas o Fernando Santos colocou o João Moutinho em campo e aconteceu um milagre: marcou em dois jogos consecutivos! O Eliseu ganhou muito bem a bola, centrou atrasado e o Moutinho rematou em arco fora da área para fazer o resultado final. Uma palavra de destaque para a estreia absoluta do Nelson Semedo nas selecções nacionais (nunca tinha sido convocado para nenhuma delas!).

A sétima vitória consecutiva em fases de qualificação (um recorde absoluto) vai permitir-nos ser cabeças-de-série no sorteio do Euro, evitando assim apanhar alguns dos tubarões logo na fase de grupos. Foi uma qualificação brilhante com a curiosidade de todas as vitórias terem sido pela diferença mínima. Agora é aguardar e desejar que esta senda vitoriosa se prolongue por terras gaulesas.

Sem comentários: